90 - U2 - Boy (Edição Remasterizada)

Uma das grandes vantagens do CD foram as edições especiais e comemorativas.

Embora, boa parte delas tragam faixas dispensáveis, muitas são um deleite para os fãs com um belo libreto, fotos inéditas e uma melhorada imensa na qualidade sonora.

Mas, há aquelas edições em que as faixas bônus não são nada dispensáveis, muito pelo contrário. E essas edições do U2 entram, sem dúvida, na segunda categoria.

Primeiro aspecto: visual. Para quem é fã da banda, sabe que o acabamento gráfico dos cds antigos - especialmente os primeiros - era um verdadeiro lixo. A edição nacional de October (gravado em 1981) traz, no encarte, uma foto da banda tirada em 1983! Uma falta de respeito imenso.

A banda, porém, resolveu relançar seus discos em grande estilo, começando pelos três primeiros - Boy, October e War.

Aqui, comentarei um pouco sobre a estréia da banda, Boy, editado em 1980.

Tudo que se poderia falar de Boy já foi dito várias vezes.

Uma estréia espetacular, que fica ainda mais evidente nessa nova remasterização comandada por The Edge.

Ouvindo o disco fica claro porque o grupo já parecia tão promissor e foi tão elogiando por boa parte da crítica inglesa e norte-americana.

Cada CD vem uma luxuosa embalagem com uma estojo de capa dura trazendo capa e contra-capa original. Dentro dessa preciosidade há uma edição extremamente meticulosa, com os dois CDs colocados no início e fim de um livro, com um texto explicativo e várias fotos.

Os textos são um capítulo à parte. Para escrevê-los, a banda convidou vários colegas e amigos de primeira hora, cada um escrevendo sobre um determinado disco. Dessa maneira, Paul Morley conta um pouco sobre o começo do U2 e o processo de gravação do disco. Imperdível.

Há, porém, um pequeno senão. O disco original traz 11 faixas, abaixo relacionadas. Mas, o CD, no entanto, traz 12, sendo a última uma versão instrumental de 34 segundos de "Fire", (faixa do segundo disco), totalmente dispensável e que caberia melhor no CD 2.

O CD 2 é o grande atrativo do pacote. Se Morley conta a história das gravações oficiais, cabe ao guitarrista The Edge trazer detalhes sobre as faixas de compactos que aqui estão, incluindo o lendário EP de estréia, U2-3.

Entre outras maravilhas, Edge relata que o produtor Martin Hannett, famoso pelos trabalhos com o Joy Division, pediu para fazer um overdub de guitarra na faixa "Touch", pois jamais havia feito um overdub do instrumento na vida!

O disco 2 traz todos os compactos - com as respectivas capas - que o U2 lançou pela CBS irlandesa. Além disso, há algumas faixas de rádio raras. Poderiam ter incluído outras faixas ainda mais obscuras, casos de "The Fool" (de 1978), mas o material inserido aqui é de tremenda valia para os apreciadores.

E se você acha que vai morrer na maior grana para adquiri-los, saiba que todo esse luxo foi editado no Brasil e que é possível encontrar em vários sites, por um preço médio de R$ 55.

Um ótimo presente, atrasado, de Natal.

CD 1

1. I Will Follow
2. Twilight
3. An Cat Dubh
4. Into The Heart
5. Out Of Control
6. Stories For Boys
7. The Ocean
8. A Day Without Me
9. Another Time, Another Place
10. The Electric Co.
11. Shadows And Tall Trees

CD 2

1. I Will Follow (Previously Unreleased Mix)
2. 11 O'Clock Tick Tock
3. Touch
4. Speed Of Life (Previously Unreleased Track)
5. Saturday Night (Previously Unreleased Track)
6. Things To Make And Do
7. Out Of Control
8. Boy-Girl
9. Stories For Boys
10. Another Day
11. Twilight
12. Boy-Girl (Live at The Marquee, London)
13. 11 O'Clock Tick Tock (Live at The Marquee, London - Previously Unreleased Version)
14. Cartoon World (Live at The National Stadium, Dublin - Previously Unreleased Track)