243 - T. Rex - parte 2

Nessa segunda parte da bio, falarei mais da carreira do Tyrannosarus Rex antes de entrar no T. Rex especificamente. Foi aqui que nasceu a colaboração com o produtor Tony Visconti, com quem realizou vários discos. Tony ficaria famoso por ser também o produtor de Bowie nos anos 70 e até de Morrissey, em seu mais recente disco solo. Marc Bolan começava a escalar o sucesso e se tornar o astro que tanto sonhava quando menino.


A vida de Marc Bolan começou a dar uma guinada quando conhece Tony Visconti, um nova-iorquino e músico de jazz que tinha gravado três compactos com sua esposa como Tony and Sigrid. Tony, no entanto, queria ser produtor e trabalhava para a Richmond Organization, que conseguiu colocá-lo em contato com a Essex Music, de Londres.

Lá, ele conheceu Denny Cordell, que desejava ter um norte-americano para o trabalho de produção e logo estava trabalhando como Joe Cocker, Procol Harum e até um cantorzinho magrinho, de cabelos encaracolados e longe ainda do estrelato: David Bowie.

Outro serviço de Tony era sair às ruas a cata de novos talentos e certo dia no clube UFO assistiu uma apresentação de Marc Bolan. Tony acabou gostando do estilo de Marc e chegou perto de Steve Took para conversar, em parte por ser sentir intimidado por Bolan. Contou que era um produtor, mas Steve disse que qualquer assunto deveria ser resolvido diretamente com Marc.

Bolan era um grande estrategista e disse a Tony que ele já havia sido procurado por sete produtores naquele dia e que John Lennon queria contratá-lo para o cast da Apple Records, mentiras que, no entanto, impressionaram Visconti.

No dia seguinte, quando Tony Visconti foi contar sua descoberta a Denny Cordell que tinha descoberto uma jovem banda que estava sendo paquerada pela Apple, o telefone tocou. Eram Marc e Steve, que estavam na recepção e queria fazer uma audição. Os dois subiram e fizeram todo o set na noite anterior para Cordell, que não ficou muito animado. No entanto, Tony o convenceu e acabaram assinando com o Tyrannosaurus Rex.

Em abril de 1968 sai o compacto Debora, tendo "Child" Star no lado B. Com um orçamento inferior à US$ 1000 e com apenas oito canais disponíveis, o single conseguiu alguma repercussão e foi distribuído pela poderosa EMI.

Em agosto, o grupo lança "One Inch Rock"/"Salamanda Palaganda", segundo compacto.

Porém, entre os dois compactos é editado o primeiro LP, My People Were Fair and Had Sky in their Hair, But Now They're Content to Wear Stars on Their Brows.

capa do disco My People Were Fair and Had Sky in their Hair, But Now They're Content to Wear Stars on Their BrowsO título quilométrico era acompanhado de uma capa desenhada por George Underwood e onde Marc explanava sobre seus seres mitológicos.

Na contra-capa havia um texto assinado por John Peel e a maioria das composições de Marc eram do período do John's Children, que não tinham sido aproveitadas. O disco sofre um pouco na parte técnica, não por culpa da produção de Tony Visconti e sim por parte dos engenheiros que não souberam traduzir as idéias sonoras de Marc Bolan.

O disco acabou alcançando à 15ª posição na parada inglesa. Tony estava particularmente enamorado das idéias de Marc e isso acabou custando uma rusga com David Bowie. Tony havia sido escalado para ajudar Bowie em novas composições, mas acabou se afastando dele, deixando-o à margem.

Isso gerou algum ressentimento entre os dois candidatos à estrela do rock, embora Bowie tenha, na época, se convencido que a música não era, talvez, sua grande inspiração. Assim, acabou abrindo os espetáculos do Tyranossaurus Rex com uma performance de mímica!, no dia 3 de junho, no Royal Festival Hall, em Londres. Bowie abriu ainda mais seis shows do Tyrannosaurus entre os meses de fevereiro e março de 1969 e os dois dividiriam, ao longo dos anos, uma relação de amor é ódio.

Marc também fechou acordo com Blackhill Enterprises para ser seu empresário, a mesma que tomava conta do Pink Floyd. A escolha de Marc se deveu ao fato de ser grande fã de Syd Barrett. Segundo Marc, "o que o Pink Floyd faz eletricamente, nós fazemos acusticamente".

Foi na Blackhill que Marc conheceu June Child, uma recepcionista por quem se apaixonou e se tornou sua primeira esposa. Os dois passaram quatro noites na van de June e se mudaram para um pequeno apartamento em Notting Hill Gate.

capa do disco Prophets, Seers, and Sages, The Angels of the AgesEnquanto isso, a fama do Tyrannosaurus Rex crescia e dividiam shows com Donovan, Family, Jimi Hendrix, Jethro Tull, Pink Floyd e o cachê dos shows subiram de 20 libras para 100.

Ainda em 1968, o grupo lançou seu segundo disco, Prophets, Seers, and Sages, The Angels of the Ages.

O disco trazia referências ao mundo mitológico e mágica que tanto ocupavam a cabeça de Marc Bolan. O disco conseguiu boa vendagem e boa parte da grana foi gasto em comprar novos equipamentos. O single One Inch Rock, 28º colocado da parada.

capa do livro The Warlock of LoveO Tyrannosaurus Rex começou a angariar uma legião de fãs, inspirados no livro O Senhor dos Anéis e jovens encharcados de LSD. Mas ser um ídolo cult não era o que queria Marc. Ele queria muito mais: queria ser o maior astro da Inglaterra.

Em 1969, Marc Bolan lança um livro de poesias, chamado The Warlock of Love, de 63 páginas.

Marc continuava se inspirado em mitologia e vivia em mundo particular. Em seu apartamento havia pintado em uma parede um Tyrannosaurus Rex, que June jurava tê-lo visto mexer os olhos algumas vezes.

capa do disco UnicornMas o ano ficou marcado também com o lançamento do terceiro disco, Unicorn. Com certeza Unicorn é o disco do Tyrannosaurus com melhor qualidade do som, já que Tony investiu boa parte da grana recebida com os dois primeiros LPs em equipamentos. O disco foi também o primeiro a ser lançado nos Estados Unidos, mas o público norte-americano simplesmente não estava preparado para o som de Bolan. O disco, infelizmente, seria o último da dupla Bolan e Steve Took, já que Marc queria diversificar seu som, com guitarras elétricas.

Tudo começou quando Marc chegou um dia ao estúdio com uma guitarra. Tony Visconti não se sentiu incomodado e gravaram o compacto King Of The Rumbling Spires/Do You Remember, 44º lugar na parada britânica. Apesar do fracasso comercial, o grupo embarcou para uma má sucedida turnê nos Estados Unidos, que acabou gerando mais briga entre Took e Bolan.

Steve já estava infeliz por Marc jamais querer gravar as suas composições e estava cheio de ser apenas um companheiro para o carisma de Marc. Além disso, Steve começou a fazer viagens de ácido constantemente, o que irritava Bolan, especialmente na América.

A turnê acabou sendo salva quando abriram para uma banda que posteriormente teria uma grande importância para o T. Rex, os Turtles.

Mickey Finn e Marc BolanIsso porque o grupo liderado por Howard Kaylan e Marc Volman - também conhecidos como Flo and Eddie - fariam muitas harmonias vocais e seriam bons amigos de Marc Bolan nos anos seguintes.

Quando voltaram ao Reino Unido, Took já era carta fora do baralho e em seu lugar entrou Mickey Finn, a quem Marc conheceu fazendo desenhos psicodélicos em um restaurante.

Mickey Finn havia participado de dois grupos; Mickey Finn and the Blue Men e o impressionante e delirante - há um bom disco deles - do Hapshash and the Coloured Coat.

capa do disco A Beard of StarsFoi o duo que lançou o último disco do Tyrannosaurus Rex, A Beard of Stars, um disco mais pop e menos esotérico.

Com letras mais simples e guitarras elétricas ocupando tudo, o disco conseguiu apenas o 21º lugar na parada, tendo um desempenho inferior a Unicorn.

O grupo tentou uma nova incursão pelo mercado norte-americano e teve nova decepção. Isso porque os poucos fãs ficaram chocados ao ver Marc com uma guitarra e sem ouvir a sonoridade acústica de Unicorn, que começava a ser assimilada pelos novos fãs. Mas Marc tinha mais apoio de Finn, muito parecido com ele e muita confiança que a guinada musical havia sido importante.

Em janeiro de 1970 é lançado o compacto By The Light Of A Magical Moon/Find A Little Wood e logo depois ele e June se casam.

Marc havia construído um culto significativo, mas não era a estrela que tanto sonhava e começou a desejar mudanças significativas. Uma delas foi encurtar o nome para T. Rex, mesmo não gostando da idéia de Tony Visconti que escrevia dessa maneira o nome do grupo quando precisava escrever o nome do grupo durante as sessões de gravações. Aos poucos, Marc foi aceitando a idéia e disse que dessa maneira finalmente os locutores das BBC acertariam o nome do grupo.

Começava então a parte mais gloriosa da carreira de Bolan. O sucesso, ah o sucesso, bateria logo à sua porta. Mas isso é papo para outra coluna. Um abraço!

como Tyrannosaurus Rex

compactos

Debora/Child Star (abril, 1968)
One Inch Rock/Salamada Palaganda (agosto, 1968)
Pewtor Suitor/Warlord Of The Royal Crocodiles (janeiro, 1969)
King Of The Rumbling Spires/Do You Remember (junho, 1969)
By The Light Of A Magical Moon/Find A Little Wood (janeiro, 1970).
Debora/One Inch Rock/Woodland Bop/Seal Of Seasons (março, 1970)

LPs

My People Were Fair and Had Sky in their Hair, But Now They're Content to Wear Stars on Their Brows (1968)
Prophets, Seers, and Sages, The Angels of the Ages (1968)
Unicorn (1969)
A Beard of Stars (1970)

 

Colunas