18 - Violeta de Outono - Early Years Complete

Em 1989, o selo Invisível surgiu com a intenção de proporcionar aos fãs do Violeta de Outono e do Invisible Opera Company of Tibet, um acesso às fitas cassetes com músicas e apresentações que dificilmente sairiam em vinil. O primeiro lançamento daquele ano foi o single, no formato flexi-disc, Opera Invisivel – Numa Pessoa Só, que foi distribuído quando o selo Wob Bop lançou o Early Years do Violeta apenas em cassete. Quinze anos depois, Fabio Golfetti volta a editar o selo com vários lançamentos do Violeta, do Opera Invisivel e outras idéias.

O primeiro lançamento é exatamente do Violeta de Outono, reunindo nada menos do que 14 canções clássicas, gravadas entre 1985 e 2000. A qualidade sonora é surpreendentemente boa para uma empreitada do gênero e mostra a banda em durante toda primeira fase de sua carreira, quando contavam com outros músicos que não chegaram a gravar oficialmente com a banda, sendo os casos do baterista Claudio Fontes, o saxofonista Renato Mello e o baixista Sandro Garcia.

O CD abre com uma boa versão para "2000 Light Years from Home" dos Rolling Stones. O segundo número é a já famosa versão de "Tomorrow Never Knows”, dos Beatles, que havia saído no primeiro LP da banda pela RCA, em 1987. Da mesma safra vem "Interstellar Overdrive", do Pink Floyd. A grande surpresa é a faixa cinco. Trata-se de "Tomorrow", do grupo Durutti Collumn, retirada do disco Circuses and Bread, e que foi apresentada em um programa de rádio, no ano de 1989. Gong, a principal influência de Fabio, comparece com duas canções; "Blues for Findlay", em versão inferior ao mostrado em Early Years e com "Flying Teapot", gravada ao vivo, no Aeroanta, em 1991. Nesse mesmo show tocaram uma cover de "She Said She Said", do álbum Revolver, dos Beatles e nessas duas faixas contavam com Claudio Fontes na bateria. Segue-se outra boa cover de Barrett, "Flaming", e a bela versão para Echoes/No Quarter, misturando Floyd com Led Zeppelin.

Nas duas próximas faixas o grupo entra em território minado, fazendo uma versão discreta de "Voodoo Child" de Hendrix e tocando "Citadel", outra dos Stones e considerado por seus fãs como a melhor canção registrada em "Early Years", com um som apenas razoável. O disco fecha com duas ótimas surpresas: a bela versão para "Eight Miles High", dos Byrds e de "Do It Clean", do Echo and the Bunnymen.

O CD está sendo comercializado pelo site do grupo e custa R$ 18,00. É uma bela pedida para os fãs do grupo e também para quem ainda não conhece o som do Violeta. Vale a pena ficar de olho nos lançamentos da Invisível, que promete voltar com força total.

TRACKLIST:

1 - 2000 Light Years from Home (Jagger & Richards)
2 - Tomorrow Never Knows (Lennon & McCartney)
3 - Interstellar Overdrive (Barrett Waters Mason & Wright)
4 - Tomorrow (Vini Reilly)
5 - Lucifer Sam (Syd Barrett)
6 - Blues For Findlay (Gilli Smyth)
7 - Flying Teapot (Daevid Allen)
8 - She Said She Said (Lennon & McCartney)
9 - Flaming (Syd Barrett)
10 - Echoes / No Quarter (Waters Gilmour Mason & Wright / Page & Plant)
11 - Voodoo Child (Jimi Hendrix)
12 - Citadel(Jagger & Richards)
13 - Eight Miles High (McGuinn Crosby Clark)
14 - Do It Clean (McCulloch Sergeant Pattinson De Freitas)

INTEGRANTES:

Fabio Golfetti (guitarra, citar e vocais), Angelo Pastorello (baixo e minimoog), Claudio Souza (bateria e percussão), Claudio Fontes (bateria), Renato Mello (sax alto), Gregor Izidro (bateria), Sandro Garcia (baixo), Fabio Ribeiro (teclados)