Nessa segunda
parte da bio, falarei mais da carreira do Tyrannosarus Rex antes
de entrar no T. Rex especificamente. Foi aqui que nasceu a colaboração
com o produtor Tony Visconti, com quem realizou vários
discos. Tony ficaria famoso por ser também o produtor de
Bowie nos anos 70 e até de Morrissey, em seu mais recente
disco solo. Marc Bolan começava a escalar o sucesso e se
tornar o astro que tanto sonhava quando menino.
A
vida de Marc Bolan começou a dar uma guinada quando conhece
Tony Visconti, um nova-iorquino e músico de jazz que tinha
gravado três compactos com sua esposa como Tony and Sigrid.
Tony, no entanto, queria ser produtor e trabalhava para a Richmond
Organization, que conseguiu colocá-lo em contato com a
Essex Music, de Londres.
Lá, ele conheceu
Denny Cordell, que desejava ter um norte-americano para o trabalho
de produção e logo estava trabalhando como Joe Cocker,
Procol Harum e até um cantorzinho magrinho, de cabelos
encaracolados e longe ainda do estrelato: David Bowie.
Outro serviço de
Tony era sair às ruas a cata de novos talentos e certo
dia no clube UFO assistiu uma apresentação de Marc
Bolan. Tony acabou gostando do estilo de Marc e chegou perto de
Steve Took para conversar, em parte por ser sentir intimidado
por Bolan. Contou que era um produtor, mas Steve disse que qualquer
assunto deveria ser resolvido diretamente com Marc.
Bolan
era um grande estrategista e disse a Tony que ele já havia
sido procurado por sete produtores naquele dia e que John Lennon
queria contratá-lo para o cast da Apple Records,
mentiras que, no entanto, impressionaram Visconti.
No dia seguinte, quando
Tony Visconti foi contar sua descoberta a Denny Cordell que tinha
descoberto uma jovem banda que estava sendo paquerada pela Apple,
o telefone tocou. Eram Marc e Steve, que estavam na recepção
e queria fazer uma audição. Os dois subiram e fizeram
todo o set na noite anterior para Cordell, que não ficou
muito animado. No entanto, Tony o convenceu e acabaram assinando
com o Tyrannosaurus Rex.
Em
abril de 1968 sai o compacto Debora, tendo "Child"
Star no lado B. Com um orçamento inferior à US$
1000 e com apenas oito canais disponíveis, o single conseguiu
alguma repercussão e foi distribuído pela poderosa
EMI.
Em agosto, o grupo lança
"One Inch Rock"/"Salamanda Palaganda", segundo
compacto.
Porém, entre os
dois compactos é editado o primeiro LP, My People
Were Fair and Had Sky in their Hair, But Now They're Content to
Wear Stars on Their Brows.
O
título quilométrico era acompanhado de uma capa
desenhada por George Underwood e onde Marc explanava sobre seus
seres mitológicos.
Na contra-capa havia um
texto assinado por John Peel e a maioria das composições
de Marc eram do período do John's Children, que não
tinham sido aproveitadas. O disco sofre um pouco na parte técnica,
não por culpa da produção de Tony Visconti
e sim por parte dos engenheiros que não souberam traduzir
as idéias sonoras de Marc Bolan.
O disco acabou alcançando
à 15ª posição na parada inglesa. Tony
estava particularmente enamorado das idéias de Marc e isso
acabou custando uma rusga com David Bowie. Tony havia sido escalado
para ajudar Bowie em novas composições, mas acabou
se afastando dele, deixando-o à margem.
Isso gerou algum ressentimento
entre os dois candidatos à estrela do rock, embora Bowie
tenha, na época, se convencido que a música não
era, talvez, sua grande inspiração. Assim, acabou
abrindo os espetáculos do Tyranossaurus Rex com uma performance
de mímica!, no dia 3 de junho, no Royal Festival Hall,
em Londres. Bowie abriu ainda mais seis shows do Tyrannosaurus
entre os meses de fevereiro e março de 1969 e os dois dividiriam,
ao longo dos anos, uma relação de amor é
ódio.
Marc também fechou
acordo com Blackhill Enterprises para ser seu empresário,
a mesma que tomava conta do Pink Floyd. A escolha de Marc se deveu
ao fato de ser grande fã de Syd Barrett. Segundo Marc,
"o que o Pink Floyd faz eletricamente, nós fazemos
acusticamente".
Foi na Blackhill que Marc
conheceu June Child, uma recepcionista por quem se apaixonou e
se tornou sua primeira esposa. Os dois passaram quatro noites
na van de June e se mudaram para um pequeno apartamento em Notting
Hill Gate.
Enquanto
isso, a fama do Tyrannosaurus Rex crescia e dividiam shows com
Donovan, Family, Jimi Hendrix, Jethro Tull, Pink Floyd e o cachê
dos shows subiram de 20 libras para 100.
Ainda em 1968, o grupo
lançou seu segundo disco, Prophets, Seers, and
Sages, The Angels of the Ages.
O disco trazia referências
ao mundo mitológico e mágica que tanto ocupavam
a cabeça de Marc Bolan. O disco conseguiu boa vendagem
e boa parte da grana foi gasto em comprar novos equipamentos.
O single One Inch Rock, 28º colocado da
parada.
O
Tyrannosaurus Rex começou a angariar uma legião
de fãs, inspirados no livro O Senhor dos Anéis
e jovens encharcados de LSD. Mas ser um ídolo cult
não era o que queria Marc. Ele queria muito mais: queria
ser o maior astro da Inglaterra.
Em 1969, Marc Bolan lança
um livro de poesias, chamado The Warlock of Love,
de 63 páginas.
Marc continuava se inspirado
em mitologia e vivia em mundo particular. Em seu apartamento havia
pintado em uma parede um Tyrannosaurus Rex, que June jurava tê-lo
visto mexer os olhos algumas vezes.
Mas
o ano ficou marcado também com o lançamento do terceiro
disco, Unicorn. Com certeza Unicorn
é o disco do Tyrannosaurus com melhor qualidade do som,
já que Tony investiu boa parte da grana recebida com os
dois primeiros LPs em equipamentos. O disco foi também
o primeiro a ser lançado nos Estados Unidos, mas o público
norte-americano simplesmente não estava preparado para
o som de Bolan. O disco, infelizmente, seria o último da
dupla Bolan e Steve Took, já que Marc queria diversificar
seu som, com guitarras elétricas.
Tudo começou quando
Marc chegou um dia ao estúdio com uma guitarra. Tony Visconti
não se sentiu incomodado e gravaram o compacto King
Of The Rumbling Spires/Do You Remember, 44º
lugar na parada britânica. Apesar do fracasso comercial,
o grupo embarcou para uma má sucedida turnê nos Estados
Unidos, que acabou gerando mais briga entre Took e Bolan.
Steve já estava
infeliz por Marc jamais querer gravar as suas composições
e estava cheio de ser apenas um companheiro para o carisma de
Marc. Além disso, Steve começou a fazer viagens
de ácido constantemente, o que irritava Bolan, especialmente
na América.
A turnê acabou sendo
salva quando abriram para uma banda que posteriormente teria uma
grande importância para o T. Rex, os Turtles.
Isso
porque o grupo liderado por Howard Kaylan e Marc Volman - também
conhecidos como Flo and Eddie - fariam muitas harmonias vocais
e seriam bons amigos de Marc Bolan nos anos seguintes.
Quando voltaram ao Reino
Unido, Took já era carta fora do baralho e em seu lugar
entrou Mickey Finn, a quem Marc conheceu fazendo desenhos psicodélicos
em um restaurante.
Mickey Finn havia participado
de dois grupos; Mickey Finn and the Blue Men e o impressionante
e delirante - há um bom disco deles - do Hapshash and the
Coloured Coat.
Foi
o duo que lançou o último disco do Tyrannosaurus
Rex, A Beard of Stars, um disco mais pop e menos
esotérico.
Com letras mais simples
e guitarras elétricas ocupando tudo, o disco conseguiu
apenas o 21º lugar na parada, tendo um desempenho inferior
a Unicorn.
O grupo tentou uma nova
incursão pelo mercado norte-americano e teve nova decepção.
Isso porque os poucos fãs ficaram chocados ao ver Marc
com uma guitarra e sem ouvir a sonoridade acústica de Unicorn,
que começava a ser assimilada pelos novos fãs. Mas
Marc tinha mais apoio de Finn, muito parecido com ele e muita
confiança que a guinada musical havia sido importante.
Em janeiro de 1970 é
lançado o compacto By The Light Of A Magical Moon/Find
A Little Wood e logo depois ele e June se casam.
Marc havia construído
um culto significativo, mas não era a estrela que tanto
sonhava e começou a desejar mudanças significativas.
Uma delas foi encurtar o nome para T. Rex, mesmo não gostando
da idéia de Tony Visconti que escrevia dessa maneira o
nome do grupo quando precisava escrever o nome do grupo durante
as sessões de gravações. Aos poucos, Marc
foi aceitando a idéia e disse que dessa maneira finalmente
os locutores das BBC acertariam o nome do grupo.
Começava então
a parte mais gloriosa da carreira de Bolan. O sucesso, ah o sucesso,
bateria logo à sua porta. Mas isso é papo para outra
coluna. Um abraço!
como Tyrannosaurus
Rex
compactos
Debora/Child Star (abril,
1968)
One Inch Rock/Salamada Palaganda (agosto, 1968)
Pewtor Suitor/Warlord Of The Royal Crocodiles (janeiro, 1969)
King Of The Rumbling Spires/Do You Remember (junho, 1969)
By The Light Of A Magical Moon/Find A Little Wood (janeiro, 1970).
Debora/One Inch Rock/Woodland Bop/Seal Of Seasons (março,
1970)
LPs
My People Were Fair and Had Sky in their
Hair, But Now They're Content to Wear Stars on Their Brows (1968)
Prophets, Seers, and Sages, The Angels of the Ages (1968)
Unicorn (1969)
A Beard of Stars (1970)
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