A Sra. McGinty
morreu, a sra. McGinty morreu! E sabe como ela morreu? Colocando
a cabeça para fora, assim como eu! Desde
meus 15 anos essa frase (perdoem-me se não for exatamente
como essa palavras, mas 21 anos se passaram desde então...)
ocupa a minha cabeça. Ela faz parte do romance policial
A Morte da Sra. McGinty, de Agatha Christie, a minha primeira
grande paixão na literatura, quando eu tinha 13, 14 anos.
Bem, e o que isso tem a ver com o Woodentops? Nada, a não
ser que o líder do grupo chama-se Rolo McGinty e eu não
poderia perder essa chance de fazer esse trocadilho, ainda que
infame. E o melhor de tudo isso é que ele me concedeu uma
entrevista exclusiva, talvez a primeira para um veículo
brasileiro. Bem, e que foram os Woodentops? Eles foram tão
bons assim? Aí, só lendo abaixo....
Virou
uma tradição minha sair catando antigos grupos que
habitam minha mente e ver se eles possuem um site e um e-mail
para contato e daí pedir uma entrevista com meu inglês
macarrônico. Foi assim com Steve Wynn, Andy Gill, Bevis
Frond, Sal Valentino, etc... Rolo McGinty faz parte de uma parte
quase esquecida de minha vida, lá pela virada da adolescência,
quando a gente deixa de ser "de menor" e passa a ser
"de maior". Os Woodentops estavam lá, e foi com
grande surpresa que descobri um site, perguntei se podiam me conseguir
uma entrevista com Rolo e o próprio me respondeu no dia
seguinte. O mais surpreendente foi saber que ele tem grandes amigos
no Brasil (em Parati e no Rio de Janeiro) e que ele experimentou
as iguarias brasileiras - mandioca e banana frita - e adorou.
Saiba também que, apesar de serem companheiros de selo
dos Smiths, não eram grandes fãs de Morrissey &
Marr. Assim, comemoro mais um aniversário publicando uma
das entrevistas mais bacanas que fiz. Com vocês, Rolo McGinty...
Pergunta:
- Por favor, Simon, conte como nasceu o Woodentops...
Rolo McGinty: - Eu tinha escrito algumas canções
em um gravador caseiro e ficava mexendo nas mesmas, adicionando
e tirando instrumentos, a cada vez que eu gravava, lutando contra
os chiados. Acabei entrando em contato com alguns amigos - Simon,
Paul e Alice - e passamos o verão de 1982 aprendendo a
tocá-las. Assim, surgiu o grupo.
Pergunta: - Eu
li que você tocou com o Dexys Midnight Runners por um tempo.
É verdade? Fale um pouco sobre isso...
Rolo McGinty: - Eu não toquei com eles, apenas
servi como músico de suporte na época em que gravaram
Geno". Foi uma longa turnê e a minha primeira. Eu era
baixista e acho que dei conta do recado. A turnê foi fantástica
e aprendi que queria seguir a vida de músico. Toquei também
em um banda chamada de The Wild Swans depois disso. Eu era muito
jovem então: 19, 20 anos.
Pergunta:
- Três de seus discos (Giant, Wooden Foot Cops On The Highway
e Straight Eight Bushwaker) foram lançados aqui nos anos
80. O meu favorito é Straight Eight... E o seu?
Rolo McGinty: - Oh, eu gosto um pouco de cada um, mas
por ter os nossos primeiros singles, acho que Straight
Eight Bushwalker é o meu favorito, também.
Pergunta: - O Woodentops
tinha uma mistura fantástica de folk, pop e eletrônica.
"Good Thing" e "Steady Steady" são
fantásticas. Conte como funciona essa mistura?
Rolo McGinty: - A maioria das canções nascem
com uma base eletrônica. Eu toco sozinhos todos os instrumentos,
algo bem rústico. Depois, eu pego os tapes desses ensaios
e começo a trabalhar em cima. Ficávamos dias e dias
unindo essas partes, era algo bem divertido no início.
Algumas canções como "Well Well Well",
"Everything Breaks", começaram apenas com um
violão acústico e passei dias dentro de meu apartamento,
dedilhando os acordes, esperando que algo acontecesse. E aconteceu.
Posso dizer que a maioria das linhas de baixo são partes
importantes, pois meu canto está sempre associado a elas.
E, se quiser, pode dizer que realmente gosto quando os bateristas
enlouquecem (caso de "Good Thing") e a bateria se destaca.
Pergunta:
- Eu tenho uma boa história, que talvez você goste
ou não. Nos anos 80, eu toquei uma vez, em uma festa, "Steady
Steady", e algumas pessoas realmente gostaram dela, tanto
que dias depois, vi dois amigos comprando Straight Eight Bushwaker.
E eu queria saber por que o sucesso não bateu em sua porta
como aconteceu com outras bandas? O Woodentops era fantástico!
Rolo McGinty: - (Assustado...) "Steady Steady"
em uma festa? Cara, ela tem uma melodia assustadora e fala sobre
alguém assistindo seus parentes sendo mortos. Você
realmente a colocou em uma festa? Uau, que hardcore essa festa
deve ter sido! Sobre o sucesso... bom, isso foi uma das coisas
que acabou determinando o fim da banda. Para fazermos algo, o
orçamento era gigantesco e lutávamos para mantermos
os custos baixos, mas quando você excursiona precisa de
caminhões, de uma equipe de apoio, etc... E nossa companhia
fonográfica acabou falindo, não por nossa culpa,
mas isso virou um problema, ainda mais quando não nos liberaram.
Eles nos mataram, mas eu tenho que admitir que tudo isso serviu
para ver como funcionava a vida fora de nossos limites. Demos
nossos vinte anos ao grupo e achei certo parar por um período.
Pergunta:
- Você construiu um site sobre o Woodentops e suas outras
bandas, mas não colocou nenhuma biografia lá dentro.
Por que?
Rolo McGinty: - É verdade, e talvez seja essa
uma boa desculpa para aprender "html". Eu realmente
deveria fazer um site sobre o Woodentops ou sobre outras coisas,
mas eu gosto do meu site, pois ele é bem informal e tem
toneladas de músicas grátis. Além disso,
o Woodentops, de certa maneira, era... eu, já que eu escrevia
tudo e tudo que faço desde então, soa Woodentops,
segundo as pessoas.
Pergunta:
- Você sabia que algumas pessoas no Brasil cultuam o Woodentops?
O que acha disso?
Rolo McGinty: - Sempre que apareceu a chance de tocarmos
no Brasil, tivemos alguns problemas e fiquei muito triste com
isso. Eu sempre quis ir até aí, pois tenho um grande
amigo em Parati e outro no Rio. Eu não sei o quão
popular somos aí, mas acho maravilhoso que nossa música
possa alcançar pessoas de tão longe. O Brasil é
um país extremamente intenso em várias coisas e
nossa música também é assim. Talvez tenhamos
outra chance ainda. Olá, amigos brasileiros!
Pergunta: - Falando
em Brasil, o que você conhece de música brasileira,
fora a bossa nova?
Rolo McGinty: - O que conheço são duas
das mais surpreendentes peças musicais que ouvi escritas
pelo compositor brasileiro Rodolfo Ceasar; "Volta Redonda"
e "Nemiotioa". (Nesse momento, Rolo me envia um
histórico extenso do compositor brasileiro...). Acho
genial também a influência brasileira no Drum
and Bass, e falo isso como DJ, pois costumo mistura elementos
da música brasileira. E também curto muito capoeira.
Pergunta:
- Voltando ao passado. Vocês estavam na Rough Trade quando
apareceram os Smiths. Vocês se davam bem com eles?
Rolo McGinty: - Sinto dizer que não éramos
fãs dos Smiths. Vi vários shows deles, mas os achava
muito tediosos. Nós dávamos de dez neles. Me desculpe
por dizer isso...
Pergunta: - Você
teve como produtor, Andy Paltridge, do XTC, que tem fama de ser
um cara muito difícil, apesar de sua imensa genialidade.
Ele é realmente assim?
Rolo McGinty: - Mentira! Se tinha alguém temperamental
no estúdio, era eu! Ele foi muito generoso e me ajudou
demais. E é realmente um grande músico.
Pergunta:
- Rolo, existe alguma chance de vermos o Woodentops novamente
reunido?
Rolo McGinty: - Sim, há uma possibilidade em 2006.
Estamos relançado alguns discos antigos e um novo.
Pergunta: - Obrigado
pela entrevista, Rolo. Queira me desculpar pelo meu inglês.
Por favor, deixe uma mensagem final...
Rolo McGinty: - Oh, seu inglês é bom. Eu
adoraria conhecer o Brasil, pois já ouvi muito sobre seu
país. Seria a realização de um sonho e quem
sabe eu tenho sorte em realizá-lo. Ah, e por falar nisso,
eu gosto muito dos aperitivos brasileiros. Eu simplesmente adoro
mandioca e banana fritas. São deliciosos!
Deixo vocês com a
discografia do grupo. Um abraço e até a próxima
coluna.
Discografia
Plenty (compacto, 1984)
Move Me (compacto, 1985)
Well Well Well (compacto, 1985)
It Will Come (compacto, 1985)
Good Thing (compacto, 1985)
Straight Eight Bushwaker (EP, 1986)
Well Well Well (EP, 1986)
The Unabridged Singles Collection (1986)
Love Train (compacto, 1986)
Giant (1986)
Everyday Living (1986)
Get It On (compacto, 1986)
Give It Time (compacto, 1987)
Live Hypno-Beat Live (1987)
You Make Me Feel (compacto, 1988)
Wooden Foot Cops On The Highway (1988)
Wheels Turning (1988)
Bamboo: The Best of The Woodentops (2003)
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