Após
o sucesso com o The Dukes of Stratosphear a gravadora Virgin sugeriu
que fossem para a América gravarem um novo disco com um
renomado produtor e músico e fã do grupo, Todd Rundgren.
O que era para ser um projeto maravilhoso e tranquilo se tornou
no período mais difícil do grup, que culminou com
a saída de Colin Moulding durante as gravações,
ainda que por apenas alguns dias. Mesmo nessa situação
caótica e com Andy odiando o resultado final, Skylarking
é um outro belo disco do trio.
O
sucesso inesperado fez com que a Virgin começasse a se
interessar novamente pela banda. "Gravar com o Dukes nos
trouxe a alegria novamente. Os discos do XTC demoravam meses em
estúdio, gastávamos demais e não conseguíamos
um grande sucesso. E agora a diversão havia voltado",
confessa Colin.
Através da Geffen
Records, ficaram sabendo que Todd havia amado os discos do grupo
e que considerava o XTC um dos melhores grupos do planeta. Assim,
a gravadora propôs que fossem gravar o novo disco na América,
com um polpudo orçamento de US$ 150 mil.
Duas semanas antes de começarem
os trabalhos, Todd solicitou ao grupo as demos das novas músicas
para saber o que teriam pela frente.
Dias depois, Todd mandou
um organograma para o grupo e gravadora, dizendo como trabalhariam:
as gravações do lado A do disco começariam
bem cedo até o meio-dia e do lado B do início da
noite, até meia-noite. Além disso, ele havia escolhido
os temas: todas aquelas que falavam de amor entrariam no álbum,
as mais políticas e sociológicas ficariam de fora.
Essa interferência
causou a primeira fricção. Dono de toda a concepção
do XTC, de quase todas as composições, Andy não
gostou dessas determinações e viu como invasão
de espaço. O esquema de trabalhar Lado A e Lado B simplesmente
não existia para o trio.
O grupo desembarcou nos
EUA, no dia 6 de abril de 1986 e foi levado diretamente para a
casa do músico, perto de Woodstock, um lugar bonito, no
meio do campo, mas que a banda logo começou a detestar.
As primeiras sessões
mostravam que Andy e Todd não combinavam. Todd não
permitia que Andy opinasse em quase nada, mantendo uma postura
dura como produtor, o que exasperava o líder do grupo.
Para piorar, Todd resolveu gravar algumas partes de guitarras
e teclados e San Francisco, executados por ele mesmo.
Andy não era o único
a achar difícil a relação com Rundgren, mas
a rinha entre os dois chegou quase ao insuportável, com
Andy ameaçando pegar o primeiro avião de volta à
Inglaterra, quando fizeram uma trégua.
Após as primeiras
gravações, se instalaram em San Francisco, desta
vez por mais tempo para mais trabalho. A relação
dentro do trio também se deteriorava e após ser
xingado por Andy por ter feito um péssimo trabalho no baixo
da canção "Earn Enough for Us", Colin
desistiu de tudo.
"Começamos
uma discussão imbecil sobre uma nota que eu não
deveria ter tocado e Andy me acusou de estar sabotando a liderança
dele. Fiquei cheio de tudo, dele, das sessões que não
terminavam e liguei para minha esposa dizendo que estava voltando
para Londres."
A situação
só foi contornada por Todd, que pediu calma ao baixista
e dizendo que se o disco não saísse, não
teriam grana para receber.
E como a banda precisava
desesperadamente de dinheiro, o argumento foi aceito. Colin voltou,
mas com a condição de que não encontrasse
Andy no estúdio quando fosse gravar sua parte.
Em junho, a banda voltou
para Woodstock para dar os últimos retoques, deixando o
master com Todd que iria mixar o disco sozinho, para alegria de
Colin e Dave e desespero de Andy.
Antes da viagem, porém,
o trio teve uma discussão ácida na cozinha de Todd
e quase terminaram com o grupo ali mesmo. A única solução
para manterem-se juntos eram pegarem o primeiro vôo para
Londres e sem se verem.
Todd mandou os mixes para
a Inglaterra no final de julho e a banda odiou e exigiram que
Todd remixasse tudo. Todd ficou enfurecido, mas acabou aceitando,
já que a parte final do pagamento estava condicionado a
isso.
Foram
feitas três mixagens até a gravadora dizer "chega,
o dinheiro acabou, vamos com o que temos", para desespero
de Andy, que dizia que o disco era uma merda, que Todd havia arruinado
tudo.
Coube a Andy e a uma pessoa
próxima a ele, escolherem quais canções que
iriam entrar e sair do disco. E ambos concordaram que Todd havia
estragado um grande hit, "Dear God" e que por isso sairia
do LP.
Quando Colin soube da decisão,
ficou desesperado. "Havia mostrado
a mixagem para alguns amigos e todos concordaram que 'Dear God'
era a melhor canção do lote. E de repente ela saiu
do disco, sem que eu pudesse fazer algo."
Skylarking
foi lançado em outubro de 1986 com as seguintes faixas:
Lado 1
1. "Summer's Cauldron"
3:19
2. "Grass" Colin Moulding 3:05
3. "The Meeting Place" Moulding 3:14
4. "That's Really Super, Supergirl" 3:21
5. "Ballet for a Rainy Day" 2:50
6. "1000 Umbrellas" 3:44
7. "Season Cycle" 3:21
Lado 2
1. "Earn Enough for
Us" 2:54
2. "Big Day" Moulding 3:32
3. "Another Satellite" 4:15
4. "Mermaid Smiled" 2:26
5. "The Man Who Sailed Around His Soul" 3:24
6. "Dying" Moulding 2:31
7. "Sacrificial Bonfire" Moulding 3:49
Antes
do lançamento, uma nova polêmica: Andy queria colocar
na capa uma imagem que combinasse pelos pubianos masculinos e
femininos, mas a gravadora temia que afetasse as vendas e propôs
uma imagem mais comportada.
O disco teve boa receptividade
na América, vendendo 250 mil cópias. "Grass",
escrita por Colin tornou-se o primeiro compacto do disco e para
aplacar a raiva dele, colocaram "Dear God", no lado
B. Foi quando iniciou-se outra polêmica...
Uma das mais importantes
peças de divulgação na América eram
as college radios e quase todas tocavam maciçamente o lado
B do compacto, a ponto de quase ninguém se lembrar de "Grass".
E a Geffen Records começou
a receber ligações indignadas de que a canção
sequer estava no disco e eles não sabiam o motivo. Irritados,
ligaram para a Inglaterra procurando explicações
e exigiram que uma nova prensagem do LP fosse feito com ela, sacando
alguma canção, no caso "Mermaid Smiled".
"Dear God" causou
furor em um país tão conservador e puritano como
os Estados Unidos e uma emissora da Flórida recebeu uma
ameaça de ir para os ares se fosse tocada de novo.
A letra dizia:
Caro Deus,
Espero que você tenha recebido a carta e
Rezo para que você possa fazer melhor que isso aqui em baixo
Não falo de uma grande redução no preço
da cerveja.
Mas todas as pessoas que você fez a sua imagem,
parecem estar morrendo de fome aos seus pés
Porque eles não tem o suficiente para comer
De Deus.
Eu não consigo acreditar em você.
Caro Deus,
Desculpe por incomoda-lo, mas,
Sinto que eu deveria ser ouvido alto e claro.
Nós precisamos de uma grande redução na quantidade
de
lágrimas.
Mas todas as pessoas que você fez à sua imagem,
Parecem estar brigando nas ruas
Porque elas não conseguem formar opiniões
sobre Deus.
Não consigo acreditar em você.
Você fez as doenças
E o diamante azul?
Você fez a humanidade
Depois nos o fizemos?
E o Diabo tambem...
Caro Deus,
Não sei se você foi avisado mas
Seu nome está em varias citações nesse livro.
Nos, os humanos loucos, escrevemos; você deveria dar uma
olhada.
E todas as pessoas que você fez á sua imagem
Continuam acreditado que esse lixo é real.
Bem, eu sei que não é, e você tambem,
Caro Deus.
Eu não consigo acreditar...
Eu não acredito...
Eu não acredito em Paraiso e
Inferno,
Nenhum santo, nenhum pecador, e nenhum diabo também,
Nenhum portão perolado, nenhuma cruz de espinhos.
Você está sempre deixando nos humanos abatidos.
As guerras que você traz, as crianças que você
afoga,
Aqueles perdidos no mar e nunca encontrados.
E é a mesma coisa no mundo inteiro,
A dor que eu vejo ajuda a compor
O Pai, Filho e o Espirito Santo
É somente brincadeira profana de alguem.
E se você for la em cima, você percebe
Que meu coração esta em cima da manga.
E se há uma coisa na qual eu não acredito
É em você, caro Deus
caro Deus
Ironicamente, o disco que
Andy odiara tinha sido o de melhor venda na América, aberto
as portas para a banda lá e salvado o grupo financeiramente.
E ainda havia mais. Mas
isso é papo para outro dia.
Um abraço e até
a próxima coluna.
Discografia
Discos
White Music (1978)
Go 2 (1978)
Drums and Wires (1979)
Black Sea (1980)
Eight Goldies (coletânea, 1980)
Live & More (1981)
English Settlement (1982)
Beeswax - Some B-Sides 1977-1982 (1982)
Waxworks - Some Singles 1977-1982 (1982)
Mummer (1983)
The Big Express (1984)
Skylarking (1986)
Orange and Lemmons (1989)
Explode Together (The Dub Experiments 78-80) (1990)
Rag & Bone Buffet (Rare Cuts & Leftovers) (1990)
Nonsuch (1992)
BBC Radio 1 Live In Concert (1992)
The Tiny Circus of Life (1992)
Drums and Wireless - BBC Radio Sessions 77-89 (1994)
Fossil Fuel - The XTC Singles 1977-92 (1996)
Upsy Daisy Assortment - A Selection of the Sweetest Hits (1997)
Transistor Blast - The Best of the BBC Sessions (1998)
The Greatest (1998)
Apple Venus Volume 1 (1999)
Homespun The Apple Venus Volume One Home Demos (1999)
Wasp Star (Apple Venus Volume 2) (2000)
Homegrown (The Wasp Star Home Demos) (2001)
Coat of Many Cupboards (2002)
Waspstrumental (2002)
Instruvenus (2002)
Apple Box (2005)
iTunes Essentials: XTC (2005)
Apple Bite - A Selection From Apple Box (2005)
Apple Vinyls (2006)
Single e EPs
Science Friction (1977)
Statue of Liberty (1978)
3D-EP (1978)
This is Pop? (1978)
Are You Receiving Me? (1978)
Life Begins at the Hop (1979)
Making Plans for Nigel (1979)
Ten Feet Tall (1980)
Wait Till Your Boat Goes Down (1980)
Generals and Majors (1980)
Towers of London (1980)
Sgt. Rock (Is Going To Help Me) (1980)
Love At First Sight (1980)
Respectable Street (1981)
5 Senses (EP, 1981)
Senses Working Overtime (1982)
Ball and Chain (1982)
No Thugs in Our House (1982)
Great Fire (1983)
Wonderland (1983)
Love On a Farmboy's Wages (1983)
All You Pretty Girls (1984)
This World Over (1984)
Wake Up (1985)
Grass (1986)
Earn Enough for Us (1986)
The Meeting Place (1987)
Dear God (1987)
Mayor of Simpleton (1989)
King for a Day (1989)
The Loving (1989)
The Disappointed (1992)
The Ballad of Peter Pumpkinhead (1992)
Demo Tracks (1992)
Wrapped In Grey (1992)
Easter Theatre (1993)
I'd Like That (1999)
I'm The Man Who Murdered Love (2000)
Where Did The Ordinary People Go? (2005)
|