Eles
foram uma das bandas mais importantes da Irlanda no movimento
punk. Liderado pelo carismático Feargal Sharkey, emplacaram
alguns sucessos na Irlanda e na Inglaterra. Formado em 1975, na
cidade de Londonderry, os Undertones, era formado pelos irmãos
John e Damian nas guitarras, Michael Bradley no baixo e Billy
Doherty na bateria. Conseguiram alguns sucessos como Teenage Kicks
e Jimmy Jimmy. Conheça mais uma banda made in Ireland feita
nesta coluna.
Há muito pouco a se falar do movimento punk. O mais importante
já foi dito e escrito várias vezes, então
não vale a pena ficar chovendo no molhado. Mas os Undertones
merecem uma boa bio, porque é a banda mais carismática
da Irlanda do Norte, ao lado do Stiff Little Fingers. O grupo
voltou à ativa há pouco tempo atrás mas sem
Sharkey, e já não é a mesma coisa.
Eles faziam um punk cru,
dançável, fortemente inspirado nos Ramones. Começaram
a tocar em qualquer biboca disponível e a ganhar nome.
Graças ao carisma do vocalista Sharkey ficaram famosos,
pelo menos em Londonderry. As canções falavam tudo
aquilo que os jovens queriam ouvir: amor adolescente, garotas
e rebeldia.
O primeiro disco que fizeram
foi um EP chamado Teenage Kicks, em 78, com certeza o maior
clássico da banda, por um selo de Belfast chamando Good
Vibrations. As canções eram simples, sem grande
diferença de qualquer punk. Mas o tempo passa e os Undertones
começaram a querer colocar o soul da Motown em suas composições,
algo que Paul Weller tentou nos últimos anos do The Jam
e no Style Council.
No palco eram tremendamente
carismáticos, divertidos e chegaram a excursionar com o
Clash, para quem abriam os shows. Enquanto bandas como PiL e Joy
Division tentavam dar um passo à frente musicalmente falando,
os Undertones mantinham sua fórmula básica.
"Você acha que
somos burros deliberadamente? Não temos pretensões
em fazer arte. Nossa meta é escrever canções
simples para toda a garotada se divertir. Nós somos anti-arte.
Nosso negócio é entreter. Não queremos ficar
experimentando, tentando inovar. Nosso público gosta assim
de nós", disse Michael Bradley.
Com
esse pensamento lançaram quatro discos: The Undertones
(1979), Hypnotised (1980), Positive Touch (81)
e The Sin of Pride (83). Mesmo afirmando que não
estavam interessados em arte, os discos mostravam uma sofisticação,
incluindo a soul music nas canções e influências
psicodélicas. No último disco a banda já
não clicava mais e Feargal abandonou a banda e tentou uma
carreira solo. Os irmãos O'Neill formaram outra banda excelente,
o That Petrol Emotion. Depois de um sumiço de mais uma
década, voltaram à ativa, com outro vocalista, mas
fracassaram. Os Undertones fizeram toda a escalada das bandas
de 70/80. Foram punk, pós-punk e new wave.
Em uma entrevista, Bradley
disse que gostaria de pegar algumas canções do grupo
e remixá-las para ganhar uma nova roupagem. Veja o que
ele pensa de algumas canções.
"Teenage Kicks"
- Essa canção sempre foi boa, desde o início.
Foi escrita por John. Os Ramones eram nossa principal inspiração.
O som parece daquelas bandas de garagem de 20 anos atrás.
John Peel surpreendentemente nos apoiou, tocando a música
duas vezes seguidas, e a canção invadiu toda a Inglaterra.
Alguns charmaram de pop perfeito. Besteira! Para mim pop perfeito
é o do ABBA.
"True Confessions"
- Nós achávamos que seríamos uma banda
de tiro curto, então colocamos no EP nossa quatro melhores
canções. Nós não queríamos
ser Cole Porter. Essa foi a primeira canção que
John escreveu sozinho. É baseada em amor e relacionamentos.
Falava um pouco de nossa adolescência, porque começamos
tarde a namorar, já que a banda era nossa prioridade.
"Smarter Than U"
- Eu e Damian escrevemos esta. Era perfeita para ser lado
B de um single. Anos depois, o Prince usou o U da mesma forma.
"Emergency Cases"
- Ela começou como uma cover mais punk e rápida
de Parachute Woman, dos Rolling Stones, do disco Beggars Banquet.
Nós amávamos Stones!
"Get Over You"
- Nós estávamos desapontados com a parada de
singles. Nós pensamos que fosse o nosso fim como banda.
O que podíamos fazer? Acho que essa canção
merecia uma sorte melhor.
"Really Really"
- Billy escreveu essa canção. Eu ajudei um pouco
nos arranjos. Era uma canção que funcionava maravilhosamente
ao vivo, no palco. Eu não sei se era básica ou banal,
mas era uma grande música.
"She Can Only Say
No" - Essa foi uma canção anti-machismo
de John, a primeira dele. Nós a melhoramos para o nosso
segundo LP. Certamente não fala sobre o machão normal.
Seria um protótipo do novo homem? Eu acho que não.
"Jimmy Jimmy"
- Seria ele uma pessoa real? Ele era a mesma pessoa de 'My
Perfect Cousin'. Não era exatamente um herói.
"My Perfect Cousin"
- Se fiquei tão feliz em ser o co-autor da nossa maior
canção? Claro que sim e não deixo os outros
esquecerem disso! Ela chegou ao número 9 da parada e eu
fiquei superfeliz com isso. Eu e Damian escrevemos juntos. A maior
parte da letra é minha. Eu imaginei que ninguém
escreveria por anos uma canção tão boa como
essa!
"Top Twenty"
- John achou que era uma boa canção porque as
pessoas não falavam sobre as 20 mais. Isto me lembra o
backing vocal, com os Rezillos, que nos apoiaram.
"You've Got My Number"
- John escreveu essa no verão de 1979 e nosso queixos
caíram. Era brilhante! Ainda é. Musicalmente era
uma evolução, nós tínhamos deixado
os Ramones no passado.
"Let's Talk About
Girls" - Uma das canções que tocávamos
ao vivo, tiramos da caixa Nuggets (maravilhosa comPiLação
de bandas americanas de garagem dos anos 60!). Essa era do Chocolate
Watch Band. O título é bem Undertones.
"One Way Love"
- Nossa homenagem a "Last Train to Clarkesville",
dos Monkees. O riff de guitarra era maravilhoso, mas eu achava
um pouco fraco. A melodia era basicamente uma nota em especial.
Essa era uma canção para ser um lado B.
"Don´t Wanna
See (You Again)" - Uma das primeiras canções
escritas por John, em 77. Era uma canção típica
dos Ramones, obviamente. Gostava dela porque era curta.
Bem, é isso aí.
Se você quer conhecer uma banda punk quase esquecida hoje
em dia, vá atrás dos Undertones. Há varias
coletâneas. Um bom grupo para animar umas festinhas. Um
abraço!
Discografia
compactos
Teenage Kicks (1978)
Get Over You (1979)
Jimmy Jimmy (1979)
Here Comes The Summer b/w One Way Love & Top Twenty (1979)
You've Got My Number (Why Don't You Use It?) (1979)
My Perfect Cousin (1980)
Wednesday Week (1980)
It's Going To Happen! (1981)
Julie Ocean (1981)
The Love Parade (1983)
Got To Have You Back (1983)
Teenage Kicks (1983) - re-issue UK
My Perfect Cousin - re-issue (1983)
Beautiful Friend
Chain Of Love
Save Me
Thrill Me (2003)
Álbuns
The Undertones (1979)
Hypnotised (1980)
Positive Touch (1981)
The Sin of Pride (1983)
The Peel Sessions Album (The Undertones) (1989)
Get What You Need (2003)
Listening In: Radio Sessions 1978-1982 (Live) (2004)
Dig Yourself Deep (2007)
Coletâneas
All Wrapped Up (1985)
Cher O'Bowlies - The Pick of the Undertones (1988)
The Very Best of The Undertones (1994)
True Confessions (Singles = A's & B's) (2000)
The Best of The Undertones (Teenage Kicks) (2003)
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