Já que falei
do The Dukes of Stratosphear me senti tentado a contar a história
dessa banda aos poucos, começando pelos dois primeiros
discos. O XTC é o tipo da banda que todos gostam, mas ninguém
se lembra do nome ou de comprar seus discos; um grupo que não
tem um décimo do reconhecimento merecido e um milésimo
da conta bancária que merecia. Mas vou fazer minha parte:
compro os cds e tento contar boas histórias deles. É
o mínimo que pode fazer um fã.
Tudo
começou em 1972, na pequena cidade de Swindon. Andy Paltridge
(voz e guitarra) e Colin Moulding (baixo e voz) eram dois amigos
que começaram a tocar em bandas locais (The Helium Kidz
e Star Park).
Tiveram o primeiro momento
de glória com o Helium, quando ganharam uma matéria
no semanário New Musical Express, que falava das
bandas locais.
A banda consistia no vocalista
Steve Hutchins, Terry Chambers (bateria), Jon Perkins (teclados),
além de Andy e Coulin.
O grupo gravou algumas
demos, já sem Steve, ficando com Paltridge os vocais. O
grupo até chegou a assinar um contrato com a Virgin.
Logo após a assinatura,
Perkins deixa o grupo entrando Barry Andrews.
Com a formação
consolidada, o grupo resolveu mudar de nome, adotando XTC e se
aproveitaram da emergente cena punk e new wave, para se apresentarem.
Sua mistura de pop, punk, reggae, ska, com as ótimas letras
de Paltridge, faz do XTC uma das bandas mais interessantes da
época.
Em outubro de 1977, lançam
o compacto Science Friction e, em janeiro de
1978, lançam o segundo compacto Statue of Liberty.
Os dois compactos chamam
a atenção da crítica, mas não de público.
No mesmo que sai o segundo compacto, é editado o primeiro
LP, White Music.
White Music
é um excepcional disco de estréia e mostra todo
o talento de Andy Paltridge e Coulin Moulding como compositores.
Além de composições próprias, fazem
uma cover de "All Along the Watchtower", de Bob Dylan.
A produção é assinada por John Leckie e o
disco conseguiu apenas a 38ª posição no Reino
Unido.
O
LP continha as seguintes faixas:
Lado A
1. "Radios in Motion"
– 2:54
2. "X Wires" (Colin Moulding) – 2:06
3. "This Is Pop?" – 2:41
4. "Do What You Do" (Moulding) – 1:16
5. "Statue of Liberty" – 2:55
6. "All Along the Watchtower" (Bob Dylan) – 5:43
Lado B
1.
"Atom Age" – 2:32
2 . "Set Myself on Fire" (Moulding) – 3:04
3 . "I'm Bugged" – 3:59
4 . "New Town Animal" – 1:53
5 . "Spinning Top" – 2:40
6. "Neon Shuffle" – 4:37
A edição em CD traz as seguintes
faixas extras:
"Science Friction"
– 3:13
"She's So Square" – 3:06
"Dance Band" (Moulding) – 2:41
"Hang on to the Night" – 2:09
"Heatwave" (Moulding) – 2:12
"Traffic Light Rock" – 1:40
"Instant Tunes" (Moulding) – 2:34
Em
março, lançam um novo compacto, This Is
Pop?.
A versão era diferente
da que tinha no LP de estréia, atendendo um pedido da Virgin
e a nova versão foi gravada em fevereiro, nos estúdios
Utopia e Wessex com o produtor Robert John Lange, que faz a banda
trabalhar a exaustão cada pequeno detalhe da música.
Segundo Andy, o trabalho
foi exaustivo, mas depois perceberam que "Mutt" (apelido
de Lange) havia ensinado muito a eles como trabalhar em uma gravação.
O lado B trazia "Heatwave".
A banda dividia o tempo
entre os estúdios, os programas de televisão e os
shows. O grupo começava mostrava uma faceta incomum, especialmente
com Andy Paltridge, que odiava entrevistas e shows, deixando todo
o "trabalho sujo", com o boa gente Colin Moulding.
A série de shows
começa a causar desgaste entre os membros do grupo, particularmente
entre o irritado e temperamental Paltridge e Barry Andrews.
Enquanto
excursionavam, a Virgin acha que é hora de entrarem em
estúdio para gravarem um novo LP, ainda em 1978.
Novamente produzidos por
John Leckie, lançam um disco mais complexo, de nome Go
2.
O nome era inspirado no
jogo de estratégia de origem japonesa, chamado "Go",
e a capa era desenhada pela empresa de desenhos gráficos
Hipgnosis, que ficou famosa ao fazer capas de LP de bandas do
calibre do Pink Floyd, Genesis, Led Zeppelin.
Na capa do disco trazia
o segundo texto (que não irei traduzir, divirtam-se lendo):
"This is a RECORD COVER. This writing is the DESIGN upon
the record cover. The DESIGN is to help SELL the record. We hope
to draw your attention to it and encourage you to pick it up.
When you have done that maybe you'll be persuaded to listen to
the music - in this case XTC's Go 2 album. Then we want you to
BUY it. The idea being that the more of you that buy this record
the more money Virgin Records, the manager Ian Reid and XTC themselves
will make. To the aforementioned this is known as PLEASURE. A
good cover DESIGN is one that attracts more buyers and gives more
pleasure.
This writing is trying to pull you in much like an eye-catching
picture. It is designed to get you to READ IT. This is called
luring the VICTIM, and you are the VICTIM. But if you have a free
mind you should STOP READING NOW! because all we are attempting
to do is to get you to read on. Yet this is a DOUBLE BIND because
if you indeed stop you'll be doing what we tell you, and if you
read on you'll be doing what we've wanted all along. And the more
you read on the more you're falling for this simple device of
telling you exactly how a good commercial design works.
They're TRICKS and
this is the worst TRICK of all since it's describing the TRICK
whilst trying to TRICK you, and if you've read this far
then you're TRICKED but you wouldn't have known this unless you'd
read this far. At least we're telling you directly instead of
seducing you with a beautiful or haunting visual that may never
tell you. We're letting you know that you ought to buy this record
because in essence it's a PRODUCT and PRODUCTS are to be consumed
and you are a consumer and this is a good PRODUCT. We could have
written the band's name in special lettering so that it stood
out and you'd see it before you'd read any of this writing and
possibly have bought it anyway. What we are really suggesting
is that you are FOOLISH to buy or not buy an album merely as a
consequence of the design on its cover. This is a con because
if you agree then you'll probably like his writing - which is
the cover design - and hence the album inside. But we've just
warned you against that. The con is a con. A good cover design
could be considered as one that gets you to buy the record, but
that never actually happens to YOU because YOU know it's just
a design for the cover. And this is the RECORD COVER."
O
LP trazia as seguintes faixas:
Lado A
1. "Meccanik Dancing
(Oh We Go!)" – 2:34
2. "Battery Brides (Andy Paints Brian)" – 4:35
3. "Buzzcity Talking" (Colin Moulding) – 2:40
4. "Crowded Room" (Moulding) – 2:53
5. "The Rhythm" (Moulding) – 2:58
6. "Red" – 3:01
Lado B
1. "Beatown"
– 4:35
2 . "Life Is Good In The Greenhouse" – 4:41
3 . "Jumping In Gomorrah" – 2:03
4 . "My Weapon" (Barry Andrews) – 2:20
5 . "Super-Tuff" (Andrews) – 2:19
6 . "I Am The Audience" (Moulding) – 3:38
O disco também teve
uma versão norte-americanas. Uma das curiosidades foi o
nome da grafia da primeira faixa, "Meccanik Dancing (Oh We
Go!)", além de outras faixas.
Lado A
1. "Meccanic Dancing (Oh We Go!)"
– 2:34 -
2. "Battery Brides (Andy Paints Brian)" – 4:35
3. "Buzzcity Talking" (Moulding) – 2:40
4. "Crowded Room" (Moulding) – 2:53
5. "The Rhythm" (Moulding) – 2:58
6. "Are You Receiving Me?" – 3:04
Lado B
1. "Red"
– 3:01
2 . "Beatown" – 4:35
3 . "Life Is Good In The Greenhouse" – 4:41
4 . "Jumping In Gomorrah" – 2:03
5 . "My Weapon" (Andrews) – 2:20
6 . "Super-Tuff" (Andrews) – 4:24
7 . "I Am The Audience" (Moulding) – 3:38
Logo
após o lançamento, o XTC para a primeira turnê
norte-americana e logo explode a crise interna que culmina com
a saída de Barry Andrews, que acaba formando depois o Shriekback.
Alguns dizem que foi o
tecladista que pediu para deixar o grupo, mas há outra
linha que garante que os demais estavam infelizes com Barry e
que já havia testado outros músicos - entre eles,
o jovem Thomas Dolby.
Para o lugar dele é
convidado Dave Gregory, velho amigo de Andy desde os tempos de
Swindon.
A entrada de Gregory culminaria
com a melhor fase do grupo. Mas isso é papo para outro
dia. Um abraço e até a próxima coluna.
Discografia
Discos
White Music (1978)
Go 2 (1978)
Drums and Wires (1979)
Black Sea (1980)
Eight Goldies (coletânea, 1980)
Live & More (1981)
English Settlement (1982)
Beeswax - Some B-Sides 1977-1982 (1982)
Waxworks - Some Singles 1977-1982 (1982)
Mummer (1983)
The Big Express (1984)
Skylarking (1986)
Orange and Lemmons (1989)
Explode Together (The Dub Experiments 78-80) (1990)
Rag & Bone Buffet (Rare Cuts & Leftovers) (1990)
Nonsuch (1992)
BBC Radio 1 Live In Concert (1992)
The Tiny Circus of Life (1992)
Drums and Wireless - BBC Radio Sessions 77-89 (1994)
Fossil Fuel - The XTC Singles 1977-92 (1996)
Upsy Daisy Assortment - A Selection of the Sweetest Hits (1997)
Transistor Blast - The Best of the BBC Sessions (1998)
The Greatest (1998)
Apple Venus Volume 1 (1999)
Homespun The Apple Venus Volume One Home Demos (1999)
Wasp Star (Apple Venus Volume 2) (2000)
Homegrown (The Wasp Star Home Demos) (2001)
Coat of Many Cupboards (2002)
Waspstrumental (2002)
Instruvenus (2002)
Apple Box (2005)
iTunes Essentials: XTC (2005)
Apple Bite - A Selection From Apple Box (2005)
Apple Vinyls (2006)
Single e EPs
Science Friction (1977)
Statue of Liberty (1978)
3D-EP (1978)
This is Pop? (1978)
Are You Receiving Me? (1978)
Life Begins at the Hop (1979)
Making Plans for Nigel (1979)
Ten Feet Tall (1980)
Wait Till Your Boat Goes Down (1980)
Generals and Majors (1980)
Towers of London (1980)
Sgt. Rock (Is Going To Help Me) (1980)
Love At First Sight (1980)
Respectable Street (1981)
5 Senses (EP, 1981)
Senses Working Overtime (1982)
Ball and Chain (1982)
No Thugs in Our House (1982)
Great Fire (1983)
Wonderland (1983)
Love On a Farmboy's Wages (1983)
All You Pretty Girls (1984)
This World Over (1984)
Wake Up (1985)
Grass (1986)
Earn Enough for Us (1986)
The Meeting Place (1987)
Dear God (1987)
Mayor of Simpleton (1989)
King for a Day (1989)
The Loving (1989)
The Disappointed (1992)
The Ballad of Peter Pumpkinhead (1992)
Demo Tracks (1992)
Wrapped In Grey (1992)
Easter Theatre (1993)
I'd Like That (1999)
I'm The Man Who Murdered Love (2000)
Where Did The Ordinary People Go? (2005)
|