O ano de 1971
marca o começo do estrelato para Marc Bolan e o T. Rex,
graças ao mega sucesso "Hot Love" e o excepcional
álbum Electric Warrior que trazia outro hit, "Get
It On". Finalmente, Bolan conseguia o estrelato que tanto
sonhava.
Novo
nome, nova vida. Assim, quando o compacto "Ride a White Swan"
foi lançado em outubro de 1970, Marc Bolan alimentava esperanças
de que pudesse ser um sucesso.
O compacto começou
a se tocado lentamente na Radio 1, até virar um coqueluche
nacional e alcançar o segundo lugar na parada de sucesso,
em janeiro de 1971, quando vendia aproximadamente duas mil cópias
por semana. O T. Rex tinha dado o sucesso sonhado.
Com um compacto de sucesso,
ficou fácil promover o álbum de estréia do
T. Rex, que levava apenas o nome do grupo, em dezembro de 1970.
O
disco trazia uma foto dos dois na capa, com Marc empunhando uma
guitarra. As 15 faixas do disco eram:
Lado A
1. The Children Of Rarn
2. Jewel
3. The Visit
4. Childe
5. The Time Of Love Is Now
6. Diamond Meadows
7. Root Of Star
8. Beltane Walk
Lado B
9. Is It Love?
10. One Inch Rock
11. Summer Deep
12. Seagull Woman
13. Sun Eye
14. The Wizard
15. The Children Of Rarn
O disco pode ser considerado
como, de fato, o último disco Tyranossaurus Rex e seria
o último em que ele dividiria a foto da capa com um companheiro.
A partir de então, apenas Marc seria retratado na capa
dos futuros discos, deixando claro quem era o astro.
O sucesso fez com que o
T. Rex começasse a ter cada vez mais público em
suas apresentações, cujo preço dos ingressos
era menor que a média das apresentações londrinas,
numa tentativa de chamar mais gente.
Bolan
estava escalado para se apresentar no programa televisivo
Top of the Tops, que entraria para a história por
um motivo risível: durante os ensaios, Marc havia colocado
um pouco de brilho nos olhos para se proteger da luz excessiva.
Acontece que Marc se esqueceu de tirá-lo quando subiu se
apresentar e acabou ficando famoso por esse detalhe. Alguns apontam
esse "erro" como o marco do glam-rock ou
glitter.
Os concertos começaram
a atrair uma horda de adolescentes histéricos, que veneravam
Bolan com um deus. O problema é que os fãs berravam
tanto que ele não conseguia se ouvir no palco. Além
disso, achava o volume muito baixo e começou a procurar
músicos para completar o T. Rex. Os escolhidos acabaram
sendo Steve Currie (baixo) e Bill Legend (baterista).
Currie era um velho conhecido
de Visconti, que tocava baixo nas gravações de estúdio
do T. Rex. Legend apareceu por acaso. Após testarem músicos
por quatro dias, Visconti se lembrou de Bill Fyfeld, que tocava
com um grupo chamado Legend. Bill foi aceito e adotou o nome de
Bill Legend. O T. Rex tinha agora quatro músicos fixos,
além de Tony Visconti, que tocaria eventualmente baixo,
piano, faria os arranjos para cordas e seria o produtor.
Em
fevereiro de 1971, O T. Rex edita um novo compacto, "Hot
Love". E desta vez não havia erros: primeiro lugar
nas paradas!
"Hot Love", traz
as vozes inconfundíveis de Howard Kaylan e Mark Volman,
ou Flo and Eddie, líderes da banda norte-americana psicodélica,
The Turtles, autores de hits como "Happy Together".
Desta vez, a canção foi ao topo da parada em apenas
três semanas e Bolan viu sua posição de astro
mais do que confirmado. Segundo o semanário New Musical
Express a "T.Rextacy tinha chegado".
O dinheiro e a fama vieram
em doses cavalares, mas Marc queria mais. Queria agora ser rei
também na América, sonho que perseguiu a vida inteira.
Com a fama, resolveu montar um selo próprio, passo que
poucos artistas puderam realizar. Para isso fundo selo e uma companhia
publicitária; Wizard Productions e Warrior Music Projects.
Mas
ele tinha ainda um antigo contrato com a Fly, que lançou,
à revelia do cantor usando uma cláusula contratual
uma coletânea do Tyrannosaurus Rex usando o nome T. Rex,
sabendo que os fãs iriam comprá-la avidamente. Assim,
saía a primeira das várias coletâneas picaretas
lançadas pelo selo The Best of T. Rex.
A situação
piorou quando soube que devia à gravadora, um single e
um LP inéditos. Em meio à excursão norte-americana,
Bolan entrou em estúdios com Tony Visconti e Flo and Eddie.
Metade
do disco havia sido trabalhado nos estúdios londrinos Trident
e Advision, mas a outra metade foi gravada em Los Angeles e Nova
York.
Visconti que, pela primeira
vez, tinham orçamento para usar músicos em sessões
extras e chamaram Blue Weaver (piano), Burt Collins (flugelhorn),
Ian McDonald (sax). Marc também queria usar cordas, pois
desde que "Ride a White Swan" havia virado um imenso
sucesso, não queria mais abrir mão do expediente.
E por trás de tudo isso, ainda havia o talento de Marc
como guitarrista, criando um estilo largamente copiado até
hoje.
A excursão norte-americana
não cumprira seu objetivo e Marc estava ainda muito longe
de ter algo parecido com o que via na Inglaterra. Seu visual e
estilo musical ainda estavam distantes do gosto do público
médio norte-americano.
Mesmo
assim, as gravações foram realizadas em um ótimo
ambiente e com músicas excelentes. E foi assim que nasceu
o álbum mais clássico do T. Rex, Electric
Warrior, lançado em setembro e que alcançou
o primeiro posto na Inglaterra.
A capa seria a primeira
de uma série apenas com Bolan, desta vez tocando sua guitarra
e tendo um gigantesco amplificador às suas costas. O disco
trazia também o maior o hit do grupo até hoje, "Get
It On", primeiro lugar na Inglaterra e décimo na América,
a melhor posição de Bolan lá.
O disco foi considerado
o melhor do ano por vários seminários ingleses e
Paul McCartney afirmara que achava possível o T. Rex ter
um sucesso tão grande quanto os Beatles.
Em outubro, os shows do
grupo foram um tremendo sucessos e a excursão de 20 apresentações
teve apresentações extras, como em Liverpool, onde
fizeram dois shows extras no estádio do time que leva o
mesmo nome da cidade. O grupo chegava de limusine e era despido
pelos fãs assim que saía do carro. Além disso,
era requisitadíssimo para programas televisivos, entrevistas,
etc. Ninguém era maior do que ele na Inglaterra.
Tentando faturar mais ainda,
a Fly lança, à revelia do cantor, um novo compacto,
"Jeepster". Em contrapartida, Marc se recusa a promovê-la,
porém, ainda assim, alcança o segundo lugar nas
paradas.
Famoso,
Marc começa a negociar um novo contrato, desta vez com
a poderosa EMI para distribuir o próximo trabalho, que
sairia pelo seu selo próprio. Assim, em janeiro de 1972,
Marc lança "Telegram Sam", terceiro número
1 em menos de ano!
A banda volta novamente
à América, desta vez com a fama de serem os "Novos
Beatles". A decepção é grande e os promotores
falham em promover a imagem de Bolan. Apesar disso, fazem um concerto
memorável no Carnegie Hall, em Nova York.
Enquanto isso, a Fly resolve
fazer mais grana lançando uma segunda coletânea intitulada
"Bolan Boogie", que alcança o topo da parada
britânica.
A
fama deu à Marc um fã inesperado: Ringo Starr.
O ex-baterista dos Beatles
confessara amar o T. Rex e tentava continuar a vida após
o fim do maior grupo da história. Por isso, convidou Marc
para cantar e tocar em duas faixas de seu novo trabalho: "Have
You Seen My Baby" e "Back Off Boogaloo". Ele também
fez um filme chamado Born to Boogie, junto com Marc, onde apareciam
os dois no estúdio, e tentando fazer algumas piadas. Os
dois acabariam gravando "Children of Revolution", que
se tornaria um grande sucesso do T. Rex, que também contava
com outro astro emergente ao piano: Elton John. Parte das cenas
ao vivo do filme foram tirados no Empire Pool, em Wembley, onde
a banda fez dois concertos para mais de 100 mil pessoas.
Para o novo disco, Marc
voou até à França e gravou no Chateau D'Herouville,
estúdio favorito de Elton. E além dos amigos que
deram uma força, um jovem cantor que começava a
virar astro igualmente deu uma canja nos vocais de apoio e no
sax: David Bowie, alguns meses antes de explodir como Ziggy Stardust.
Mas isso é papo
para outra coluna. Um abraço e até mais.
como T. Rex
compactos
Ride A White Song/Is It
Love/Summertime Blues (outubro, 1970)
Hot Love/Woodland Rock/King Of The Mountain Cometh (fevereiro,
1971)
Get It On/There Was A Time/Raw Ramp (julho, 1971)
Jeepster/Life's A Gas (novembro, 1971)
Telegram Sam/Cadillac/Baby Strange (janeiro, 1972)
Metal Guru/Thunderwing/Lady (maio, 1972)
Children Of The Revolution/Jitterbug Love/Sunken Rags (setembro,
1972)
Solid Gold Easy Action/Born To Boogie (dezembro, 1972)
20th Century Boy/Free Angel (março, 1973)
The Groover/Midnight (junho, 1973)
Truck On (Tyke)/Sitting Here (novembro, 1973)
Teenage Dream/Satisfaction Pony (janeiro, 1974)
Light Of Love/Explosive Mouth (julho, 1974)
Zip Gun Boogie/Space Boogie (novembro, 1974)
New York City/Chrome Sitar (julho, 1975)
Dreamy Lady/Do You Wanna Dance/Dock Of The Bay (setembro, 1975)
London Boys/Soul Baby (fevereiro, 1976)
Hot Love/Get It On (abril, 1976)
I Love To Boogie/Baby Boomerang (junho, 1976)
Laser Love/Life's An Elevator (setembro, 1976)
Dandy In The Underworld/Groove A Little/Tame My Tiger (maio, 1977)
Celebrate Summer/Ride My Wheels (agosto, 1977)
LPs
T. Rex (1970)
The Best of T. Rex (1971, coletânea do Tyrannosaurus Rex)
Electric Warrior (1971)
Bolan Boogie (1972, coletênea)
The Slider (1972)
Ride A White Swan (1972, coletênea)
Tanx (1973)
Zinc Alloy and the Hidden Riders of Tomorrow or a Creamed Cage
in August (1974)
The Beginning of Doves (1974, coletânea de demos gravada
em 1966 e 1967)
Bolan's Zip Gun (1975)
Futuristic Dragon (1976)
Dandy in the Underworld (1977)
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