19 - Katrina and The Waves - The Original Recordings 1983-1984

Eis um cd que comentei na coluna e que serve para encerrar de vez o tema sobre a banda. Esse disco caiu em minhas mãos da maneira mais inesperada. Mandei um email para a gravadora e pedi esse cd e o último do Kimberley Rew, na maior cara-de-pau. E não é que mandaram? Deixando a sorte de lado, a única coisa que posso dizer sobre esse lançamento é que se você é fã de um bom power pop ou apenas de uma boa banda pop com belos solos de guitarra, eis uma excelente dica. Esse material vale a pena ser ouvido por vários motivos:

1 - é a primeira vez que os dois LPs canadenses do grupo sai em CD. Além das 20 canções originais, o disco ainda traz mais 4 faixas inéditas.

2 - Além do CD, o disco 2 é uma agradável surpresa: um DVD mostrando um show gravado em 1983, época do lançamento do primeiro disco intitulado Walking On Sunshine, além de fotos e clips. O vídeo da canção "Dancing Street", é puro trash anos 80, um desenho animado onde até um boneco imitando John Travolta aparece. Sensacional. Repare na platéia do show da banda, composta por pessoas de 8 a 20 anos e um dois "coroas" se requebrando, além de duas crianças em frente ao palco e que são sistematicamente filmadas.

3 - o lançamento traz um luxuoso libreto de 24 páginas em que os próprios integrantes do grupo (Alex Cooper, Vince de la Cruz, Kimberley e Katrina) contam as aventuras e o processo de gravação dos dois discos.

4 - é um disco leve, gostoso e que você pode tocar várias vezes sem que ninguém mande tirar "esse disco chato". As guitarras de Kimberley são puro anos 60 e o grupo foi elogiado pelo bom gosto de suas composições e pela garra de suas performances ao vivo.

5 - Ouvir versões de canções conhecidas totalmente diferentes, como o grande clássico "Walking On Sunshine", sem a seção de metais. No disco há duas versões, a de estúdio e uma ao vivo, que virou o clip da canção. E Kimberley assumindo os vocais em "Going Down to Liverpool" e em "Don't Take Her Out Of My World". De quebra, você saberá que a canção favorita de Katrina e que ela odiou ter seu nome colocado em destaque e que preferia mil vezes o nome original da banda que era apenas "The Waves".

Infelizmente, claro, há sempre os poréns, e nesse caso é aquele velho conhecido nosso: edição brasileira? Nem pensar, o que vai deixar as pessoas com poucas chances de ouvir e conhecer esses dois grandes discos. A solução será importar e rezar para não pagar muito. O show foi filmado em Shepperton, em 1983.

Faixas

1 - Dancing Street
2 - Spiderman
3 - Going Down to Liverpool
4 - Machine Gun Smith
5 - Walking On Sunshine
6 - Brown Eyed Son
7 - Que Te Quiero
8 - Don't Take Her Out Of My World
9 - I Really Taught Me To Watusi
10 - Ain't No Money (Buy You Love)
11 - Do You Want Crying?
12 - Maniac House
13 - She Loves to Groove
14 - Cry for Me
15 - Red Wine and Whiskey
16 - Mexico
17 - One Woman
18 - The Sun Won't Shine
19 - He's a Charmer
20 - The Game of Love
21 - That's Just The Woman In Me*
22 - River Deep Mountain High*
23 - Heartbeat*
24 - Walking On Sunshine (live, 1983)

* faixas nunca lançadas