307 - The Who - Quadrophenia

A segunda obra conceitual do The Who é, seguramente, superior à Tommy, musicalmente, já que o grupo estava no auge de sua técnica e com um dos espetáculos mais avassaladores do planeta. A história de um jovem mod com problemas de ordem psiquiátrica representa um período muito importante na vida do Who, entre 1964 e 1965, quando a banda ainda estava construindo um culto. Assim como Tommy, Quadrophenia virou filme e teve no então promissor Sting como grande destaque. Sem dúvida, um grande disco. E um grande filme.


Um jovem mod que sofria de problemas mentais e preso a uma vida medíocre em Londres entre 1964 e 1965 e que amava lambretas e tinha como ponto máximo as festas noturnas em que consumiam as anfetaminas que roubavam. Isso sem contar nas constantes e inevitáveis brigas com a gangue dos rockers.

Visto assim, Quadrophenia parece banal demais ou ingênua demais. E, em certo ponto, era sim. Pete Townshend mergulhou, mais uma vez, dentro de si e buscou em suas origens uma história em que a dor e a esperança se misturam de maneira dramática.

Após Who's Next, a banda mergulhou em outra maratona de shows e estúdios. Pete também havia embarcado em viagens pessoais e lançado seu primeiro disco-solo em outubro de 1972, Who Came First.

Aproveitando algumas canções não-utilizadas na época pelo Who e outras inéditas, Townshend teve uma estréia bem elogiada. Ele se lembra que alguns dos títulos foram sugeridos ao grupo. Roger Daltrey, no entanto, não quis cantá-los: "Pete, são grandes músicas, mas são pessoais demais e não poderia cantá-las". O jeito foi partir para seu primeiro álbum. Parte da vendas foram doadas à caridade.

O disco trazia as seguintes faixas:

Lado 1

1. "Pure & Easy" – 5:32
2. "Evolution" (Ronnie Lane, sung by Lane with Townshend on lead guitar) – 3:44
3. "Forever's No Time At All" (Billy Nicholls, Katie Mclnnerney) – 3:06
4. "Let's See Action" – 6:25

Lado 2

1. "Time Is Passing" – 3:27
2. "There's A Heartache Following Me" (Ray Baker, originally recorded by Jim Reeves, sung by Pete Townshend) – 3:23
3. "Sheraton Gibson" – 2:37
4. "Content" (Maud Kennedy/Pete Townshend) – 2:58
5. "Parvardigar" (based on a prayer by Meher Baba, arranged and sung by Pete Townshend) – 6:46

Antes de Who Came First, Pete já havia brindado os fãs com outros lançamentos da banda: o compacto Join Together, em junho, que havia ficado em nono no Reino Unido e 17º, nos EUA.

Em agosto, a banda havia começado uma turnê européia de 16 datas e em dezembro a banda estava presente quando Lou Reizner lança uma versão orquestral de Tommy, no Rainbow Theatre, em Londres.

Enquanto, Pete começava a planejar um novo disco. A história abordaria um personagem de nome Jimmy, que sofreria de esquizofrenia e que teria quatro personalidades, que seria interpretada por cada um dos membros da banda.

Um cara durão, um dançarino incapaz. (Roger Daltrey)
Um romântico, sou eu por um momento? (John Entwistle)
Um maldito lunático, eu até mesmo carrego tuas malas. (Keith Moon)
Um mendigo, um hipócrita, amor, reine sobre mim. (Pete Townshend)

A palavra quadrophenia tinha dois significados: a primeira seria uma gíria e a forma incorreta de como a palavra era falada. A segunda iria se referir às modernas técnicas "quadrofônicas" de gravação.

Segundo Townshend, a idéia era fazer uma biografia auto-indulgente da banda e duas partes da ópera - "Is It In My Head?" and "Love Reign O'er Me" - já haviam sido escritas em 1972.

A história abordava a vida do jovem Jimmy, um jovem mod como tantos outros na Londres de 1964. Com problemas em casa e indo sempre a um psiquiatra, Jimmy se contenta em trabalhar para ter sua lambreta, comprar ternos novos, se preocupar com a aparência, ouvir as bandas mods - entre elas o Who - e se meter em confusão com os rockers rivais.

No meio da história, seus pais descobrem que ele usava anfetaminas - as blue pills - e é expulso de casa. Sem ter para onde ir, rouba um bote e se dirige para uma rocha ("The Rock") no meio do oceano, até que a chuva o redime.

Na primeira canção do disco "I Am the Sea", as quatro vozes se fundem de maneira suave, enquanto se ouve o barulho do mar.

O disco continua com a quebradeira espantosa de "The Real Me", comandada por Keith Moon e John Entwistle, que provam (uma vez mais) ser a melhor "cozinha do rock". O que eles fazem na música é contagiante. Enquanto John faz seu baixo soar como uma turbina, Keith espanca os tambores com uma precisão e fúria únicas, criando passagens intricadas e belas.

capa do compacto 5:15O disco continua com a instrumental "Quadrophenia", entrando, em seguida em "Cut My Hair", onde Jimmy se pergunta se deve cortar o cabelo apenas para seguir a moda ou se deve permanecer seu corte e ficar à margem dos demais.

Um dos grandes clássicos, "5:15" relata a hora que o trem da viagem de Jimmy parte. O que mais impressiona no disco é a coesão musical dos integrantes. Fica claro que para chegarem em Quadrophenia era necessário passar por Tommy. Novamente, a banda não usa músicos convidados, ficando tudo nas mãos dos quatro integrantes, exceção feita a Chris Stainton, que toca piano em "Dirty Jobs", "Helpless Dancer", "5:15" e "Drowned" e John Curle, que faz o narrador da BBC em "Cut My Hair".

capa do disco QuadropheniO disco foi lançado no dia 3 de novembro de 1973, na América e, em 16 de novembro, no Reino Unido. Nos dois países chegou ao segundo lugar.

Na versão original do LP duplo, o álbum, trazia um encarte com todas as letras, além de uma história escrita por Pete Townshend. O disco só não chegou ao primeiro posto, porque era praticamente impossível superar o megacampeão de vendas Goodbye Yellow Brick Road, de Elton John.

O álbum trazia as seguintes faixas:

Lado 1

1. "I Am the Sea" – 2:08
2. "The Real Me" – 3:20
3. "Quadrophenia" – 6:15
4. "Cut My Hair" – 3:46
5. "The Punk and the Godfather"[5] – 5:10

Lado 2

1. "I'm One" – 2:39
2. "The Dirty Jobs" – 4:30
3. "Helpless Dancer" – 2:32
4. "Is It in My Head" – 3:46
5. "I've Had Enough" – 6:14

Lado 3

1. "5:15" – 5:00
2. "Sea and Sand" – 5:01
3. "Drowned" – 5:28
4. "Bell Boy" – 4:56

Lado 4

1. "Doctor Jimmy" – 8:42
2. "The Rock" – 6:37
3. "Love, Reign O'er Me" – 5:48

Após o lançamento, o Who partiu para a excursão promocional, que foi um completo desastre. Os equipamentos deram diversos problemas, mas nada se comparou ao vexame que ocorreu no Cow Palace, em San Francisco.

Era a primeira noite da turnê norte-americana e os ingressos foram vendidos em quatro horas. O Who abriu com três clássicos, antes de entrar em Quadrophenia.

A banda ia tocando o repertório novo com competência, deixando os 13.500 presentes extasiados, quando Keith Moon começou a desacelerar o andamento em "Drowned". O baterista fez sua parte vocal em "Bell Boy" e mais duas faixas, de maneira estranha.

A próxima canção era "Won't Get Fooled Again" e o palco estava com as luzes apagadas. Quando as luzes acenderam era vez de Keith entrar com tudo, mas isso não aconteceu. Quando os demais viraram para saber o que estava acontecido, descobriram o baterista desmaiado em cima da bateria. Imediatamente o show parou e os roadies o arrastaram para os camarins, tentando acordá-lo.

A apresentação ficou suspensa por meia hora e Pete voltou ao palco desculpando-se pelo ocorrido. Keith Moon voltou após tomar uma injeção. Keith até tentou, mas desabou de vez. Desesperado, Pete perguntou aos presentes se existia algum baterista na platéia disposto a tocar com eles. Repetiu a pergunta, deixando claro que não era uma piada. Foi quando subiu ao palco um garoto chamado Thomas Scot Halpin, de apenas 19 anos, após seu amigo Mike Danese ficar pulando dizendo que Thomas poderia fazê-lo.

Thomas aceitou o desafio e tocou três números. Nessa altura, Pete estava roxo de humilhação e queria encerrar a apresentação da maneira mais digna possível.

Pete tentou ajudar o menino nos três números que encerrariam a apresentação - "Smokestack Lightning", "Spoonful" e "Naked Eye". Thomas não deu tanto vexame e como prêmio foi levado aos camarins da banda por Roger Daltrey e tempos depois recebeu uma carta, escrita à mão por Pete, agradecendo a ajuda.

Essa história foi apenas uma das noites difíceis que a banda teve ao levar o disco para os palcos. Apesar disso, Townshend ama o disco: "são as melhores canções que escrevi na minha vida e acho que é o melhor disco que já fiz."

Em 1979, o disco foi levado ao cinema, estrelando o então vocalista e baixista do Police, Sting, no papel do líder dos mods, Ace Face. Phil Daniel fazia Jimmy e o filme foi dirigido por Franc Roddam.

Em um documentário recente, Franc contou algumas coisas inusitadas. Na famosa briga entre rockers e mods, que é o clímax do filme, ele não conseguiu encontrar rockers verdadeiros suficientes para o papel e foi obrigado a vestir vários mods como eles para a filmagem. Segundo Roddam, alguns chegaram a chorar de tamanho desgosto. Ele disse que era a única opção, pois quando pediram mods para participarem da película, vieram gangues de todos os cantos da Inglaterra.

O filme teve um bom sucesso e rendeu uma bela trilha sonora, também álbum duplo. Na trilha-sonora, além de algumas músicas do disco original, entraram clássicos dos anos 50 e 60 e que eram as favoritas dos mods originais.

Lado 1

1. "I Am the Sea" (The Who) – 2:03
2. "The Real Me" (The Who) – 3:28
3. "I'm One" (The Who) – 2:40
4. "5:15" (The Who) – 4:50

Lado 2

1. "Love Reign O'er Me" (The Who) – 5:11
2. "Bell Boy" (The Who) – 4:55
3. "I've Had Enough" (The Who) – 6:11
4. "Helpless Dancer" (The Who) – 0:22
5. "Doctor Jimmy" (The Who) – 7:31

Lado 3

1. "Zoot Suit" (The High Numbers) – 2:00
2. "Hi-Heel Sneakers" (Cross Section) – 2:46
3. "Get Out and Stay Out" (The Who) – 2:26
4. "Four Faces" (The Who) – 3:20
5. "Joker James" (The Who) – 3:13
6. "The Punk and the Godfather" (The Who) – 5:21

Lado 4

1. "Night Train" (James Brown) – 3:38
2. "Louie Louie" (The Kingsmen) – 2:41
3. "Green Onions" (Booker T. & the M.G.'s) – 2:46
4. "Rhythm of the Rain" (The Cascades) – 2:28
5. "He's So Fine" (The Chiffons) – 1:52
6. "Be My Baby" (The Ronettes) – 2:30
7. "Da Doo Ron Ron" (The Crystals) – 2:09
8. "I'm the Face" (The High Numbers) – 2:29

Após a turnê, o grupo passaria 1974 cuidando de outro projeto antigo de Pete, as filmagens do filme Tommy. Mas isso é papo para outro dia. Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia

Discos

My Generation (1965)
Quick One (1966)
The Who Sell Out (1967)
Magic Bus: The Who on Tour (1968)
Tommy (1969)
Live at Leeds (1970)
Who's Next (1971)
Meaty Beaty Big and Bouncy (1971)
Quadrophenia (1973)
Odds and Sods (1974)
The Who By Numbers (1975)
Tommy - Original Soundtrack (1975)
The Story Of The Who (1976)
Who Are You (1978)
The Kids Are Alright (1979)
Quadrophenia - Original Soundtrack (1979)
Face Dances (1981)
Hooligans (1981)
Phases (1981)
It's Hard (1982)
Who's Last (1982)
Join Together (1982)
Who's Greatest Hits (1983)
Who's Missing (1985)
Two's Missing (1987)
Who's Better Who's Best (1988)
Thirty Years Of Maximum R & B (1994)
My Generation - The Very Best of (caixa de 4 CDs, 1996)
Live At The Isle Of Wight Festival 1970 (1996)
20th Century Masters - The Millenium Collection: The Who (1999)
Live at the Royal Albert Hall (2000)
The BBC Sessions (2000)
The Who: Then and Now (2004)
Endless Wire (2006)

Singles

1964 - I'm the Face / Zoot Suit / (como The High Numbers)
1965 - I Can't Explain / Bald Headed Woman
1965 - Anyway, Anyhow, Anywhere / Daddy Rolling Stone (UK B-Side) / Anytime You Want Me (US B-Side)
1965 - My Generation / Shout and Shimmy
1966 - Circles / Instant Party (Unreleased single)
1966 - Substitute / Circles (UK B-Side) / Waltz for a Pig (US B-Side)
1966 - A Legal Matter / Instant Party
1966 - The Kids Are Alright / The Ox
1966 - I'm a Boy / In the City
1966 - La La La Lies / The Good's Gone
1966 - Happy Jack / I've Been Away (UK B-Side) / Whiskey Man (US B-Side)
1967 - Pictures of Lily / Doctor, Doctor
1967 - The Last Time / Under My Thumb
1967 - I Can See For Miles / Someone's Coming (UK B-Side) / Mary-Anne with Shakey Hands (US B-Side)
1968 - Dogs / Call Me Lightning
1968 - Magic Bus / Dr. Jekyll and Mr. Hyde
1969 - Pinball Wizard / Dogs Part II
1970 - The Seeker / Here for More
1970 - Summertime Blues / Heaven And Hell
1970 - See Me, Feel Me / Overture
1971 - Won't Get Fooled Again / I Don't Even Know Myself
1971 - Let's See Action / When I Was a Boy
1972 - Join Together / Baby Don't You Do It
1972 - Relay / Waspman
1973 - 5:15 / Water
1975 - Overture / See Me, Feel Me/Listening to You (from Tommy film)
1975 - Squeeze Box / Success Story
1978 - Who Are You / Had Enough
1981 - You Better You Bet / The Quiet One
1981 - Don't Let Go the Coat / You
1982 - Athena / A Man Is a Man
1984 - Twist & Shout (Live) / I Can't Explain (Live)
2004 - Real Good Looking Boy / Old Red Wine
2006 - Wire & Glass / Mirror Door
2006 - It's Not Enough – iTunes Download Single
2006 - Tea & Theatre – iTunes Download Single

 


 

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