336 - Tomorrow

Outra preciosidade dos anos 60, o Tomorrow foi um excelente grupo psicodélico com dois nomes importantes, o cantor Keith West e o guitarrista Steve Howe, que depois faria nome no Yes. Com apenas um disco durante a curta carreira, o Tomorrow deixou sua marca, embora seja pouco lembrado.


Tudo começou no meio da década de 60, quando uma banda de rhythm & blues chamada The In Crowd começou a tocar nos palcos fazendo covers de clássicos da soul music norte-americana de Ray Charles, Otis Redding. Aos poucos, o grupo foi começando a escrever um repertório próprio. O grupo já trazia a formação clássica com Keith West (vocal), Steve Howe (guitarra), Junior Wood (baixo) e Twink Alders (bateria).

A banda começou a tocar em vários lugares, mas foi recusado no clube da moda, em Londres, o UFO, por causa do nome e de suas roupas. Assim, a banda adota o nome Tomorrow e começa a criar climas mais psicodélicos.

A casa tinha como bandas mais famosas os novatos Pink Floyd e Soft Machine.

Aos poucos, o guitarrista Steve Howe começa chamar a atenção pela sua técnica perfeita, além dos vocais de Keith West e do versátil baterista Twink, verdadeira lenda britânica e que viria a tocar depois no Pink Faries, Pretty Things, entre outros grupos.

Em 1966, o grupo é cogitado para participar do filme Blow Up, dirigido por Michelangelo Antonioni, mas são substituídos pelos Yardbirds. Ao invés disso, participam do filme Smashing Time, dirigido por Lynne Redgrave, sob o nome The Snarks e com John Pearce no lugar de Junior Wood, que estava doente.

A banda já tinha assinado um contrato com a Parlophone desde os tempos de The In Crowd, mas que não tinha animado muito a gravadora. No entanto, o Tomorrow ganha chance e lança o primeiro compacto, em maio de 1967, My White Bicycle / Claramount Lake.

A canção não chega a fazer grande sucesso, embora fosse sucesso nos anos 70 com o grupo Nazareth.

A banda segue abrindo para outras bandas, inclusive para o trio sensação The Jimi Hendrix Experience. Em setembro, lançam o segundo compacto com as canções Revolution" / "Three Jolly Little Dwarves.

"Revolution" iria inspirar a faixa de mesmo nome escrita por John Lennon, no ano seguinte. A letra dizia ""Have your own little revolution, NOW!"

Enquanto isso, Keith West causa uma pequena crise ao escrever uma ópera-rock (para muitos, a primeira) A Teenage Opera, com Mark Wirtz.

A faixa "Excerpt from a Teenage Opera (Grocer Jack)" chegaria ao segundo lugar na parada e a gravadora deixaria de investir no Tomorrow para explorar mais a imagem de Keith West.

As excursões, os shows e a ópera fizeram com que o disco de estréia, gravado em 1967, fosse lançado apenas em fevereiro de 1968, matando quase chance de ser um sucesso comercial.

capa do disco Tomorrowcontra-capa do disco Tomorrow

Tomorrow era produzido por Mark Wirtz e a gravadora tinha destinado pouco dinheiro para promovê-lo. A grande curiosidade era a regravação do monumental clássico dos Beatles, "Strawberry Fields Forever".

O disco trazia as seguintes faixas:

Lado 1

1. "My White Bicycle"* (Hopkins, Burgess) – 3:17
2. "Colonel Brown"* (Hopkins, Burgess)– 2:51
3. "Real Life Permanent Dream" (Hopkins) – 3:15
4. "Shy Boy"* (Hopkins, Burgess) – 2:26
5. "Revolution"* (Hopkins, Howe) – 3:48

Lado 2

1. "The Incredible Journey of Timothy Chase" (Hopkins) – 3:17
2. "Auntie Mary's Dress Shop"* (Hopkins, Burgess) – 2:44
3. "Strawberry Fields Forever" (Lennon, McCartney) – 3:58
4. "Three Jolly Little Dwarfs"* (Hopkins, Burgess) – 2:26
5. "Now Your Time Has Come" (Hopkins) – 4:51
6. "Hallucinations"* (Hopkins, Burgess) – 2:37

Apesar dos elogios, inclusive de John Lennon, o disco foi lançado tarde demais e, poucos meses depois, o Tomorrow termina.

Steve Howe acaba se juntando a Keith West, tocando numa banda suporte para o vocalista, onde se destacavam o então baixista Ron Wood e o baterista Ansley Dunbar na bateria. Logo, Howe deixaria a banda e entraria no Yes.

Twink sairia, levando consigo Junior Wood, para o ingressarem no Aquarian Age. Como Clem Cattini era o baterista e Nicky Hopkins o tecladista, Twink toca outros instrumentos. Mais tarde, Twink participaria de outras bandas seminais como The Pretty Things, The Deviants, que logo mudaria de nome: Pink Fairies.

Ao longo dos anos, a banda ganharia status de cult e, em 1998, é editado um CD com faixas ao vivo chamado 50 Minute Technicolor Dream. As músicas eram as seguintes:

Faixas:

1. "Am I Glad to See You"
2. "Blow Up"
3. "Caught in a Web"
4. "Revolution"
5. "Why"
6. "Real Life Permanent Dream"
7. "Three Jolly Little Dwarfs"
8. "Revolution"
9. "Caught in a Web" (live)
10. "Shotgun & the Duck" (live)
11. "My White Bicycle" (live)
12. "Real Life Permanent Dream" (live)
13. "Revolution" (live)
14. "Why" (live)
15. "Mr Rainbow" (live)
16. "Strawberry Fields Forever" (live)

As faixas 1 e 2 eram demos para o filme Blow Up; as 7 e 8 foram gravadas no programa Top Gear, da BBC Radio 1, o primeiro programa John Peel Sessions, gravado em 21 de setembro de 1967; e as faixas 9 até 16 foram gravadas, ao vivo, no "Christmas On Earth Continued", em 22 de dezembro, no Kensington Olympia Grand & National Halls.

Em 1999, o único álbum foi relançado com faixas bônus, incluindo uma cover da canção dos Byrds, "Why", editada no disco Younger Than Yesterday, de 1967, além de faixas do Aquarian Age e composições solos de Keith West.

As faixas extras eram:

1. "Claramount Lake" – 3:02 (b-side of "My White Bicycle")
2. "Real Life Permanent Dream" – 2:24 (studio demo recording)
3. "Why" (McGuinn/Crosby) – 3:59 (studio demo recording)
4. "Revolution" – 3:50 (phased mono version, studio demo recording)
5. "Now Your Time Has Come" – 3:05
6. "10,000 Words In a Cardboard Box" (by Aquarian Age) – 3:27
7. "Good Wizzard Meets Naughty Wizzard" (by Aquarian Age) – 4:42
8. "Me" (by Aquarian Age) – 3:12
9. "On a Saturday" (Keith West solo) – 3:13
10. "The Kid Was a Killer" (Keith West solo) – 2:31
11. "She" (Keith West solo) – 2:30
12. "The Visit" (Keith West solo) – 4:05

Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia

"My White Bicycle" / "Claramount Lake" (single, 1967)
* "Revolution" / "Three Jolly Little Dwarves" (single, 1967)
* Tomorrow (1968)
* 50 Minute Technicolor Dream (1998)


 


 

Colunas