Outra preciosidade
dos anos 60, o Tomorrow foi um excelente grupo psicodélico
com dois nomes importantes, o cantor Keith West e o guitarrista
Steve Howe, que depois faria nome no Yes. Com apenas um disco
durante a curta carreira, o Tomorrow deixou sua marca, embora
seja pouco lembrado.
Tudo começou no
meio da década de 60, quando uma banda de rhythm &
blues chamada The In Crowd começou a tocar nos palcos fazendo
covers de clássicos da soul music norte-americana de Ray
Charles, Otis Redding. Aos poucos, o grupo foi começando
a escrever um repertório próprio. O grupo já
trazia a formação clássica com Keith West
(vocal), Steve Howe (guitarra), Junior Wood (baixo) e Twink Alders
(bateria).
A banda começou
a tocar em vários lugares, mas foi recusado no clube da
moda, em Londres, o UFO, por causa do nome e de suas roupas. Assim,
a banda adota o nome Tomorrow e começa a criar climas mais
psicodélicos.
A
casa tinha como bandas mais famosas os novatos Pink Floyd e Soft
Machine.
Aos poucos, o guitarrista
Steve Howe começa chamar a atenção pela sua
técnica perfeita, além dos vocais de Keith West
e do versátil baterista Twink, verdadeira lenda britânica
e que viria a tocar depois no Pink Faries, Pretty Things, entre
outros grupos.
Em 1966, o grupo é
cogitado para participar do filme Blow Up, dirigido
por Michelangelo Antonioni, mas são substituídos
pelos Yardbirds. Ao invés disso, participam do filme Smashing
Time, dirigido por Lynne Redgrave, sob o nome The Snarks
e com John Pearce no lugar de Junior Wood, que estava doente.
A
banda já tinha assinado um contrato com a Parlophone desde
os tempos de The In Crowd, mas que não tinha animado muito
a gravadora. No entanto, o Tomorrow ganha chance e lança
o primeiro compacto, em maio de 1967, My White Bicycle
/ Claramount Lake.
A canção
não chega a fazer grande sucesso, embora fosse sucesso
nos anos 70 com o grupo Nazareth.
A banda segue abrindo para
outras bandas, inclusive para o trio sensação The
Jimi Hendrix Experience. Em setembro, lançam o segundo
compacto com as canções Revolution" / "Three
Jolly Little Dwarves.
"Revolution"
iria inspirar a faixa de mesmo nome escrita por John Lennon, no
ano seguinte. A letra dizia ""Have your own little revolution,
NOW!"
Enquanto
isso, Keith West causa uma pequena crise ao escrever uma ópera-rock
(para muitos, a primeira) A Teenage Opera, com
Mark Wirtz.
A faixa "Excerpt from
a Teenage Opera (Grocer Jack)" chegaria ao segundo lugar
na parada e a gravadora deixaria de investir no Tomorrow para
explorar mais a imagem de Keith West.
As excursões, os
shows e a ópera fizeram com que o disco de estréia,
gravado em 1967, fosse lançado apenas em fevereiro de 1968,
matando quase chance de ser um sucesso comercial.
Tomorrow
era produzido por Mark Wirtz e a gravadora tinha destinado pouco
dinheiro para promovê-lo. A grande curiosidade era a regravação
do monumental clássico dos Beatles, "Strawberry Fields
Forever".
O disco trazia as seguintes
faixas:
Lado 1
1. "My White Bicycle"* (Hopkins,
Burgess) – 3:17
2. "Colonel Brown"* (Hopkins, Burgess)– 2:51
3. "Real Life Permanent Dream" (Hopkins) – 3:15
4. "Shy Boy"* (Hopkins, Burgess) – 2:26
5. "Revolution"* (Hopkins, Howe) – 3:48
Lado 2
1. "The Incredible Journey of Timothy
Chase" (Hopkins) – 3:17
2. "Auntie Mary's Dress Shop"* (Hopkins, Burgess) –
2:44
3. "Strawberry Fields Forever" (Lennon, McCartney) –
3:58
4. "Three Jolly Little Dwarfs"* (Hopkins, Burgess) –
2:26
5. "Now Your Time Has Come" (Hopkins) – 4:51
6. "Hallucinations"* (Hopkins, Burgess) – 2:37
Apesar dos elogios, inclusive
de John Lennon, o disco foi lançado tarde demais e, poucos
meses depois, o Tomorrow termina.
Steve Howe acaba se juntando
a Keith West, tocando numa banda suporte para o vocalista, onde
se destacavam o então baixista Ron Wood e o baterista Ansley
Dunbar na bateria. Logo, Howe deixaria a banda e entraria no Yes.
Twink
sairia, levando consigo Junior Wood, para o ingressarem no Aquarian
Age. Como Clem Cattini era o baterista e Nicky Hopkins o tecladista,
Twink toca outros instrumentos. Mais tarde, Twink participaria
de outras bandas seminais como The Pretty Things, The Deviants,
que logo mudaria de nome: Pink Fairies.
Ao longo dos anos, a banda
ganharia status de cult e, em 1998,
é editado um CD com faixas ao vivo chamado 50 Minute
Technicolor Dream. As músicas eram as seguintes:
Faixas:
1. "Am I Glad to See
You"
2. "Blow Up"
3. "Caught in a Web"
4. "Revolution"
5. "Why"
6. "Real Life Permanent Dream"
7. "Three Jolly Little Dwarfs"
8. "Revolution"
9. "Caught in a Web" (live)
10. "Shotgun & the Duck" (live)
11. "My White Bicycle" (live)
12. "Real Life Permanent Dream" (live)
13. "Revolution" (live)
14. "Why" (live)
15. "Mr Rainbow" (live)
16. "Strawberry Fields Forever" (live)
As
faixas 1 e 2 eram demos para o filme Blow Up; as 7 e 8 foram gravadas
no programa Top Gear, da BBC Radio 1, o primeiro programa
John Peel Sessions, gravado em 21 de setembro de 1967; e as faixas
9 até 16 foram gravadas, ao vivo, no "Christmas On
Earth Continued", em 22 de dezembro, no Kensington Olympia
Grand & National Halls.
Em 1999, o único
álbum foi relançado com faixas bônus, incluindo
uma cover da canção dos Byrds, "Why",
editada no disco Younger Than Yesterday, de 1967,
além de faixas do Aquarian Age e composições
solos de Keith West.
As faixas extras eram:
1. "Claramount Lake"
– 3:02 (b-side of "My White Bicycle")
2. "Real Life Permanent Dream" – 2:24 (studio
demo recording)
3. "Why" (McGuinn/Crosby) – 3:59 (studio demo
recording)
4. "Revolution" – 3:50 (phased mono version, studio
demo recording)
5. "Now Your Time Has Come" – 3:05
6. "10,000 Words In a Cardboard Box" (by Aquarian Age)
– 3:27
7. "Good Wizzard Meets Naughty Wizzard" (by Aquarian
Age) – 4:42
8. "Me" (by Aquarian Age) – 3:12
9. "On a Saturday" (Keith West solo) – 3:13
10. "The Kid Was a Killer" (Keith West solo) –
2:31
11. "She" (Keith West solo) – 2:30
12. "The Visit" (Keith West solo) – 4:05
Um abraço e até
a próxima coluna.
Discografia
"My White Bicycle" / "Claramount
Lake" (single, 1967)
* "Revolution" / "Three Jolly Little Dwarves"
(single, 1967)
* Tomorrow (1968)
* 50 Minute Technicolor Dream (1998)
|