Em 1989, o XTC saiu de um confinamento
de quase três anos com um disco duplo, impecável,
de nome Orange and Lemons. O título foi tirado de uma "nursery
rhyme" (canções de crianças), um legado
cultural britânico secular, equivalente às nossa
cantigas de rodas para as crianças. E foi esse álbum
o melhor disco nas paradas de toda a carreira do grupo.
Oranges and lemons
"Oranges and lemons"
say the bells of St. Clement's
"You owe me five farthings"
say the bells of St. Martin's
"When will you pay me?"
say the bells of Old Bailey
"When I grow rich"
say the bells of Shoreditch
"When will that be?"
say the bells of Stepney
"I do not know"
says the great bell at Bow
"Here comes a candle to light you to bed
Here comes a chopper to chop off your head
Chip chop chip chop - the last man's DEAD."
"Orange
and Lemons" é uma das "nursery rhymes" mais
famosas. Elas se referem aos vários sinos de igreja dentro
da cidade de Londres. Mas a história dela é um pouco
mais macabra.
Na brincadeira entre as
crianças, elas levantam os braços em forma de arco
e quando param de cantá-la abaixam os braços sobre
a criança que parou. Ao abaixarem os braços, imitam
uma decapitação, presente nas três últimas
linhas da música.
Os condenados enviados
ao corredor da morte eram informados pelo carcereiro, na noite
anterior e recebiam uma vela acesa colocada ao lado da cama para
que pudessem fazer as pazes com o Deus antes da morte. As execuções
comentavam pontualmente às nove horas da manhã,
quando os sinos ressoavam. Ao pararem, iniciavam-s as decapitações,
que às vezes iam até o outro dia.
Apesar do tema lúgubre,
Orange ans Lemons (o disco) é um álbum
positivo e alegre e isso se pode perceber pela capa colorida.
Andy Partridge (o rapaz
com chapéu na foto) explica o conceito do disco: "sempre
pensamos em termos de cor, em cada álbum. O último,
Skylarking, tinha algo mais pastoral. Esse disco é
mais agressivo, as canções são para cima
e positivas. Particularmente sou uma pessoa extremamente positiva,
porém, algumas vezes, sou agressivo. Esse disco é
como se fosse uma lâmpada de 1000 velas, é fluorescente,
enquanto o último era de 40. Por isso as cores brilhantes."
Segundo Andy, "quanto
mais olho para essas canções, mais parecem 'nursery
rhymes' para mim. Eu acho que a música pop é a 'nursery
rhyme' do futuro." Mas Andy leva o XTC a outros patamares
sonoros, flertando com vários estilos.
A banda enfrentou momentos
difíceis desde que ele teve um ataque de pânico em
cima do palco, em Paris, em 1982 (o famoso stage fright),
que marcou o fim das excursões com a banda. Se, por um
lado, isso provocou uma tremenda limitação financeira,
deu ao grupo mais tempo para aprimorar o som em estúdio,
coisa que Andy aprovou.
"Eu não sou
uma pessoa de grande presença física, fico intimidado
facilmente e subir ao palco me fazia perder muitos quilos. Além
disso, eu não estava fazendo justiça as canções
berrando-as no microfone. Havia também um detalhe que eu
quase não via o público quando as luzes se apagavam,
à medida que saímos de lugares minúsculos
para espaços maiores. Isso me deixava ansoso, eu berrava
cada vez mais e, em Paris, entrei em colapso. Por outro lado,
rendo bem mais em estúdio, pois me sinto mais relaxado
para escrevê-las. Antes, minhas canções eram
mais preto e branco, hoje são coloridas."
Mesmo ficando mais confortável
no estúdio, Andy sofreu para escrever 12 das 15 canções
do disco. "Quando estamos gravando, me pressiono demais,
não consigo dormir, minha cabeça não relaxa,
eu acordo berrando no meio da noite, começo a berrar e
a rabiscar, feito um maluco.
Quando começaram
as gravações, a banda foi apresentada ao produtor
Paul Fox. "Não o conhecíamos, exceto por saber
que havia trabalhado com o Yes e o Boy George. Mas gostamos dele,
porque era uma pessoa normal, do tipo que toma cerveja com os
outros e come um sanduíche.
Reduzido
a trio há anos, a banda convidou o baterista do Mr. Mister
para gravar, Pat Mastelotto. "Gostamos sempre de variar os
bateristas para dar um injenção de ânimo e
ficamos surpresos ao descobrir que ele conhecia todas nossas antigas
canções, inteiras. Ele era uma pessoa feliz, entusiasmada
e isso foi muito importante para o projeto."
Ironicamente, apesar de
ser um tema tão inglês, foi o primeiro disco do grupo
gravado em Los Angeles, o que segundo Andy salvou o projeto. "A
Inglaterra estava particularmente chuvosa e se gravássemos
lá o álbum seria mais lamacento e menos laranja."
Orange and Lemons
foi o disco mais bem sucedido na carreira do grupo. O disco ficou
no 28º lugar, no Reino Unido e, em 44º, nos EUA, de
longe sua melhor marca.
Além disso, "The
Mayor of Simpleton" ficou em primeiro lugar na parada da
Billboard Modern Rock Tracks, e na 72ª posição
geral. "King for a Day" ficou em 10º lugar na parada
alternativa e o álbum atingiu o posto da parada das colleges
radios. Tanto sucesso fez com que tocassem "King For
a Day," no programa Late Night With David Letterman.
O disco duplo trazia as
seguintes faixas:
Lado A
1. "Garden of Earthly Delights"
5:03
2. "The Mayor of Simpleton" 3:58
3. "King for a Day" (Colin Moulding) 3:37
4. "Here Comes President Kill Again" 3:35
Lado B
1. "The Loving" 4:11
2 "Poor Skeleton Steps Out" 3:34
3. "One of the Millions" (Moulding) 4:35
4. "Scarecrow People" 4:13
Lado C
1. "Merely a Man" 3:27
2. "Cynical Days" (Moulding) 3:17
3. "Across This Antheap" 4:51
Lado D
1. "Hold Me My Daddy" 3:47
2. "Pink Thing" 3:48
3. "Miniature Sun" 3:57
4. "Chalkhills and Children" 4:56
"The Mayor of Simpleton"
e "King for a Day" viraram
singles e deu ao XTC o melhor momento de sua longa trajetória.
O álbum abre com "Garden of Earthly Delights",
para Andy, sua introdução do mundo às crianças.
"Eu digo a elas que é o parque de diversões
delas, que devem curtir, mas serem responsáveis. É
uma canção alegre e otimista."
"King for a Day"
é uma das três canções escritas por
Moulding e fala daquelas pessoas que são bajuladas e tratadas
como reis só porque alcançaram o estrelato.
"Here Comes President
Kil Again" nasceu de uma crítica aos políticos.
"Eu não voto porque não acho necessário
e porque me assusta o poder que você dá aos eleitos
e alguns deles podem matar até em seu nome. Acho irônico
como a escória continuar a permanecer no topo, sempre.
Por melhor que seu voto seja, ele acaba sendo inútil."
Apesar do sucesso, o XTC
continuou sem pisar nos palcos e demoraria mais três anos
para gerar uma nova obra-prima. Mas isso é papo para outro
dia.
Um abraço e até
a próxima coluna.
Discografia
Discos
White Music (1978)
Go 2 (1978)
Drums and Wires (1979)
Black Sea (1980)
Eight Goldies (coletânea, 1980)
Live & More (1981)
English Settlement (1982)
Beeswax - Some B-Sides 1977-1982 (1982)
Waxworks - Some Singles 1977-1982 (1982)
Mummer (1983)
The Big Express (1984)
Skylarking (1986)
Orange and Lemmons (1989)
Explode Together (The Dub Experiments 78-80) (1990)
Rag & Bone Buffet (Rare Cuts & Leftovers) (1990)
Nonsuch (1992)
BBC Radio 1 Live In Concert (1992)
The Tiny Circus of Life (1992)
Drums and Wireless - BBC Radio Sessions 77-89 (1994)
Fossil Fuel - The XTC Singles 1977-92 (1996)
Upsy Daisy Assortment - A Selection of the Sweetest Hits (1997)
Transistor Blast - The Best of the BBC Sessions (1998)
The Greatest (1998)
Apple Venus Volume 1 (1999)
Homespun The Apple Venus Volume One Home Demos (1999)
Wasp Star (Apple Venus Volume 2) (2000)
Homegrown (The Wasp Star Home Demos) (2001)
Coat of Many Cupboards (2002)
Waspstrumental (2002)
Instruvenus (2002)
Apple Box (2005)
iTunes Essentials: XTC (2005)
Apple Bite - A Selection From Apple Box (2005)
Apple Vinyls (2006)
Single e EPs
Science Friction (1977)
Statue of Liberty (1978)
3D-EP (1978)
This is Pop? (1978)
Are You Receiving Me? (1978)
Life Begins at the Hop (1979)
Making Plans for Nigel (1979)
Ten Feet Tall (1980)
Wait Till Your Boat Goes Down (1980)
Generals and Majors (1980)
Towers of London (1980)
Sgt. Rock (Is Going To Help Me) (1980)
Love At First Sight (1980)
Respectable Street (1981)
5 Senses (EP, 1981)
Senses Working Overtime (1982)
Ball and Chain (1982)
No Thugs in Our House (1982)
Great Fire (1983)
Wonderland (1983)
Love On a Farmboy's Wages (1983)
All You Pretty Girls (1984)
This World Over (1984)
Wake Up (1985)
Grass (1986)
Earn Enough for Us (1986)
The Meeting Place (1987)
Dear God (1987)
Mayor of Simpleton (1989)
King for a Day (1989)
The Loving (1989)
The Disappointed (1992)
The Ballad of Peter Pumpkinhead (1992)
Demo Tracks (1992)
Wrapped In Grey (1992)
Easter Theatre (1993)
I'd Like That (1999)
I'm The Man Who Murdered Love (2000)
Where Did The Ordinary People Go? (2005)
|