416 - XTC - Orange and Lemons

Em 1989, o XTC saiu de um confinamento de quase três anos com um disco duplo, impecável, de nome Orange and Lemons. O título foi tirado de uma "nursery rhyme" (canções de crianças), um legado cultural britânico secular, equivalente às nossa cantigas de rodas para as crianças. E foi esse álbum o melhor disco nas paradas de toda a carreira do grupo.


Oranges and lemons

"Oranges and lemons"
say the bells of St. Clement's
"You owe me five farthings"
say the bells of St. Martin's
"When will you pay me?"
say the bells of Old Bailey
"When I grow rich"
say the bells of Shoreditch
"When will that be?"
say the bells of Stepney
"I do not know"
says the great bell at Bow
"Here comes a candle to light you to bed
Here comes a chopper to chop off your head
Chip chop chip chop - the last man's DEAD."

"Orange and Lemons" é uma das "nursery rhymes" mais famosas. Elas se referem aos vários sinos de igreja dentro da cidade de Londres. Mas a história dela é um pouco mais macabra.

Na brincadeira entre as crianças, elas levantam os braços em forma de arco e quando param de cantá-la abaixam os braços sobre a criança que parou. Ao abaixarem os braços, imitam uma decapitação, presente nas três últimas linhas da música.

Os condenados enviados ao corredor da morte eram informados pelo carcereiro, na noite anterior e recebiam uma vela acesa colocada ao lado da cama para que pudessem fazer as pazes com o Deus antes da morte. As execuções comentavam pontualmente às nove horas da manhã, quando os sinos ressoavam. Ao pararem, iniciavam-s as decapitações, que às vezes iam até o outro dia.

Apesar do tema lúgubre, Orange ans Lemons (o disco) é um álbum positivo e alegre e isso se pode perceber pela capa colorida.

Andy Partridge (o rapaz com chapéu na foto) explica o conceito do disco: "sempre pensamos em termos de cor, em cada álbum. O último, Skylarking, tinha algo mais pastoral. Esse disco é mais agressivo, as canções são para cima e positivas. Particularmente sou uma pessoa extremamente positiva, porém, algumas vezes, sou agressivo. Esse disco é como se fosse uma lâmpada de 1000 velas, é fluorescente, enquanto o último era de 40. Por isso as cores brilhantes."

Segundo Andy, "quanto mais olho para essas canções, mais parecem 'nursery rhymes' para mim. Eu acho que a música pop é a 'nursery rhyme' do futuro." Mas Andy leva o XTC a outros patamares sonoros, flertando com vários estilos.

A banda enfrentou momentos difíceis desde que ele teve um ataque de pânico em cima do palco, em Paris, em 1982 (o famoso stage fright), que marcou o fim das excursões com a banda. Se, por um lado, isso provocou uma tremenda limitação financeira, deu ao grupo mais tempo para aprimorar o som em estúdio, coisa que Andy aprovou.

"Eu não sou uma pessoa de grande presença física, fico intimidado facilmente e subir ao palco me fazia perder muitos quilos. Além disso, eu não estava fazendo justiça as canções berrando-as no microfone. Havia também um detalhe que eu quase não via o público quando as luzes se apagavam, à medida que saímos de lugares minúsculos para espaços maiores. Isso me deixava ansoso, eu berrava cada vez mais e, em Paris, entrei em colapso. Por outro lado, rendo bem mais em estúdio, pois me sinto mais relaxado para escrevê-las. Antes, minhas canções eram mais preto e branco, hoje são coloridas."

Mesmo ficando mais confortável no estúdio, Andy sofreu para escrever 12 das 15 canções do disco. "Quando estamos gravando, me pressiono demais, não consigo dormir, minha cabeça não relaxa, eu acordo berrando no meio da noite, começo a berrar e a rabiscar, feito um maluco.

Quando começaram as gravações, a banda foi apresentada ao produtor Paul Fox. "Não o conhecíamos, exceto por saber que havia trabalhado com o Yes e o Boy George. Mas gostamos dele, porque era uma pessoa normal, do tipo que toma cerveja com os outros e come um sanduíche.

Reduzido a trio há anos, a banda convidou o baterista do Mr. Mister para gravar, Pat Mastelotto. "Gostamos sempre de variar os bateristas para dar um injenção de ânimo e ficamos surpresos ao descobrir que ele conhecia todas nossas antigas canções, inteiras. Ele era uma pessoa feliz, entusiasmada e isso foi muito importante para o projeto."

Ironicamente, apesar de ser um tema tão inglês, foi o primeiro disco do grupo gravado em Los Angeles, o que segundo Andy salvou o projeto. "A Inglaterra estava particularmente chuvosa e se gravássemos lá o álbum seria mais lamacento e menos laranja."

Orange and Lemons foi o disco mais bem sucedido na carreira do grupo. O disco ficou no 28º lugar, no Reino Unido e, em 44º, nos EUA, de longe sua melhor marca.

Além disso, "The Mayor of Simpleton" ficou em primeiro lugar na parada da Billboard Modern Rock Tracks, e na 72ª posição geral. "King for a Day" ficou em 10º lugar na parada alternativa e o álbum atingiu o posto da parada das colleges radios. Tanto sucesso fez com que tocassem "King For a Day," no programa Late Night With David Letterman.

O disco duplo trazia as seguintes faixas:

Lado A

1. "Garden of Earthly Delights" 5:03
2. "The Mayor of Simpleton" 3:58
3. "King for a Day" (Colin Moulding) 3:37
4. "Here Comes President Kill Again" 3:35

Lado B

1. "The Loving" 4:11
2 "Poor Skeleton Steps Out" 3:34
3. "One of the Millions" (Moulding) 4:35
4. "Scarecrow People" 4:13

Lado C

1. "Merely a Man" 3:27
2. "Cynical Days" (Moulding) 3:17
3. "Across This Antheap" 4:51

Lado D

1. "Hold Me My Daddy" 3:47
2. "Pink Thing" 3:48
3. "Miniature Sun" 3:57
4. "Chalkhills and Children" 4:56

"The Mayor of Simpleton" e "King for a Day" viraram singles e deu ao XTC o melhor momento de sua longa trajetória. O álbum abre com "Garden of Earthly Delights", para Andy, sua introdução do mundo às crianças. "Eu digo a elas que é o parque de diversões delas, que devem curtir, mas serem responsáveis. É uma canção alegre e otimista."

"King for a Day" é uma das três canções escritas por Moulding e fala daquelas pessoas que são bajuladas e tratadas como reis só porque alcançaram o estrelato.

"Here Comes President Kil Again" nasceu de uma crítica aos políticos. "Eu não voto porque não acho necessário e porque me assusta o poder que você dá aos eleitos e alguns deles podem matar até em seu nome. Acho irônico como a escória continuar a permanecer no topo, sempre. Por melhor que seu voto seja, ele acaba sendo inútil."

Apesar do sucesso, o XTC continuou sem pisar nos palcos e demoraria mais três anos para gerar uma nova obra-prima. Mas isso é papo para outro dia.

Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia

Discos

White Music (1978)
Go 2 (1978)
Drums and Wires (1979)
Black Sea (1980)
Eight Goldies (coletânea, 1980)
Live & More (1981)
English Settlement (1982)
Beeswax - Some B-Sides 1977-1982 (1982)
Waxworks - Some Singles 1977-1982 (1982)
Mummer (1983)
The Big Express (1984)
Skylarking (1986)
Orange and Lemmons (1989)
Explode Together (The Dub Experiments 78-80) (1990)
Rag & Bone Buffet (Rare Cuts & Leftovers) (1990)
Nonsuch (1992)
BBC Radio 1 Live In Concert (1992)
The Tiny Circus of Life (1992)
Drums and Wireless - BBC Radio Sessions 77-89 (1994)
Fossil Fuel - The XTC Singles 1977-92 (1996)
Upsy Daisy Assortment - A Selection of the Sweetest Hits (1997)
Transistor Blast - The Best of the BBC Sessions (1998)
The Greatest (1998)
Apple Venus Volume 1 (1999)
Homespun The Apple Venus Volume One Home Demos (1999)
Wasp Star (Apple Venus Volume 2) (2000)
Homegrown (The Wasp Star Home Demos) (2001)
Coat of Many Cupboards (2002)
Waspstrumental (2002)
Instruvenus (2002)
Apple Box (2005)
iTunes Essentials: XTC (2005)
Apple Bite - A Selection From Apple Box (2005)
Apple Vinyls (2006)

Single e EPs

Science Friction (1977)
Statue of Liberty (1978)
3D-EP (1978)
This is Pop? (1978)
Are You Receiving Me? (1978)
Life Begins at the Hop (1979)
Making Plans for Nigel (1979)
Ten Feet Tall (1980)
Wait Till Your Boat Goes Down (1980)
Generals and Majors (1980)
Towers of London (1980)
Sgt. Rock (Is Going To Help Me) (1980)
Love At First Sight (1980)
Respectable Street (1981)
5 Senses (EP, 1981)
Senses Working Overtime (1982)
Ball and Chain (1982)
No Thugs in Our House (1982)
Great Fire (1983)
Wonderland (1983)
Love On a Farmboy's Wages (1983)
All You Pretty Girls (1984)
This World Over (1984)
Wake Up (1985)
Grass (1986)
Earn Enough for Us (1986)
The Meeting Place (1987)
Dear God (1987)
Mayor of Simpleton (1989)
King for a Day (1989)
The Loving (1989)
The Disappointed (1992)
The Ballad of Peter Pumpkinhead (1992)
Demo Tracks (1992)
Wrapped In Grey (1992)
Easter Theatre (1993)
I'd Like That (1999)
I'm The Man Who Murdered Love (2000)
Where Did The Ordinary People Go? (2005)

 




 


 

Colunas