52 - Anton Barbeau - A Splendid Tray

Algumas coisas na vida valem a pena e uma delas é ficar amigo de um músico bacana, que faz discos mais bacanas e ainda te manda os mesmos de presente!

Anton Barbeau e eu estabelecemos um canal de comunicação que só a internet permite e vamos trocando impressões semanalmente. Foi assim que ele me mandou mais três cds de sua discografia e resolvi comentar essa obra-prima dos amantes do powerpop.

A Splendid Tray foi lançado em 1999 é um disco cheio de grandes canções, belos solos de guitarra e um punhado de bons músicos. O disco abre com "Black & White Elvis", uma excelente peróla com ótimos momentos na letra. Outros dois grandes momentos são a poderosa "The Banana Song" e "Third Eye". As duas contam com a participação de Scott Miller, que tocou harmonica na primeira e atuou como produtor na segunda.

Com 13 canções e lançado pela Frigidisk, Anton Barbeau mostra que está muito mais ligado em bandas inglesas - é possível ouvir as referências de Beatles, Soft Boys, Elvis Costello - do que nas americanas. Deve ser por isso que Anton invariavelmente está por aqueles lados, tocando em Cambridge onde se diz impregnado pela presença do filho ilustre, Syd Barrett.

Bebendo em fontes tão fortes e mostrando seu imenso bom gosto para arranjos, letras inteligentes e grande competência musical, Anton mostra que o rock independente de lá ainda tem muito caldo para dar, ainda que dificilmente conseguirá ter um CD lançado por esses lados. Mas, se você estiver disposto arriscar e comprar algo vá até o site dele e faça seu pedido, onde poderá também ouvir algumas faixas gratuitamente. A Splendid Tray é biscoito fino em tempos tão bicudos musicalmente falando.

Faixas

1 - Black and White Elvis
2 - Creepy Tray
3 - The Banana Song
4 - Third Eye
5 - Cockroach Song
6 - Please Sir I've Got a Wooden Leg
7 - Gone
8 - Dazzle Girl
9 - Once in Royal David City
10 - Suicide Toad
11 - Sweetness Dream of Me
12 - Yum Yum Bubblegum
13 - Untitled