338 - XTC - White Music e Go 2

Já que falei do The Dukes of Stratosphear me senti tentado a contar a história dessa banda aos poucos, começando pelos dois primeiros discos. O XTC é o tipo da banda que todos gostam, mas ninguém se lembra do nome ou de comprar seus discos; um grupo que não tem um décimo do reconhecimento merecido e um milésimo da conta bancária que merecia. Mas vou fazer minha parte: compro os cds e tento contar boas histórias deles. É o mínimo que pode fazer um fã.


Tudo começou em 1972, na pequena cidade de Swindon. Andy Paltridge (voz e guitarra) e Colin Moulding (baixo e voz) eram dois amigos que começaram a tocar em bandas locais (The Helium Kidz e Star Park).

Tiveram o primeiro momento de glória com o Helium, quando ganharam uma matéria no semanário New Musical Express, que falava das bandas locais.

A banda consistia no vocalista Steve Hutchins, Terry Chambers (bateria), Jon Perkins (teclados), além de Andy e Coulin.

O grupo gravou algumas demos, já sem Steve, ficando com Paltridge os vocais. O grupo até chegou a assinar um contrato com a Virgin.

Logo após a assinatura, Perkins deixa o grupo entrando Barry Andrews.

Com a formação consolidada, o grupo resolveu mudar de nome, adotando XTC e se aproveitaram da emergente cena punk e new wave, para se apresentarem. Sua mistura de pop, punk, reggae, ska, com as ótimas letras de Paltridge, faz do XTC uma das bandas mais interessantes da época.

Em outubro de 1977, lançam o compacto Science Friction e, em janeiro de 1978, lançam o segundo compacto Statue of Liberty.

Os dois compactos chamam a atenção da crítica, mas não de público. No mesmo que sai o segundo compacto, é editado o primeiro LP, White Music.

White Music é um excepcional disco de estréia e mostra todo o talento de Andy Paltridge e Coulin Moulding como compositores. Além de composições próprias, fazem uma cover de "All Along the Watchtower", de Bob Dylan. A produção é assinada por John Leckie e o disco conseguiu apenas a 38ª posição no Reino Unido.

capa do disco White MusicO LP continha as seguintes faixas:

Lado A

1. "Radios in Motion" – 2:54
2. "X Wires" (Colin Moulding) – 2:06
3. "This Is Pop?" – 2:41
4. "Do What You Do" (Moulding) – 1:16
5. "Statue of Liberty" – 2:55
6. "All Along the Watchtower" (Bob Dylan) – 5:43

Lado B

1. "Atom Age" – 2:32
2 . "Set Myself on Fire" (Moulding) – 3:04
3 . "I'm Bugged" – 3:59
4 . "New Town Animal" – 1:53
5 . "Spinning Top" – 2:40
6. "Neon Shuffle" – 4:37

A edição em CD traz as seguintes faixas extras:

"Science Friction" – 3:13
"She's So Square" – 3:06
"Dance Band" (Moulding) – 2:41
"Hang on to the Night" – 2:09
"Heatwave" (Moulding) – 2:12
"Traffic Light Rock" – 1:40
"Instant Tunes" (Moulding) – 2:34

Em março, lançam um novo compacto, This Is Pop?.

A versão era diferente da que tinha no LP de estréia, atendendo um pedido da Virgin e a nova versão foi gravada em fevereiro, nos estúdios Utopia e Wessex com o produtor Robert John Lange, que faz a banda trabalhar a exaustão cada pequeno detalhe da música.

Segundo Andy, o trabalho foi exaustivo, mas depois perceberam que "Mutt" (apelido de Lange) havia ensinado muito a eles como trabalhar em uma gravação. O lado B trazia "Heatwave".

A banda dividia o tempo entre os estúdios, os programas de televisão e os shows. O grupo começava mostrava uma faceta incomum, especialmente com Andy Paltridge, que odiava entrevistas e shows, deixando todo o "trabalho sujo", com o boa gente Colin Moulding.

A série de shows começa a causar desgaste entre os membros do grupo, particularmente entre o irritado e temperamental Paltridge e Barry Andrews.

capa do disco Go 2Enquanto excursionavam, a Virgin acha que é hora de entrarem em estúdio para gravarem um novo LP, ainda em 1978.

Novamente produzidos por John Leckie, lançam um disco mais complexo, de nome Go 2.

O nome era inspirado no jogo de estratégia de origem japonesa, chamado "Go", e a capa era desenhada pela empresa de desenhos gráficos Hipgnosis, que ficou famosa ao fazer capas de LP de bandas do calibre do Pink Floyd, Genesis, Led Zeppelin.

Na capa do disco trazia o segundo texto (que não irei traduzir, divirtam-se lendo): "This is a RECORD COVER. This writing is the DESIGN upon the record cover. The DESIGN is to help SELL the record. We hope to draw your attention to it and encourage you to pick it up. When you have done that maybe you'll be persuaded to listen to the music - in this case XTC's Go 2 album. Then we want you to BUY it. The idea being that the more of you that buy this record the more money Virgin Records, the manager Ian Reid and XTC themselves will make. To the aforementioned this is known as PLEASURE. A good cover DESIGN is one that attracts more buyers and gives more pleasure.

This writing is trying to pull you in much like an eye-catching picture. It is designed to get you to READ IT. This is called luring the VICTIM, and you are the VICTIM. But if you have a free mind you should STOP READING NOW! because all we are attempting to do is to get you to read on. Yet this is a DOUBLE BIND because if you indeed stop you'll be doing what we tell you, and if you read on you'll be doing what we've wanted all along. And the more you read on the more you're falling for this simple device of telling you exactly how a good commercial design works.

They're TRICKS and this is the worst TRICK of all since it's describing the TRICK whilst trying to TRICK you, and if you've read this far then you're TRICKED but you wouldn't have known this unless you'd read this far. At least we're telling you directly instead of seducing you with a beautiful or haunting visual that may never tell you. We're letting you know that you ought to buy this record because in essence it's a PRODUCT and PRODUCTS are to be consumed and you are a consumer and this is a good PRODUCT. We could have written the band's name in special lettering so that it stood out and you'd see it before you'd read any of this writing and possibly have bought it anyway. What we are really suggesting is that you are FOOLISH to buy or not buy an album merely as a consequence of the design on its cover. This is a con because if you agree then you'll probably like his writing - which is the cover design - and hence the album inside. But we've just warned you against that. The con is a con. A good cover design could be considered as one that gets you to buy the record, but that never actually happens to YOU because YOU know it's just a design for the cover. And this is the RECORD COVER."

O LP trazia as seguintes faixas:

Lado A

1. "Meccanik Dancing (Oh We Go!)" – 2:34
2. "Battery Brides (Andy Paints Brian)" – 4:35
3. "Buzzcity Talking" (Colin Moulding) – 2:40
4. "Crowded Room" (Moulding) – 2:53
5. "The Rhythm" (Moulding) – 2:58
6. "Red" – 3:01

Lado B

1. "Beatown" – 4:35
2 . "Life Is Good In The Greenhouse" – 4:41
3 . "Jumping In Gomorrah" – 2:03
4 . "My Weapon" (Barry Andrews) – 2:20
5 . "Super-Tuff" (Andrews) – 2:19
6 . "I Am The Audience" (Moulding) – 3:38

O disco também teve uma versão norte-americanas. Uma das curiosidades foi o nome da grafia da primeira faixa, "Meccanik Dancing (Oh We Go!)", além de outras faixas.

Lado A

1. "Meccanic Dancing (Oh We Go!)" – 2:34 -
2. "Battery Brides (Andy Paints Brian)" – 4:35
3. "Buzzcity Talking" (Moulding) – 2:40
4. "Crowded Room" (Moulding) – 2:53
5. "The Rhythm" (Moulding) – 2:58
6. "Are You Receiving Me?" – 3:04

Lado B

1. "Red" – 3:01
2 . "Beatown" – 4:35
3 . "Life Is Good In The Greenhouse" – 4:41
4 . "Jumping In Gomorrah" – 2:03
5 . "My Weapon" (Andrews) – 2:20
6 . "Super-Tuff" (Andrews) – 4:24
7 . "I Am The Audience" (Moulding) – 3:38

Logo após o lançamento, o XTC para a primeira turnê norte-americana e logo explode a crise interna que culmina com a saída de Barry Andrews, que acaba formando depois o Shriekback.

Alguns dizem que foi o tecladista que pediu para deixar o grupo, mas há outra linha que garante que os demais estavam infelizes com Barry e que já havia testado outros músicos - entre eles, o jovem Thomas Dolby.

Para o lugar dele é convidado Dave Gregory, velho amigo de Andy desde os tempos de Swindon.

A entrada de Gregory culminaria com a melhor fase do grupo. Mas isso é papo para outro dia. Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia

Discos

White Music (1978)
Go 2 (1978)
Drums and Wires (1979)
Black Sea (1980)
Eight Goldies (coletânea, 1980)
Live & More (1981)
English Settlement (1982)
Beeswax - Some B-Sides 1977-1982 (1982)
Waxworks - Some Singles 1977-1982 (1982)
Mummer (1983)
The Big Express (1984)
Skylarking (1986)
Orange and Lemmons (1989)
Explode Together (The Dub Experiments 78-80) (1990)
Rag & Bone Buffet (Rare Cuts & Leftovers) (1990)
Nonsuch (1992)
BBC Radio 1 Live In Concert (1992)
The Tiny Circus of Life (1992)
Drums and Wireless - BBC Radio Sessions 77-89 (1994)
Fossil Fuel - The XTC Singles 1977-92 (1996)
Upsy Daisy Assortment - A Selection of the Sweetest Hits (1997)
Transistor Blast - The Best of the BBC Sessions (1998)
The Greatest (1998)
Apple Venus Volume 1 (1999)
Homespun The Apple Venus Volume One Home Demos (1999)
Wasp Star (Apple Venus Volume 2) (2000)
Homegrown (The Wasp Star Home Demos) (2001)
Coat of Many Cupboards (2002)
Waspstrumental (2002)
Instruvenus (2002)
Apple Box (2005)
iTunes Essentials: XTC (2005)
Apple Bite - A Selection From Apple Box (2005)
Apple Vinyls (2006)

Single e EPs

Science Friction (1977)
Statue of Liberty (1978)
3D-EP (1978)
This is Pop? (1978)
Are You Receiving Me? (1978)
Life Begins at the Hop (1979)
Making Plans for Nigel (1979)
Ten Feet Tall (1980)
Wait Till Your Boat Goes Down (1980)
Generals and Majors (1980)
Towers of London (1980)
Sgt. Rock (Is Going To Help Me) (1980)
Love At First Sight (1980)
Respectable Street (1981)
5 Senses (EP, 1981)
Senses Working Overtime (1982)
Ball and Chain (1982)
No Thugs in Our House (1982)
Great Fire (1983)
Wonderland (1983)
Love On a Farmboy's Wages (1983)
All You Pretty Girls (1984)
This World Over (1984)
Wake Up (1985)
Grass (1986)
Earn Enough for Us (1986)
The Meeting Place (1987)
Dear God (1987)
Mayor of Simpleton (1989)
King for a Day (1989)
The Loving (1989)
The Disappointed (1992)
The Ballad of Peter Pumpkinhead (1992)
Demo Tracks (1992)
Wrapped In Grey (1992)
Easter Theatre (1993)
I'd Like That (1999)
I'm The Man Who Murdered Love (2000)
Where Did The Ordinary People Go? (2005)



 


 

Colunas