426 - XTC - Skylarking

Após o sucesso com o The Dukes of Stratosphear a gravadora Virgin sugeriu que fossem para a América gravarem um novo disco com um renomado produtor e músico e fã do grupo, Todd Rundgren. O que era para ser um projeto maravilhoso e tranquilo se tornou no período mais difícil do grup, que culminou com a saída de Colin Moulding durante as gravações, ainda que por apenas alguns dias. Mesmo nessa situação caótica e com Andy odiando o resultado final, Skylarking é um outro belo disco do trio.


O sucesso inesperado fez com que a Virgin começasse a se interessar novamente pela banda. "Gravar com o Dukes nos trouxe a alegria novamente. Os discos do XTC demoravam meses em estúdio, gastávamos demais e não conseguíamos um grande sucesso. E agora a diversão havia voltado", confessa Colin.

Através da Geffen Records, ficaram sabendo que Todd havia amado os discos do grupo e que considerava o XTC um dos melhores grupos do planeta. Assim, a gravadora propôs que fossem gravar o novo disco na América, com um polpudo orçamento de US$ 150 mil.

Duas semanas antes de começarem os trabalhos, Todd solicitou ao grupo as demos das novas músicas para saber o que teriam pela frente.

Dias depois, Todd mandou um organograma para o grupo e gravadora, dizendo como trabalhariam: as gravações do lado A do disco começariam bem cedo até o meio-dia e do lado B do início da noite, até meia-noite. Além disso, ele havia escolhido os temas: todas aquelas que falavam de amor entrariam no álbum, as mais políticas e sociológicas ficariam de fora.

Essa interferência causou a primeira fricção. Dono de toda a concepção do XTC, de quase todas as composições, Andy não gostou dessas determinações e viu como invasão de espaço. O esquema de trabalhar Lado A e Lado B simplesmente não existia para o trio.

O grupo desembarcou nos EUA, no dia 6 de abril de 1986 e foi levado diretamente para a casa do músico, perto de Woodstock, um lugar bonito, no meio do campo, mas que a banda logo começou a detestar.

As primeiras sessões mostravam que Andy e Todd não combinavam. Todd não permitia que Andy opinasse em quase nada, mantendo uma postura dura como produtor, o que exasperava o líder do grupo. Para piorar, Todd resolveu gravar algumas partes de guitarras e teclados e San Francisco, executados por ele mesmo.

Andy não era o único a achar difícil a relação com Rundgren, mas a rinha entre os dois chegou quase ao insuportável, com Andy ameaçando pegar o primeiro avião de volta à Inglaterra, quando fizeram uma trégua.

Após as primeiras gravações, se instalaram em San Francisco, desta vez por mais tempo para mais trabalho. A relação dentro do trio também se deteriorava e após ser xingado por Andy por ter feito um péssimo trabalho no baixo da canção "Earn Enough for Us", Colin desistiu de tudo.

"Começamos uma discussão imbecil sobre uma nota que eu não deveria ter tocado e Andy me acusou de estar sabotando a liderança dele. Fiquei cheio de tudo, dele, das sessões que não terminavam e liguei para minha esposa dizendo que estava voltando para Londres."

A situação só foi contornada por Todd, que pediu calma ao baixista e dizendo que se o disco não saísse, não teriam grana para receber.

E como a banda precisava desesperadamente de dinheiro, o argumento foi aceito. Colin voltou, mas com a condição de que não encontrasse Andy no estúdio quando fosse gravar sua parte.

Em junho, a banda voltou para Woodstock para dar os últimos retoques, deixando o master com Todd que iria mixar o disco sozinho, para alegria de Colin e Dave e desespero de Andy.

Antes da viagem, porém, o trio teve uma discussão ácida na cozinha de Todd e quase terminaram com o grupo ali mesmo. A única solução para manterem-se juntos eram pegarem o primeiro vôo para Londres e sem se verem.

Todd mandou os mixes para a Inglaterra no final de julho e a banda odiou e exigiram que Todd remixasse tudo. Todd ficou enfurecido, mas acabou aceitando, já que a parte final do pagamento estava condicionado a isso.

Foram feitas três mixagens até a gravadora dizer "chega, o dinheiro acabou, vamos com o que temos", para desespero de Andy, que dizia que o disco era uma merda, que Todd havia arruinado tudo.

Coube a Andy e a uma pessoa próxima a ele, escolherem quais canções que iriam entrar e sair do disco. E ambos concordaram que Todd havia estragado um grande hit, "Dear God" e que por isso sairia do LP.

Quando Colin soube da decisão, ficou desesperado. "Havia mostrado a mixagem para alguns amigos e todos concordaram que 'Dear God' era a melhor canção do lote. E de repente ela saiu do disco, sem que eu pudesse fazer algo."

Skylarking foi lançado em outubro de 1986 com as seguintes faixas:

Lado 1

1. "Summer's Cauldron" 3:19
2. "Grass" Colin Moulding 3:05
3. "The Meeting Place" Moulding 3:14
4. "That's Really Super, Supergirl" 3:21
5. "Ballet for a Rainy Day" 2:50
6. "1000 Umbrellas" 3:44
7. "Season Cycle" 3:21

Lado 2

1. "Earn Enough for Us" 2:54
2. "Big Day" Moulding 3:32
3. "Another Satellite" 4:15
4. "Mermaid Smiled" 2:26
5. "The Man Who Sailed Around His Soul" 3:24
6. "Dying" Moulding 2:31
7. "Sacrificial Bonfire" Moulding 3:49

Antes do lançamento, uma nova polêmica: Andy queria colocar na capa uma imagem que combinasse pelos pubianos masculinos e femininos, mas a gravadora temia que afetasse as vendas e propôs uma imagem mais comportada.

O disco teve boa receptividade na América, vendendo 250 mil cópias. "Grass", escrita por Colin tornou-se o primeiro compacto do disco e para aplacar a raiva dele, colocaram "Dear God", no lado B. Foi quando iniciou-se outra polêmica...

Uma das mais importantes peças de divulgação na América eram as college radios e quase todas tocavam maciçamente o lado B do compacto, a ponto de quase ninguém se lembrar de "Grass".

E a Geffen Records começou a receber ligações indignadas de que a canção sequer estava no disco e eles não sabiam o motivo. Irritados, ligaram para a Inglaterra procurando explicações e exigiram que uma nova prensagem do LP fosse feito com ela, sacando alguma canção, no caso "Mermaid Smiled".

"Dear God" causou furor em um país tão conservador e puritano como os Estados Unidos e uma emissora da Flórida recebeu uma ameaça de ir para os ares se fosse tocada de novo.

A letra dizia:

Caro Deus,
Espero que você tenha recebido a carta e
Rezo para que você possa fazer melhor que isso aqui em baixo
Não falo de uma grande redução no preço da cerveja.
Mas todas as pessoas que você fez a sua imagem,
parecem estar morrendo de fome aos seus pés
Porque eles não tem o suficiente para comer
De Deus.
Eu não consigo acreditar em você.

Caro Deus,
Desculpe por incomoda-lo, mas,
Sinto que eu deveria ser ouvido alto e claro.
Nós precisamos de uma grande redução na quantidade de
lágrimas.
Mas todas as pessoas que você fez à sua imagem,
Parecem estar brigando nas ruas
Porque elas não conseguem formar opiniões
sobre Deus.
Não consigo acreditar em você.

Você fez as doenças
E o diamante azul?
Você fez a humanidade
Depois nos o fizemos?
E o Diabo tambem...

Caro Deus,
Não sei se você foi avisado mas
Seu nome está em varias citações nesse livro.
Nos, os humanos loucos, escrevemos; você deveria dar uma olhada.
E todas as pessoas que você fez á sua imagem
Continuam acreditado que esse lixo é real.
Bem, eu sei que não é, e você tambem,
Caro Deus.

Eu não consigo acreditar...
Eu não acredito...

Eu não acredito em Paraiso e Inferno,
Nenhum santo, nenhum pecador, e nenhum diabo também,
Nenhum portão perolado, nenhuma cruz de espinhos.
Você está sempre deixando nos humanos abatidos.
As guerras que você traz, as crianças que você afoga,
Aqueles perdidos no mar e nunca encontrados.

E é a mesma coisa no mundo inteiro,
A dor que eu vejo ajuda a compor
O Pai, Filho e o Espirito Santo
É somente brincadeira profana de alguem.
E se você for la em cima, você percebe
Que meu coração esta em cima da manga.
E se há uma coisa na qual eu não acredito

É em você, caro Deus
caro Deus

Ironicamente, o disco que Andy odiara tinha sido o de melhor venda na América, aberto as portas para a banda lá e salvado o grupo financeiramente.

E ainda havia mais. Mas isso é papo para outro dia.

Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia

Discos

White Music (1978)
Go 2 (1978)
Drums and Wires (1979)
Black Sea (1980)
Eight Goldies (coletânea, 1980)
Live & More (1981)
English Settlement (1982)
Beeswax - Some B-Sides 1977-1982 (1982)
Waxworks - Some Singles 1977-1982 (1982)
Mummer (1983)
The Big Express (1984)
Skylarking (1986)
Orange and Lemmons (1989)
Explode Together (The Dub Experiments 78-80) (1990)
Rag & Bone Buffet (Rare Cuts & Leftovers) (1990)
Nonsuch (1992)
BBC Radio 1 Live In Concert (1992)
The Tiny Circus of Life (1992)
Drums and Wireless - BBC Radio Sessions 77-89 (1994)
Fossil Fuel - The XTC Singles 1977-92 (1996)
Upsy Daisy Assortment - A Selection of the Sweetest Hits (1997)
Transistor Blast - The Best of the BBC Sessions (1998)
The Greatest (1998)
Apple Venus Volume 1 (1999)
Homespun The Apple Venus Volume One Home Demos (1999)
Wasp Star (Apple Venus Volume 2) (2000)
Homegrown (The Wasp Star Home Demos) (2001)
Coat of Many Cupboards (2002)
Waspstrumental (2002)
Instruvenus (2002)
Apple Box (2005)
iTunes Essentials: XTC (2005)
Apple Bite - A Selection From Apple Box (2005)
Apple Vinyls (2006)

Single e EPs

Science Friction (1977)
Statue of Liberty (1978)
3D-EP (1978)
This is Pop? (1978)
Are You Receiving Me? (1978)
Life Begins at the Hop (1979)
Making Plans for Nigel (1979)
Ten Feet Tall (1980)
Wait Till Your Boat Goes Down (1980)
Generals and Majors (1980)
Towers of London (1980)
Sgt. Rock (Is Going To Help Me) (1980)
Love At First Sight (1980)
Respectable Street (1981)
5 Senses (EP, 1981)
Senses Working Overtime (1982)
Ball and Chain (1982)
No Thugs in Our House (1982)
Great Fire (1983)
Wonderland (1983)
Love On a Farmboy's Wages (1983)
All You Pretty Girls (1984)
This World Over (1984)
Wake Up (1985)
Grass (1986)
Earn Enough for Us (1986)
The Meeting Place (1987)
Dear God (1987)
Mayor of Simpleton (1989)
King for a Day (1989)
The Loving (1989)
The Disappointed (1992)
The Ballad of Peter Pumpkinhead (1992)
Demo Tracks (1992)
Wrapped In Grey (1992)
Easter Theatre (1993)
I'd Like That (1999)
I'm The Man Who Murdered Love (2000)
Where Did The Ordinary People Go? (2005)

 

 

Colunas