A segunda obra
conceitual do The Who é, seguramente, superior à
Tommy, musicalmente, já que o grupo estava no auge de sua
técnica e com um dos espetáculos mais avassaladores
do planeta. A história de um jovem mod com problemas de
ordem psiquiátrica representa um período muito importante
na vida do Who, entre 1964 e 1965, quando a banda ainda estava
construindo um culto. Assim como Tommy, Quadrophenia virou filme
e teve no então promissor Sting como grande destaque. Sem
dúvida, um grande disco. E um grande filme.
Um
jovem mod que sofria de problemas mentais e preso a uma
vida medíocre em Londres entre 1964 e 1965 e que amava
lambretas e tinha como ponto máximo as festas noturnas
em que consumiam as anfetaminas que roubavam. Isso sem contar
nas constantes e inevitáveis brigas com a gangue dos
rockers.
Visto assim, Quadrophenia
parece banal demais ou ingênua demais. E, em certo ponto,
era sim. Pete Townshend mergulhou, mais uma vez, dentro de si
e buscou em suas origens uma história em que a dor e a
esperança se misturam de maneira dramática.
Após
Who's Next, a banda mergulhou em outra maratona
de shows e estúdios. Pete também havia embarcado
em viagens pessoais e lançado seu primeiro disco-solo em
outubro de 1972, Who Came First.
Aproveitando algumas canções
não-utilizadas na época pelo Who e outras inéditas,
Townshend teve uma estréia bem elogiada. Ele se lembra
que alguns dos títulos foram sugeridos ao grupo. Roger
Daltrey, no entanto, não quis cantá-los: "Pete,
são grandes músicas, mas são pessoais demais
e não poderia cantá-las". O jeito foi partir
para seu primeiro álbum. Parte da vendas foram doadas à
caridade.
O disco trazia as seguintes
faixas:
Lado 1
1. "Pure & Easy"
– 5:32
2. "Evolution" (Ronnie Lane, sung by Lane with Townshend
on lead guitar) – 3:44
3. "Forever's No Time At All" (Billy Nicholls, Katie
Mclnnerney) – 3:06
4. "Let's See Action" – 6:25
Lado 2
1. "Time Is Passing"
– 3:27
2. "There's A Heartache Following Me" (Ray Baker, originally
recorded by Jim Reeves, sung by Pete Townshend) – 3:23
3. "Sheraton Gibson" – 2:37
4. "Content" (Maud Kennedy/Pete Townshend) – 2:58
5. "Parvardigar" (based on a prayer by Meher Baba, arranged
and sung by Pete Townshend) – 6:46
Antes
de Who Came First, Pete já havia brindado
os fãs com outros lançamentos da banda: o compacto
Join Together, em junho, que havia ficado em
nono no Reino Unido e 17º, nos EUA.
Em agosto, a banda havia
começado uma turnê européia de 16 datas e
em dezembro a banda estava presente quando Lou Reizner lança
uma versão orquestral de Tommy, no Rainbow
Theatre, em Londres.
Enquanto, Pete começava
a planejar um novo disco. A história abordaria um personagem
de nome Jimmy, que sofreria de esquizofrenia e que teria quatro
personalidades, que seria interpretada por cada um dos membros
da banda.
Um
cara durão, um dançarino incapaz. (Roger Daltrey)
Um romântico, sou eu por um momento? (John Entwistle)
Um maldito lunático, eu até mesmo carrego tuas malas.
(Keith Moon)
Um mendigo, um hipócrita, amor, reine sobre mim. (Pete
Townshend)
A palavra quadrophenia
tinha dois significados: a primeira seria uma gíria e a
forma incorreta de como a palavra era falada. A segunda iria se
referir às modernas técnicas "quadrofônicas"
de gravação.
Segundo Townshend, a idéia
era fazer uma biografia auto-indulgente da banda e duas partes
da ópera - "Is It In My Head?" and "Love
Reign O'er Me" - já haviam sido escritas em 1972.
A história abordava
a vida do jovem Jimmy, um jovem mod como tantos outros
na Londres de 1964. Com problemas em casa e indo sempre a um psiquiatra,
Jimmy se contenta em trabalhar para ter sua lambreta, comprar
ternos novos, se preocupar com a aparência, ouvir as bandas
mods - entre elas o Who - e se meter em confusão
com os rockers rivais.
No
meio da história, seus pais descobrem que ele usava anfetaminas
- as blue pills - e é expulso de casa. Sem ter
para onde ir, rouba um bote e se dirige para uma rocha ("The
Rock") no meio do oceano, até que a chuva o redime.
Na primeira canção
do disco "I Am the Sea", as quatro vozes se fundem de
maneira suave, enquanto se ouve o barulho do mar.
O disco continua com a
quebradeira espantosa de "The Real Me", comandada por
Keith Moon e John Entwistle, que provam (uma vez mais) ser a melhor
"cozinha do rock". O que eles fazem na música
é contagiante. Enquanto John faz seu baixo soar como uma
turbina, Keith espanca os tambores com uma precisão e fúria
únicas, criando passagens intricadas e belas.
O
disco continua com a instrumental "Quadrophenia", entrando,
em seguida em "Cut My Hair", onde Jimmy se pergunta
se deve cortar o cabelo apenas para seguir a moda ou se deve permanecer
seu corte e ficar à margem dos demais.
Um dos grandes clássicos,
"5:15" relata a hora que o trem da viagem de Jimmy parte.
O que mais impressiona no disco é a coesão musical
dos integrantes. Fica claro que para chegarem em Quadrophenia
era necessário passar por Tommy. Novamente,
a banda não usa músicos convidados, ficando tudo
nas mãos dos quatro integrantes, exceção
feita a Chris Stainton, que toca piano em "Dirty Jobs",
"Helpless Dancer", "5:15" e "Drowned"
e John Curle, que faz o narrador da BBC em "Cut My Hair".
O
disco foi lançado no dia 3 de novembro de 1973, na América
e, em 16 de novembro, no Reino Unido. Nos dois países chegou
ao segundo lugar.
Na versão original
do LP duplo, o álbum, trazia um encarte com todas as letras,
além de uma história escrita por Pete Townshend.
O disco só não chegou ao primeiro posto, porque
era praticamente impossível superar o megacampeão
de vendas Goodbye Yellow Brick Road, de Elton
John.
O álbum trazia as
seguintes faixas:
Lado 1
1. "I Am the Sea"
– 2:08
2. "The Real Me" – 3:20
3. "Quadrophenia" – 6:15
4. "Cut My Hair" – 3:46
5. "The Punk and the Godfather"[5] – 5:10
Lado 2
1. "I'm One"
– 2:39
2. "The Dirty Jobs" – 4:30
3. "Helpless Dancer" – 2:32
4. "Is It in My Head" – 3:46
5. "I've Had Enough" – 6:14
Lado 3
1. "5:15" –
5:00
2. "Sea and Sand" – 5:01
3. "Drowned" – 5:28
4. "Bell Boy" – 4:56
Lado 4
1. "Doctor Jimmy"
– 8:42
2. "The Rock" – 6:37
3. "Love, Reign O'er Me" – 5:48
Após o lançamento,
o Who partiu para a excursão promocional, que foi um completo
desastre. Os equipamentos deram diversos problemas, mas nada se
comparou ao vexame que ocorreu no Cow Palace, em San Francisco.
Era
a primeira noite da turnê norte-americana e os ingressos
foram vendidos em quatro horas. O Who abriu com três clássicos,
antes de entrar em Quadrophenia.
A banda ia tocando o repertório
novo com competência, deixando os 13.500 presentes extasiados,
quando Keith Moon começou a desacelerar o andamento em
"Drowned". O baterista fez sua parte vocal em "Bell
Boy" e mais duas faixas, de maneira estranha.
A próxima canção
era "Won't Get Fooled Again" e o palco estava com as
luzes apagadas. Quando as luzes acenderam era vez de Keith entrar
com tudo, mas isso não aconteceu. Quando os demais viraram
para saber o que estava acontecido, descobriram o baterista desmaiado
em cima da bateria. Imediatamente o show parou e os roadies o
arrastaram para os camarins, tentando acordá-lo.
A
apresentação ficou suspensa por meia hora e Pete
voltou ao palco desculpando-se pelo ocorrido. Keith Moon voltou
após tomar uma injeção. Keith até
tentou, mas desabou de vez. Desesperado, Pete perguntou aos presentes
se existia algum baterista na platéia disposto a tocar
com eles. Repetiu a pergunta, deixando claro que não era
uma piada. Foi quando subiu ao palco um garoto chamado Thomas
Scot Halpin, de apenas 19 anos, após seu amigo Mike Danese
ficar pulando dizendo que Thomas poderia fazê-lo.
Thomas aceitou o desafio
e tocou três números. Nessa altura, Pete estava roxo
de humilhação e queria encerrar a apresentação
da maneira mais digna possível.
Pete
tentou ajudar o menino nos três números que encerrariam
a apresentação - "Smokestack Lightning",
"Spoonful" e "Naked Eye". Thomas não
deu tanto vexame e como prêmio foi levado aos camarins da
banda por Roger Daltrey e tempos depois recebeu uma carta, escrita
à mão por Pete, agradecendo a ajuda.
Essa história foi
apenas uma das noites difíceis que a banda teve ao levar
o disco para os palcos. Apesar disso, Townshend ama o disco: "são
as melhores canções que escrevi na minha vida e
acho que é o melhor disco que já fiz."
Em 1979, o disco foi levado
ao cinema, estrelando o então vocalista e baixista do Police,
Sting, no papel do líder dos mods, Ace Face. Phil
Daniel fazia Jimmy e o filme foi dirigido por Franc Roddam.
Em
um documentário recente, Franc contou algumas coisas inusitadas.
Na famosa briga entre rockers e mods, que é
o clímax do filme, ele não conseguiu encontrar rockers
verdadeiros suficientes para o papel e foi obrigado a vestir vários
mods como eles para a filmagem. Segundo Roddam, alguns
chegaram a chorar de tamanho desgosto. Ele disse que era a única
opção, pois quando pediram mods para participarem
da película, vieram gangues de todos os cantos da Inglaterra.
O filme teve um bom sucesso
e rendeu uma bela trilha sonora, também álbum duplo.
Na trilha-sonora, além de algumas músicas do disco
original, entraram clássicos dos anos 50 e 60 e que eram
as favoritas dos mods originais.
Lado 1
1. "I Am the Sea"
(The Who) – 2:03
2. "The Real Me" (The Who) – 3:28
3. "I'm One" (The Who) – 2:40
4. "5:15" (The Who) – 4:50
Lado 2
1. "Love Reign O'er
Me" (The Who) – 5:11
2. "Bell Boy" (The Who) – 4:55
3. "I've Had Enough" (The Who) – 6:11
4. "Helpless Dancer" (The Who) – 0:22
5. "Doctor Jimmy" (The Who) – 7:31
Lado 3
1. "Zoot Suit"
(The High Numbers) – 2:00
2. "Hi-Heel Sneakers" (Cross Section) – 2:46
3. "Get Out and Stay Out" (The Who) – 2:26
4. "Four Faces" (The Who) – 3:20
5. "Joker James" (The Who) – 3:13
6. "The Punk and the Godfather" (The Who) – 5:21
Lado 4
1. "Night Train"
(James Brown) – 3:38
2. "Louie Louie" (The Kingsmen) – 2:41
3. "Green Onions" (Booker T. & the M.G.'s) –
2:46
4. "Rhythm of the Rain" (The Cascades) – 2:28
5. "He's So Fine" (The Chiffons) – 1:52
6. "Be My Baby" (The Ronettes) – 2:30
7. "Da Doo Ron Ron" (The Crystals) – 2:09
8. "I'm the Face" (The High Numbers) – 2:29
Após a turnê,
o grupo passaria 1974 cuidando de outro projeto antigo de Pete,
as filmagens do filme Tommy. Mas isso é
papo para outro dia. Um abraço e até a próxima
coluna.
Discografia
Discos
My Generation (1965)
Quick One (1966)
The Who Sell Out (1967)
Magic Bus: The Who on Tour (1968)
Tommy (1969)
Live at Leeds (1970)
Who's Next (1971)
Meaty Beaty Big and Bouncy (1971)
Quadrophenia (1973)
Odds and Sods (1974)
The Who By Numbers (1975)
Tommy - Original Soundtrack (1975)
The Story Of The Who (1976)
Who Are You (1978)
The Kids Are Alright (1979)
Quadrophenia - Original Soundtrack (1979)
Face Dances (1981)
Hooligans (1981)
Phases (1981)
It's Hard (1982)
Who's Last (1982)
Join Together (1982)
Who's Greatest Hits (1983)
Who's Missing (1985)
Two's Missing (1987)
Who's Better Who's Best (1988)
Thirty Years Of Maximum R & B (1994)
My Generation - The Very Best of (caixa de 4 CDs, 1996)
Live At The Isle Of Wight Festival 1970 (1996)
20th Century Masters - The Millenium Collection: The Who (1999)
Live at the Royal Albert Hall (2000)
The BBC Sessions (2000)
The Who: Then and Now (2004)
Endless Wire (2006)
Singles
1964 - I'm the Face / Zoot
Suit / (como The High Numbers)
1965 - I Can't Explain / Bald Headed Woman
1965 - Anyway, Anyhow, Anywhere / Daddy Rolling Stone (UK B-Side)
/ Anytime You Want Me (US B-Side)
1965 - My Generation / Shout and Shimmy
1966 - Circles / Instant Party (Unreleased single)
1966 - Substitute / Circles (UK B-Side) / Waltz for a Pig (US
B-Side)
1966 - A Legal Matter / Instant Party
1966 - The Kids Are Alright / The Ox
1966 - I'm a Boy / In the City
1966 - La La La Lies / The Good's Gone
1966 - Happy Jack / I've Been Away (UK B-Side) / Whiskey Man (US
B-Side)
1967 - Pictures of Lily / Doctor, Doctor
1967 - The Last Time / Under My Thumb
1967 - I Can See For Miles / Someone's Coming (UK B-Side) / Mary-Anne
with Shakey Hands (US B-Side)
1968 - Dogs / Call Me Lightning
1968 - Magic Bus / Dr. Jekyll and Mr. Hyde
1969 - Pinball Wizard / Dogs Part II
1970 - The Seeker / Here for More
1970 - Summertime Blues / Heaven And Hell
1970 - See Me, Feel Me / Overture
1971 - Won't Get Fooled Again / I Don't Even Know Myself
1971 - Let's See Action / When I Was a Boy
1972 - Join Together / Baby Don't You Do It
1972 - Relay / Waspman
1973 - 5:15 / Water
1975 - Overture / See Me, Feel Me/Listening to You (from Tommy
film)
1975 - Squeeze Box / Success Story
1978 - Who Are You / Had Enough
1981 - You Better You Bet / The Quiet One
1981 - Don't Let Go the Coat / You
1982 - Athena / A Man Is a Man
1984 - Twist & Shout (Live) / I Can't Explain (Live)
2004 - Real Good Looking Boy / Old Red Wine
2006 - Wire & Glass / Mirror Door
2006 - It's Not Enough – iTunes Download Single
2006 - Tea & Theatre – iTunes Download Single
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