Engine error

07/01/2009

Tags: , , ,



Normalmente esse tipo de erro provoca um crash no jogo que resulta em seu fechamento. Entre os erros mais comuns nessa categoria estão os seguintes: a) Access Violation in engine.dll Normalmente aparece uma mensagem quando se tenta criar um novo jogo. No arquivo log do jogo vai ficar registrada uma mensagem assim. “vampire caused an Access Violation (0xc0000005) in module engine.dll at 001b:200f5a77. Read from location 00000000 caused an access violation.”

O problema pode ter várias causas. O arquivo de engine do jogo pode estar corrompido, o que requer instalação. Pode ser algum problema com drivers desatualizados ou corrompidos da placa de vídeo, o que requer instalação do patch mais recente, ou ainda conflito com algum programa em execução ou com alguma configuração do sistema operacional (muito comum em computadores com Windows XP S2).

O problema também pode ser causado por algum vírus. As seguintes providências devem ser tomadas para tentar a solução do problema. – Veja se a configuração do seu computador está de acordo com Vampire Bloodlines. Não há garantias de que o jogo funcione com placas em sli. Segundo a Activision, Bloodlines funciona com o Windows Vista, mas não nas versões de 64 bits, o mesmo vale para o Windows XP. – Se você usa emuladores de drivers como o daemon tools desabilite-os quando estiver jogando Bloodlines, pois eles costumam causar conflito. Se você costuma deixar muitos programas rodando na bandeja do sistema, desabilite-os, deixe funcionando só o essencial (anti-vírus, firewall).

Em alguns casos anti-vírus e firewall podem causar conflitos, mas não é recomendado desabilitá-los. Se mesmo assim não resolver passe para as etapas seguintes.

– Faça backup dos saves do jogo em outro diretório e desinstale o jogo, tomando o cuidado de após desinstalar apagar a pasta de instalação que ainda ficou no computador.

– Instale os drivers mais recentes para a sua placa de vídeo.

– Certifique-se que seu computador esteja livre de vírus. Se necessário passe o anti-vírus atualizado no computador (em alguns casos se recomenda fazer isso em modo de segurança). – Limpe o sistema com algum programa como o CCleaner. – Reinstale o jogo e restaure os backups dos saves.

– Deixe a configuração do jogo com a resolução de 800X600 no máximo. – Se mesmo assim o erro se repetir, reinstale o directX.

– Caso o problema persista procure testar o jogo em outra máquina. Se funcionar é algum problema em seu sistema operacional e requer a reinstalação do seu SO. Se não funcionar, algum arquivo do jogo pode estar corrompido no CD.

b) “failed to lock vertexbuffer in cmeshdx8::lockvertexbuffer” Esse problema pode ser solucionado acrecentando a seguinte informação no atalho do jogo na propriedade Destino:  -dxlevel {version}.

O atalho deverá fica assim: “C:\Arquivos de programas\Activision\Vampire – Bloodlines\vampire.exe” -dxlevel {version} Atenção para o espaço entre .exe” e o acrescimo no atalho. A versão vai depender da configuração do computador que indicará qual a versão do DirectX está instalada.

c)”Failed to lock index in CMeshDX8::LockIndexBuffer”

engine_error

O erro “falhou em bloquear o buffer de índices” (Failed to lock index buffer) acontecerá quando você utilizar o Alt-Tab to trocar de janelas no Windows enquanto estiver em um jogo e seu computador não puder alocar memória suficiente para a “renderização” dos gráficos quando você trocar de volta para a janela de seu jogo.

A melhor solução para este problema é sair apropriadamente do jogo para sua área de trabalho para que possa usar outras aplicações. Se o erro não aconteceu devido a isso,  pode ser que você esteja com os drivers da sua placa de vídeo desatualizada. É muito comum acontecer com usuários de placas ATI que usam o driver Catalyst. Para resolver este problema é recomendado a desinstalação de seu driver Catalyst em uso e instalar uma versão mais atualizada. Se mesmo assim não resolver, uma sugestão é acrescentar à propriedade Destino no atalho do jogo a terminação: -nocrashdialog Tomando o cuidado de deixar um espaço entre o .exe” e o acréscimo no atalho. Deve ficar assim: “C:\Arquivos de programas\Activision\Vampire – Bloodlines\vampire.exe” -nocrashdialog

Se não funcionar tente a terminação -dxlevel {version} – Se o erro persistir reinstale o DirectX, seguindo as mesmas orientações do tópico A.

-Engine Error-
Unable to init shader system

No caso dessa mensagem o recomendado é que confira se a versão de DirectX é compatível com o jogo. Em alguns casos apenas reinstalar os drivers da placa de vídeo resolverá o problema, em outros será necessário reinstalar o DirectX.

 

 

Postado por Beatrix em 07/01/2009 | Arquivado em bugs, Geral | 4 Comments »


4 Responses to “Engine error”

  1. junho 2nd, 2009 at 3:57

    tetex said:

    exelente blog!! parabéns.

  2. agosto 19th, 2009 at 12:22

    Carlos said:

    O problema que acontece no meu é a opção b-) mas eu mudo com o -dxlevel

    porém eu não entendi direito esse negocio da version… como eu tenho que colocar exatamente? entre colchetes? 9.0 ou somente 9, ponho espaços ou não?? existe alguma coisa a acrescentar a mais?

    obrigado!

  3. outubro 28th, 2009 at 2:52

    johnny said:

    beatrix… eu tive o problema de crash do tipo “a”… mas resolvi com a do tipo “c”… achei num blog gringo um carinha reclamando pra caramba, contado toda a “história” da vida dele… e no final ele disse q colocou o -dxlevel 70… fui testar e funcionou… vamos ver se funfa depois q reiniciar o pc.

    gostaria de saber oq é exatamente esse comando… ele num me é estranho. abraços!

  4. fevereiro 10th, 2013 at 16:53

    Jozailson said:

    Apos recuperar o sarcofago o jogo não prossegue ao falar com o principe volta ao dialogo em que informo a ele que o caixão foi roubado.