Cthullu

O apresentador de TV e uma pichação perto de uma das cabines telefônicas de Hollywood fazem menção ao mito de Cthullu.

Na verdade se juntarmos as informações o mais provável é o que mostro octópode gelatinoso seja um Kuei-jin restante do ataque ao Elizabeth Dane. Como a criatura tem um odor insuportável essa tese se justifica, pois os Kuei-jin uma vez expostos ao Sol apodrecem.

O Chamado de Cthullu (The Call of Cthullu) é o título de um livro do escritor HP. Lovecraft. O mito de Cthulhu é provavelmente uma invenção do próprio Lovecraft. E é, juntamente com o livro imaginário Necronomicon, uma de suas mais famosas criações; tanto, que deu origem à expressão Mitos de Cthulhu, que abrange toda a literatura lovecraftiana e o universo desenvolvido por outros autores com base em suas descrições metafísicas.


Cthulhu é uma entidade, um ser fantástico, o mais poderoso dos Grandes Ancestrais (Great Old Ones). Neste conto, que o apresenta, Lovecraft deixa claras suas intenções no gênero de horror. A ameaça não vem de fora, mas de dentro. O horror não está no monstro, mas no medo que ele inspira aos personagens.

No mundo do RPG esse é um personagem bem presente, inclusive em 1980, os criadores do jogo Dungeons & Dragons incluíram várias criaturas dos mitos de Cthulhu no guia de recursos chamado “Deities and Demigods”. Infelizmente, fizeram isso sem saber que a Arkham Press, que detinha os direitos de propriedade intelectual de Lovecraft, já tinha licenciado os direitos a Chaosium, Inc. Publicações subseqüentes do livro de recursos excluíram as criaturas mitológicas de Cthulhu. Posteriormente a Chaosin lançaria o livro de RPG de terror O Chamado de Cthulhu” que se tornaria um dos mais famosos do gênero.

“O Chamado de Cthulhu” é um jogo totalmente baseado nos mitos de Cthulhu. Os jogadores assumem papéis de pessoas normais que caem no mundo aterrorizante da imaginação de Lovecraft. Assim como acontece com as personagens nas histórias de Lovecraft, o melhor que a maioria delas pode esperar é uma morte rápida antes de ficar completamente maluca. As personagens devem desvendar mistérios sabendo que, apenas adquirindo conhecimento, elas colocam sua sanidade em risco. Um jogo bem feito cria uma sensação de inquietação e paranóia entre os jogadores.

No mundo dos videogames também há outras referências a Cthullu. O mais conhecido é o game “O Chamado de Cthulhu: lugares sombrios da Terra”. Nesse jogo, você tem a visão em primeira pessoa à medida que explora o universo de Lovecraft, enfrentando pesadelos do outro mundo e lutas pela sobrevivência. Os mitos de Cthulhu são a principal influência de muitos outros jogos como The Lurking Horror e Discworld Noir.

Um comentário em “Cthullu”

  1. A criação de Cthulhu por Lovecraft foi uma das tacadas mais bem feitas no gênero de horror literário, Cthulhu é reverenciado em cultos de horror, tem comunidades no orkut, inúmeras citações em outras obras, tem até um episódio de Liga da Justiça que Super Man e a liga lutam contra Cthulhu.
    Mais uma vez, parabéns pelo site!

Os comentários estão fechados.