247 - T. Rex - parte 3

O ano de 1971 marca o começo do estrelato para Marc Bolan e o T. Rex, graças ao mega sucesso "Hot Love" e o excepcional álbum Electric Warrior que trazia outro hit, "Get It On". Finalmente, Bolan conseguia o estrelato que tanto sonhava.


Novo nome, nova vida. Assim, quando o compacto "Ride a White Swan" foi lançado em outubro de 1970, Marc Bolan alimentava esperanças de que pudesse ser um sucesso.

O compacto começou a se tocado lentamente na Radio 1, até virar um coqueluche nacional e alcançar o segundo lugar na parada de sucesso, em janeiro de 1971, quando vendia aproximadamente duas mil cópias por semana. O T. Rex tinha dado o sucesso sonhado.

Com um compacto de sucesso, ficou fácil promover o álbum de estréia do T. Rex, que levava apenas o nome do grupo, em dezembro de 1970.

capa e contra-capa do disco T. RexO disco trazia uma foto dos dois na capa, com Marc empunhando uma guitarra. As 15 faixas do disco eram:

Lado A

1. The Children Of Rarn
2. Jewel
3. The Visit
4. Childe
5. The Time Of Love Is Now
6. Diamond Meadows
7. Root Of Star
8. Beltane Walk

Lado B

9. Is It Love?
10. One Inch Rock
11. Summer Deep
12. Seagull Woman
13. Sun Eye
14. The Wizard
15. The Children Of Rarn

O disco pode ser considerado como, de fato, o último disco Tyranossaurus Rex e seria o último em que ele dividiria a foto da capa com um companheiro. A partir de então, apenas Marc seria retratado na capa dos futuros discos, deixando claro quem era o astro.

O sucesso fez com que o T. Rex começasse a ter cada vez mais público em suas apresentações, cujo preço dos ingressos era menor que a média das apresentações londrinas, numa tentativa de chamar mais gente.

Bolan estava escalado para se apresentar no programa televisivo Top of the Tops, que entraria para a história por um motivo risível: durante os ensaios, Marc havia colocado um pouco de brilho nos olhos para se proteger da luz excessiva. Acontece que Marc se esqueceu de tirá-lo quando subiu se apresentar e acabou ficando famoso por esse detalhe. Alguns apontam esse "erro" como o marco do glam-rock ou glitter.

Os concertos começaram a atrair uma horda de adolescentes histéricos, que veneravam Bolan com um deus. O problema é que os fãs berravam tanto que ele não conseguia se ouvir no palco. Além disso, achava o volume muito baixo e começou a procurar músicos para completar o T. Rex. Os escolhidos acabaram sendo Steve Currie (baixo) e Bill Legend (baterista).

Currie era um velho conhecido de Visconti, que tocava baixo nas gravações de estúdio do T. Rex. Legend apareceu por acaso. Após testarem músicos por quatro dias, Visconti se lembrou de Bill Fyfeld, que tocava com um grupo chamado Legend. Bill foi aceito e adotou o nome de Bill Legend. O T. Rex tinha agora quatro músicos fixos, além de Tony Visconti, que tocaria eventualmente baixo, piano, faria os arranjos para cordas e seria o produtor.

capa alemã do compacto Hot LoveEm fevereiro de 1971, O T. Rex edita um novo compacto, "Hot Love". E desta vez não havia erros: primeiro lugar nas paradas!

"Hot Love", traz as vozes inconfundíveis de Howard Kaylan e Mark Volman, ou Flo and Eddie, líderes da banda norte-americana psicodélica, The Turtles, autores de hits como "Happy Together". Desta vez, a canção foi ao topo da parada em apenas três semanas e Bolan viu sua posição de astro mais do que confirmado. Segundo o semanário New Musical Express a "T.Rextacy tinha chegado".

O dinheiro e a fama vieram em doses cavalares, mas Marc queria mais. Queria agora ser rei também na América, sonho que perseguiu a vida inteira. Com a fama, resolveu montar um selo próprio, passo que poucos artistas puderam realizar. Para isso fundo selo e uma companhia publicitária; Wizard Productions e Warrior Music Projects.

Mas ele tinha ainda um antigo contrato com a Fly, que lançou, à revelia do cantor usando uma cláusula contratual uma coletânea do Tyrannosaurus Rex usando o nome T. Rex, sabendo que os fãs iriam comprá-la avidamente. Assim, saía a primeira das várias coletâneas picaretas lançadas pelo selo The Best of T. Rex.

A situação piorou quando soube que devia à gravadora, um single e um LP inéditos. Em meio à excursão norte-americana, Bolan entrou em estúdios com Tony Visconti e Flo and Eddie.

Metade do disco havia sido trabalhado nos estúdios londrinos Trident e Advision, mas a outra metade foi gravada em Los Angeles e Nova York.

Visconti que, pela primeira vez, tinham orçamento para usar músicos em sessões extras e chamaram Blue Weaver (piano), Burt Collins (flugelhorn), Ian McDonald (sax). Marc também queria usar cordas, pois desde que "Ride a White Swan" havia virado um imenso sucesso, não queria mais abrir mão do expediente. E por trás de tudo isso, ainda havia o talento de Marc como guitarrista, criando um estilo largamente copiado até hoje.

A excursão norte-americana não cumprira seu objetivo e Marc estava ainda muito longe de ter algo parecido com o que via na Inglaterra. Seu visual e estilo musical ainda estavam distantes do gosto do público médio norte-americano.

capa do disco Electric WarriorMesmo assim, as gravações foram realizadas em um ótimo ambiente e com músicas excelentes. E foi assim que nasceu o álbum mais clássico do T. Rex, Electric Warrior, lançado em setembro e que alcançou o primeiro posto na Inglaterra.

A capa seria a primeira de uma série apenas com Bolan, desta vez tocando sua guitarra e tendo um gigantesco amplificador às suas costas. O disco trazia também o maior o hit do grupo até hoje, "Get It On", primeiro lugar na Inglaterra e décimo na América, a melhor posição de Bolan lá.

O disco foi considerado o melhor do ano por vários seminários ingleses e Paul McCartney afirmara que achava possível o T. Rex ter um sucesso tão grande quanto os Beatles.

Em outubro, os shows do grupo foram um tremendo sucessos e a excursão de 20 apresentações teve apresentações extras, como em Liverpool, onde fizeram dois shows extras no estádio do time que leva o mesmo nome da cidade. O grupo chegava de limusine e era despido pelos fãs assim que saía do carro. Além disso, era requisitadíssimo para programas televisivos, entrevistas, etc. Ninguém era maior do que ele na Inglaterra.

Tentando faturar mais ainda, a Fly lança, à revelia do cantor, um novo compacto, "Jeepster". Em contrapartida, Marc se recusa a promovê-la, porém, ainda assim, alcança o segundo lugar nas paradas.

capa do compacto Telegram SamFamoso, Marc começa a negociar um novo contrato, desta vez com a poderosa EMI para distribuir o próximo trabalho, que sairia pelo seu selo próprio. Assim, em janeiro de 1972, Marc lança "Telegram Sam", terceiro número 1 em menos de ano!

A banda volta novamente à América, desta vez com a fama de serem os "Novos Beatles". A decepção é grande e os promotores falham em promover a imagem de Bolan. Apesar disso, fazem um concerto memorável no Carnegie Hall, em Nova York.

Enquanto isso, a Fly resolve fazer mais grana lançando uma segunda coletânea intitulada "Bolan Boogie", que alcança o topo da parada britânica.

A fama deu à Marc um fã inesperado: Ringo Starr.

O ex-baterista dos Beatles confessara amar o T. Rex e tentava continuar a vida após o fim do maior grupo da história. Por isso, convidou Marc para cantar e tocar em duas faixas de seu novo trabalho: "Have You Seen My Baby" e "Back Off Boogaloo". Ele também fez um filme chamado Born to Boogie, junto com Marc, onde apareciam os dois no estúdio, e tentando fazer algumas piadas. Os dois acabariam gravando "Children of Revolution", que se tornaria um grande sucesso do T. Rex, que também contava com outro astro emergente ao piano: Elton John. Parte das cenas ao vivo do filme foram tirados no Empire Pool, em Wembley, onde a banda fez dois concertos para mais de 100 mil pessoas.

Para o novo disco, Marc voou até à França e gravou no Chateau D'Herouville, estúdio favorito de Elton. E além dos amigos que deram uma força, um jovem cantor que começava a virar astro igualmente deu uma canja nos vocais de apoio e no sax: David Bowie, alguns meses antes de explodir como Ziggy Stardust.

Mas isso é papo para outra coluna. Um abraço e até mais.

como T. Rex

compactos

Ride A White Song/Is It Love/Summertime Blues (outubro, 1970)
Hot Love/Woodland Rock/King Of The Mountain Cometh (fevereiro, 1971)
Get It On/There Was A Time/Raw Ramp (julho, 1971)
Jeepster/Life's A Gas (novembro, 1971)
Telegram Sam/Cadillac/Baby Strange (janeiro, 1972)
Metal Guru/Thunderwing/Lady (maio, 1972)
Children Of The Revolution/Jitterbug Love/Sunken Rags (setembro, 1972)
Solid Gold Easy Action/Born To Boogie (dezembro, 1972)
20th Century Boy/Free Angel (março, 1973)
The Groover/Midnight (junho, 1973)
Truck On (Tyke)/Sitting Here (novembro, 1973)
Teenage Dream/Satisfaction Pony (janeiro, 1974)
Light Of Love/Explosive Mouth (julho, 1974)
Zip Gun Boogie/Space Boogie (novembro, 1974)
New York City/Chrome Sitar (julho, 1975)
Dreamy Lady/Do You Wanna Dance/Dock Of The Bay (setembro, 1975)
London Boys/Soul Baby (fevereiro, 1976)
Hot Love/Get It On (abril, 1976)
I Love To Boogie/Baby Boomerang (junho, 1976)
Laser Love/Life's An Elevator (setembro, 1976)
Dandy In The Underworld/Groove A Little/Tame My Tiger (maio, 1977)
Celebrate Summer/Ride My Wheels (agosto, 1977)

LPs

T. Rex (1970)
The Best of T. Rex (1971, coletânea do Tyrannosaurus Rex)
Electric Warrior (1971)
Bolan Boogie (1972, coletênea)
The Slider (1972)
Ride A White Swan (1972, coletênea)
Tanx (1973)
Zinc Alloy and the Hidden Riders of Tomorrow or a Creamed Cage in August (1974)
The Beginning of Doves (1974, coletânea de demos gravada em 1966 e 1967)
Bolan's Zip Gun (1975)
Futuristic Dragon (1976)
Dandy in the Underworld (1977)

 



 

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