Modificando e editando os modelos de personagens

03/01/2009

Tags: , , , ,



É possível alterar e substituir os modelos e skins (texturas) de personagens do jogo trocando, por exemplo, o modelo e as skins (texturas) de um PC pela de um NPC. Para isso são necessárias algumas ferramentas, que nada mais são que programas que você pode baixar na internet, alguns gratuitamente outros não.

Estrutura das pastas

No diretório do jogo basicamente os modelos estão todos na pasta “models” enquanto as texturas estão na pasta “materials”.

Os modelos e texturas de personagens ficam normalmente dentro de uma pasta chamada character

models/character

material/character

Dentro da pasta character você irá encontrar os seguintes diretórios:

“gibs”: pasta especial “chunk”

“monster”: contém os arquivos referentes aos monstros do jogo (zumbi, Ming Xiao forma monstro, Xerife forma quiróptero, etc).

“npc”: Todos os personagens NPCs do jogo. Subdivide-se nas categorias “unique” e “common”.

“pc”: contém os arquivos dos personagens jogadores (diferentes clãs). Se subdivide em “male” (personagens masculinos) e “female” (personagens femininos)

“shared”: contém os arquivos dos personagens comuns a vários locais do jogo (mendigos, pedestres, prostitutas, etc).

Alterando Modelos

Modelos funcionam como os esqueletos e os músculos sobre os quais a pele (skin ou textura) se molda. São eles que definem os contornos do corpo e do rosto além da movimentação do personagem. Bloodlines trabalha basicamente com arquivos vtx (Bloodline Model) e mdl. Para modificar um modelo são necessárias noções avançadas de programas de criação e modelagem em 3D. O problema com Vampire Bloodlines é que apesar de basear-se na engine de Half Life 2, infelizmente as ferramentas que existem para fazer conversões e edições dos modelos de HL2 não são totalmente compatíveis com VTMB. É possível, por exemplo, converter um modelo de VTMB para Half Life 2, mas não é possível fazer o oposto. Por isso ferramentas como o Hammer e o Vmex e outras ferramentas para edição e criação de mapas e modelos feitas para o HL2 não produzem modelos compatíveis com o VTMB.

Existe um projeto na internet chamado Vampire Bloodlines Revival que converteu os modelos e arquivos do jogo para torná-lo totalmente compatível com a Source SDK de HL2 para assim poder criar novos modelos e mapas com as ferramentas disponíveis para esse jogo. Quem tiver interesse em experimentar pode visitar a comunidade (veja link na seção de links do tutorial).

Entretanto, se o objetivo é apenas trocar um modelo por outro já existente, as coisas tornam-se bem mais fáceis. É o caso, por exemplo, de trocar o modelo e a skin da personagem malkaviana pelo da npc Jeanette (veja como na seção Trocando modelos).

Também é possível fazer pequenas alterações na estrutura dos modelos usando para isso o programa 3ds Max ou Blender e plugins disponíveis na internet.

Os modelos são constituídos pelos seguintes arquivos:

  • mdl: Modelo físico do personagem (3D)
  • dx7_2bone: É o arquivo que contem as texturas para Directx 7.
  • dx80: É o arquivo que contem as texturas para Directx 8.0
  • Os arquivos com a extensão phy contêm as instruções da física dos personagens.

Ferramentas

Para lidar com os modelos e texturas de VTMB existem algumas ferramentas bastante úteis que estão disponíveis em sites da internet.

Quick and Dirty Bloodlines VPK Tools: traz várias ferramentas úteis para mooding como extrator de arquivos vpk, busca de arquivos, conversão de texturas, modelos e mapas.
Bloodlines Character Search: ajuda a localizar em qual arquivo VPK, determinado modelo ou textura está e qual o diretório que ele normalmente ocuparia no jogo.
Programas de edição de imagem como Photoshop, Gimp, etc.
Bloco de notas.
Nvidia Texture Tools: conjunto de plugins da Nvidia de exportação e importação de arquivos DDS.
Packfile Explorer (VampEd): traz várias ferramentas, incluindo um visualizador de modelos.
VampEd: versão mais antiga do Packfile Explorer, que apesar disso possui vantagens sobre as versões mais recentes.
USBDK (Unofficial Bloodlines Swiss Army Knife): conjunto de ferramentas para lidar com os arquivos do jogo.
Import Export X – UV : inclui plugins para importação e exportação de Vampire Bloodlines no Blender.
3ds Max: Programa de modelagem, renderização, criação e animação 3D desenvolvido pela Autodesk Media and Entertainment.

Blender: software livre sob a licença GPL com ferramentas profissionais de modelagem 3D, animação e finalização.

Modificando os modelos

Para modificar modelos já existentes no VTMB serão necessárias as ferramentas VampEd (neste tutorial foi usada a versão 1.20, pois versões mais recentes mostram falhas e incompatibilidades), 3ds Max (qualquer versão) ou Blender (versão 2.40 ou 2.4.1), VPK Tools e plugins de importação e exportação para o Blender. Para o Blender funcionar também é necessário instalar o Python em seu computador (versão 2.4).

Em primeiro lugar você deverá baixar e descompactar o VampEd em uma pasta do seu computador. Faça o mesmo com VPK Tools.

Abra o programa e selecione através da árvore de diretório a pasta em que estão os arquivos VPK do Vampire Bloodlines. Um ponto interessante do VampEd é que você pode navegar dentro dos diretório do arquivo VPK selecionado, o que facilita bastante para localizar os modelos desejados.

Navegue pelas pastas dos diretórios de modelos dentro dos arquivos vpk. Também é possível visualizar os modelos usando a opção View.

Assim que localizar o modelo desejado, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção copy. Depois clique no diretório me que você deseja salvar a versão D3d.x do modelo e escolha a opção Paste As D3d.x.

O programa irá criar uma versão *.x do arquivo MDL. Depois disso, use a opção paste para colar o arquivo MDL original no mesmo diretório em que salvou o arquivo *.x.

Use a ferramenta VPK Tools para extrair as texturas do modelo e convertê-las em formato TGA (veja mais no tópico Alterando Skins). Cole os arquivos tga das texturas no mesmo diretório em que estão os arquivos *.x e *.mdl.

Agora prepare o programa de edição 3D para lidar com o arquivo *.x. O VampEd traz um plugin para importação e exportação de arquivos D3d.x no 3ds Max, trata-se do arquivo VampEd.ms. Copie esse arquivo para a pasta “plugins\maxscript”, no local onde o 3ds Max está instalado.

Abra o 3ds Max e aparecerá uma janela com as opções Import X File e Export X file. Clique na primeira opção e carregue o arquivo *x que foi criado pelo VampEd.

Tome cuidado ao editar o modelo, pois não deve destruir nem criar nenhum polígono adicional, apenas remodelar. Terminando de fazer os ajustes desejados, torne a carregar o script e exporte o arquivo. Para torná-lo compatível com o arquivo mdl terá que usar o Blender.

É possível fazer todo o processo de importação, edição e exportação dos arquivos D3d.x criados pelo VampEd no Blender, mas como alguns prefere usar o 3dsmax, fica a dica.

Você terá que primeiro preparar o Blender. Use de preferência a versão 2.4.1 ou 2.4.2, pois versões mais recentes costumam dar erros.

Antes de usar o Blender, instale o Phyton 2.4 e descompacte os arquivos de importação e exportação dos arquivos D3d.x na pasta de scripts do Blender.

Agora abra o programa e escolha a opção importar no menu, selecione o arquivo *x e assim que o processo de carregamento estiver feito proceda com as alterações que achar necessárias.

Depois selecione o modo exportar e escolha a opção Bloodlines_mod no menu de exportação. O nome pode ser igual ao do arquivo * .x file mas com a terminação mdlx. Depois que terminar o processo, modifique a extensão do arquivo para mdl e teste o arquivo no visualizador do Vamped. Agora é só colocar o arquivo na pasta correta do jogo e testar.

 

 

Postado por Beatrix em 03/01/2009 | Arquivado em Geral, Mod | 5 Comments »


5 Responses to “Modificando e editando os modelos de personagens”

  1. setembro 22nd, 2010 at 17:44

    Luiz said:

    Beatrix, eu nao sabia aonde comentar o meu problema, mas comentarei aqui mesmo, estou com um probleminha com meu jogo, eu uso o sistema operacional windows 7 e nvidia gforce9400gt, eu instalo o jogo e quando eu vou jogar, muitas imagens esta quadricolado em rosa e preto, nao consigo ver os mapas e o grafico esta feio, quando eu instalo um software da placa de video para arrumar, quando abro o jogo, ao carregar o save e jogo fecha sozinho. voce pode me ajudar com isso por favor??

  2. fevereiro 28th, 2011 at 16:46

    loly said:

    aonde é que fica a pasta characters?

  3. janeiro 5th, 2012 at 19:44

    Phantasmkira said:

    hey gut, sup?
    o problema das texturas quadriculadas eh facil de resolver.
    o dificil foi descobrir como….
    procure pelos patches do jogo.
    q são um tipo de atualização.
    instale a mais recente, que foi a q resolveu o meu problema que era o mesmo do seu.
    existem ainda patches pra melhorar as texturas, mudar algumas coisas no jogo, mais missões etc.
    se não conseguir mais abrir o jogo reinstala ele todo mantendo os saves e depois instala o patche
    nesse link baixe a primeira da pagina

    http://www.strategyinformer.com/pc/patches/vampirethemasqueradebloodlines/patch.html

  4. janeiro 5th, 2012 at 19:44

    Phantasmkira said:

    hey gut, sup?
    o problema das texturas quadriculadas eh facil de resolver.
    o dificil foi descobrir como….
    procure pelos patches do jogo.
    q são um tipo de atualização.
    instale a mais recente, que foi a q resolveu o meu problema que era o mesmo do seu.
    existem ainda patches pra melhorar as texturas, mudar algumas coisas no jogo, mais missões etc.
    se não conseguir mais abrir o jogo reinstala ele todo mantendo os saves e depois instala o patche
    nesse link baixe a primeira da pagina

    http://www.strategyinformer.com/pc/patches/vampirethemasqueradebloodlines/patch.html

  5. janeiro 5th, 2012 at 19:47

    Phantasmkira said:

    agora a minha duvida…
    esse esquema pra editar as texturas funciona com o maya 2012 ou 2011?
    pois são o progs de modelagem q eu tenho mais aptidão.