15- Violeta de Outono - EP Sessions 2002/2003

Quando fiz a entrevista com Fabio Golfetti, meses atrás, ele me disse que dificilmente o Violeta de Outono faria o seu Sgt. Pepper's. Mas ao receber e ouvir o novo lançamento da banda, em edição limitada do selo Voiceprint e disponível para compra apenas pelos sites do grupo e da gravadora (vejam os endereços abaixo), fiquei cá pensando com meus botões: ok, pode não ser o Sgt. Pepper's, mas não seria um Revolver?

Antes que alguém me considere um louco, eu vou explicar: as três canções que compõem o CD single (formato raro por aqui) mostram um acabamento e maturação da banda há muito esperado pelos entusiastas do trio. O único ponto negativo é o curto tempo de duração (pouco mais de 10 minutos) e o número de canções (poderiam ter gravado ao menos outras três, certo pessoal?).

O disco abre com “Mahavishnu”. Em 4 minutos e 18 segundos, Fabio Golfetti, Angelo Pastorello e Gregor Izidro (único registro do grupo com este estupendo baterista), acrescidos da excelente cantora Naide Patapas (velha fã e amiga de Fabio há mais de uma década), e os não menos criativos João Parahyba (percussão) e Fábio Ribeiro (teclados) fazem uma canção que remete a Beatles, fase 66, Byrds e até “Ruby Tuesday” dos Stones. Muita pretensão? Então me fale qual banda brasileira consegue juntar guitarra, violão, sitar, baixo, órgão, sintetizador e percussão em uma faixa apenas, fazendo uma canção arrebatadora e ao mesmo tempo, simples? Não bastasse a beleza em si, fecha com um belo verso: “Se a luz/Se recusar a brilhar/Estarei com você”, retirada de uma velho clássico do Led Zeppelin. Pop-song do ano.

A segunda canção é a instrumental “Supernova”, que não conta com Gregor, mas ganha cores com a delicada percussão de João e o piano elétrico de Fábio Ribeiro e Angelo se revezando no baixo e na craviola. “Moon Princess”, não tem João, mas tem Naide nos vocais e um clima que se tivesse sido gravada em São Francisco nos anos 60, teria sido trilha para muita festas com o pessoal esparramado no chão, abusando do famoso LSD e tentando achar seu “nirvana”. O bom é que foi produzida no Século XXI e feita por aqui.

Vale destacar a produção de Fabio Golfetti e Angelo Pastorello, além da gravação da voz de Golfetti, que também melhorou seu timbre ao longo dos anos.

Se você quiser adquirir o CD, deve acessar os sites www.violetadeoutono.com.br ou www.voiceprint.com.br ou escreva para info@violetadeoutono.com.br.

Ficha técnica

Canções:

Mahavishnu
Supernova
Moon Princess

Músicos:

Fabio Golfetti: voz, violão, sitar, violão.
Angelo Pastorello: baixo e craviola
Gregor Izidro: bateria
Naide Patapas: voz
Fábio Ribeiro: órgão, sintetizador, piano elétrico
João Parahyba: percussão