A parte final
da biografia mostrará os últimos anos de Marc Bolan
junto com o T. Rex até sua trágica morte e a conseqüente
transformação em mito. Mesmo após o furacão
vivido nos primeiros anos da década de 70 quando, Marc
conseguiu manter o alto nível de seus trabalhos e mostrou
porque é até hoje um dos grandes nomes de todos
os tempos.
Bolan
e Bowie sempre tiveram uma relação de amor e ódio.
Quando Marc o convidou para as gravações do que
viria a ser o LP The Slider, Bowie estava começando
a ficar grande demais, pois dava os retaques finais em seu grande
e mais importante personagem, Ziggy Stardust.
E Bowie admirava Bolan,
tanto que escreveu "Lady Stardust" inspirada em seu
amigo/rival. E também convidou Marc para participar da
faixa "The Prettiest Star", do disco seguinte, Aladdin
Sane. Marc compareceu ao lado de sua esposa June, mas
visivelmente irritado, a ponto de se recusar a ouvir os pedidos
de David. Após gravar sua parte os dois partiram sem, ao
menos, dar um tchau. Magoado com a atitude de Marc, Bowie não
utilizou a guitarra tocada por Bolan, substituída por Mick
Ronson. Marc se sentia intimidado com o sucesso de Ziggy Stardust
e o acusava de ser uma mera cópia sua, algo que David não
negava totalmente.
O
disco rendeu alguma polêmica na foto da capa, já
que alguns juram que foi tirada pelo ex-baterista dos Beatles,
embora seja, ao que parece, de Tony Visconti. A foto da capa mostrava
o chapéu que Marc tinha usado para fazer o filme Born
to Boogie.
Em janeiro de 1972 é
lançado o primeiro single da nova fase, com as canções
"Telegram Sam" e "Cadilac". A canção
chegou a ganhar uma curiosa cover do Bauhaus nos anos 80.
Alheio a tudo isso, em
junho de 1972, The Slider saiu com elogios e boas vendagens, já
que vendeu mais de 100 mil cópias em meros quatro dias.
O
disco teve alguns grandes sucessos, como "Metal Guru",
quarto compacto do T. Rex a chegar ao topo das paradas britânicas.
Em setembro foi lançado
o segundo single, "Children of the Revolution", que
ficou em segundo lugar nas paradas, resultado que frustrou Bolan,
que sonhava com um quinto número 1.
No mesmo mês, o T.
Rex iniciou nova excursão pela América. O grupo
ainda fez alguns shows na Austrália e no Japão,
em novembro, e em dezembro, o grupo fechou o giro com dois shows
absolutamente lotados na Inglaterra, em Edmonton e Brixton.
Marc
começou o ano de 1973 como convidado do programa televisivo
da cantora britânica Cilla Black. Em março de 1973
é a vez de novo single, "20th Century Boy" e
duas semanas depois é lançado um novo LP, Tanx.
O disco foi gravado na França e na Dinamarca e mostrava
um Marc de cara fechada e com uma miniatura de um tanque de guerra
entre suas pernas. O disco ficaria marcado como o começo
do declínio do grupo e em uma das canções
- "Shock Rock" - ele ataca o glam rock, movimento no
qual ele foi o marco zero. Foi também o primeiro disco
que não rendeu nenhum single, já que Bolan desejava
se distanciar da imagem de pop star.
Em junho daquele ano um
novo single é lançado - "The Grover" -
mas chegou apenas ao quarto posto da parada, apesar de ter vendido
100 mil cópias apenas no primeiro dia de lançamento.
O T. Rex, aliás, tinha conseguido números impressionantes
nos últimos dois anos com quase 40 milhões de cópias
vendidas, com quatro canções em primeiro lugar na
parada britânica, três em segundo lugar e duas em
terceiro. Marc era o deus que tanto sonhava desde menino.
Para a nova excursão
americana, Marc resolveu diversificar e convidou o guitarrista
Jack Green e mais três cantoras, sendo um delas Gloria Jones,
filha de um pastor norte-americano e que seria responsável
pelo fim do casamento de Marc com June. No final do ano, o baterista
Bill Legend deixa a banda, criando um vácuo que jamais
seria preenchido.
Em 1974 Marc recomeça
nova excursão britânica, com dois saxofonistas na
nova banda e dois bateristas - Davey Lutton e Paul Fenton.
Marc
começa a dar sinais de irritação com as primeiras
críticas e o novo disco Zinc Alloy and the Hidden
Riders of Tomorrow or a Creamed Cage in August saiu,
pela primeira vez, sem o nome T. Rex na capa.
A primeira capa, aliás,
sequer tinha uma foto de Marc e foi retirada rapidamente de circulação
após a gravadora convencer Marc a editar outra.
As críticas começaram
a pipocar cada vez e alguns disseram que o nome era uma mera cópia
do maior sucesso de Bowie, The Fall and Rise of Ziggy
Stardust and the Spiders from Mars.
As críticas começaram
a minar a confiança de Bolan e Marc começou a passar
o maior tempo do ano fora da Inglaterra, além de começar
a usar cocaína e a beber compulsivamente e Marc começou
a engordar visivelmente.
Marc e Bowie se encontraram
novamente, quando David pediu ajuda ao seu amigo para ouvir alguns
músicos que queria incluir na turnê promocional de
Diamond Dogs. Marc topou e acabou "roubando" o tecladista
Dino Dines para sua banda. Dines havia tocado com os Beach Boys
nos anos 60. E Marc sentiria outra enorme perda, ao ver a parceria
com Tony Visconti terminar após seis anos, por "diferenças
musicais".
O
ano de 1974 é o começo da decadência e pela
primeira vez um single do T. Rex fracassa nas paradas - "Light
of Love". Nessa época, Marc vivia em Bervely Hills
para evitar o alto imposto no Reino Unido. Em junho sai o novo
disco, Zip Gun, um sonoro fracasso.
Para piorar, Marc e June
se separam no final do ano, já que sua esposa não
conseguia mais fingir que não se importava com o caso de
seu marido com Gloria.
O grupo entraria em 1975
praticamente esquecido com baixa popularidade e vendo Marc com
inúmeros problemas pessoais e após beber em demasia
durante uma semana, acabou desmaiando, entrando em coma e escapando
da morte por pouco. Os médicos recomendaram um longo período
de descanso. Gordo, sem dormir, bebendo em excesso e consumindo
muita cocaína, Marc resolveu tomar uma decisão radical
e voltar ao Reino Unido, apesar dos altos impostos que o tinham
afugentado. Outro motivo para retornar era a notícia de
que Gloria estava grávida: "quero ser uma pessoa sã
agora porque pretendo ficar ainda muito tempo por aí."
Marc começou a bolar
um novo disco conseguindo um sucesso razoável com o single
New York City/Chrome Sitar, chegando ao 15º
posto nas paradas britânicas. Um outro incidente reafirmaria
sua confiança: Marc seria entrevistado por Telly Savalas
em um programa televisivo e Marc roubou o show ao fazer mais perguntas
ao entrevistador do que vice-versa. Com isso, a Thames Television
lhe ofereceu um programa próprio, onde ele entrevistaria
Angie Bowie, Keith Moon, John Mayall e Stan Lee.
Em 1976 o grupo volta com
um novo disco, Futuristic Dragon. O disco não
foi muito bem visto, até porque Marc estava muito ocupado
em produzir o disco-solo de Gloria Jones, agora sua esposa e mãe
de seu filho, Rolan Seymour Bolan.
Apesar
do pouco sucesso comercial, Marc viu uma nova geração
aparecer no Reino Unido, os punks e se intitulou o pai de todos
eles. Animado, Marc fez um tratamento para largar a bebida e perder
os quilos adquiridos na América.
Após ajudar a esposa
com o single To Know Him Is To Love Him/City Port, lançado
em janeiro de 1977, lança no mês seguinte o álbum
Dandy in the Underworld, considerado o melhor
disco desde The Slider. O disco rendeu boas críticas
e Marc conseguira o que parecia impossível: dar a volta
por cima.
Assim,
o canal de TV Granada resolveu fazer seis programas intitulados
apenas "Marc", onde ele tocaria com os novos artistas
como o Generation X, de Billy Idol e o Boomtown Rats, de Bob Geldof.
Mas nenhum deles foi mais importante que o último show:
nada menos que seu velho amigo e rival David Bowie.
Os dois até tinham
escrito uma canção juntos para o dia, mas acabaram
não tocando. Os dois acabaram jantando juntos, no Soho,
e depois foram ao novo estúdio de Tony Visconti, mas Marc
não encontrou seu velho parceiro. Marc prometeu que um
dia gravaria lá, promessa jamais cumprida, pois três
dias depois, em 16 de setembro, Gloria - que nunca aprendera a
dirigir - perdeu a direção do carro, saiu da estrada
e bateu em uma árvore. Marc teve morte instantânea,
semanas antes de completar 30 anos.
Seu corpo foi enterrado
no Golder's Green Crematorium de Londres e contou com a presença
de vários artistas, incluindo Bowie, que chorou muito.
A morte o transformou em um mito, um
nome intocável. Após experimentar o sucesso, o
declínio, Marc estava reconstruindo sua vida profissional
e pessoal, mas a morte abreviou tudo. Gloria sofreu a ira dos
fãs durante vários anos e acabou voltando para
a América.
E, logicamente, após sua morte,
incontáveis discos póstumos foram lançados,
aumentando ainda mais o mito, já monstruoso. Deixo vocês
apenas com a discografia oficial. Um abraço e até
a próxima coluna.
como T. Rex
compactos
Ride A White Song/Is It Love/Summertime
Blues (outubro, 1970)
Hot Love/Woodland Rock/King Of The Mountain Cometh (fevereiro,
1971)
Get It On/There Was A Time/Raw Ramp (julho, 1971)
Jeepster/Life's A Gas (novembro, 1971)
Telegram Sam/Cadillac/Baby Strange (janeiro, 1972)
Metal Guru/Thunderwing/Lady (maio, 1972)
Children Of The Revolution/Jitterbug Love/Sunken Rags (setembro,
1972)
Solid Gold Easy Action/Born To Boogie (dezembro, 1972)
20th Century Boy/Free Angel (março, 1973)
The Groover/Midnight (junho, 1973)
Truck On (Tyke)/Sitting Here (novembro, 1973)
Teenage Dream/Satisfaction Pony (janeiro, 1974)
Light Of Love/Explosive Mouth (julho, 1974)
Zip Gun Boogie/Space Boogie (novembro, 1974)
New York City/Chrome Sitar (julho, 1975)
Dreamy Lady/Do You Wanna Dance/Dock Of The Bay (setembro, 1975)
London Boys/Soul Baby (fevereiro, 1976)
Hot Love/Get It On (abril, 1976)
I Love To Boogie/Baby Boomerang (junho, 1976)
Laser Love/Life's An Elevator (setembro, 1976)
Dandy In The Underworld/Groove A Little/Tame My Tiger (maio,
1977)
Celebrate Summer/Ride My Wheels (agosto, 1977)
LPs
T. Rex (1970)
The Best of T. Rex (1971, coletânea do Tyrannosaurus Rex)
Electric Warrior (1971)
Bolan Boogie (1972, coletênea)
The Slider (1972)
Ride A White Swan (1972, coletênea)
Tanx (1973)
Zinc Alloy and the Hidden Riders of Tomorrow or a Creamed Cage
in August (1974)
The Beginning of Doves (1974, coletânea de demos gravada
em 1966 e 1967)
Bolan's Zip Gun (1975)
Futuristic Dragon (1976)
Dandy in the Underworld (1977)
|