Modificando skins ou texturas

Alterando skins (texturas)

Você já deve ter visto muitos arquivos de skins prontas para modificar os personagens do jogo. Nesse tópico você aprenderá como fazer essas modificações nas skins e também como instalar skins (texturas) prontas.

Para alterar as skins (texturas) será necessário o VPK tools para extração dos arquivos de texturas ttz e sua conversão para o formato editável tga, o plugin de suporte a exportação em formato DDS da Nvidia (Nvidia Texture Tools) e um editor de imagem que suporte trabalhar com formato TGA e com o plugin de DDS (Photoshop ou Gimp).

Os diretórios dos modelos e texturas do jogo se organizam da seguinte maneira:

Os modelos ficam no diretório “models”.

As texturas no diretório “material”.

Se um modelo fica na pasta:

“\models\character\pc\female\malkavian\armor0\”

A textura vai ficar, portanto na pasta:

“\material\models\character\pc\female\malkavian\armor0\”

1. Separe todas as texturas que você vai editar extraindo-as com o VPK tools. Para isso escolha o menu VPK extrator. Clique em Open file e abra o arquivo VPK selecionando-o. Clique com o botão direito do mouse na parte da janela onde aparece a lista dos arquivos e escolha a opção Find. Digite o nome da textura que você procura e vai aparecendo à medida que você for prosseguindo na busca, a seleção de todos os arquivos relacionados.

Se tiver dúvida sobre as texturas que determinado modelo usa é só extrair e abrir o arquivo mdl referente ao modelo na opção Model Tools, e aparecerá uma lista de todas as texturas que ele utiliza.

Selecione só os arquivos que te interessarem, então clique novamente com o botão direito do mouse e escolha a opção extract ela será extraída para o diretório do jogo que é mostrado pelo programa.

Cada parte da textura se constitui de 3 arquivos. Um arquivo vtm, um arquivo tth e um arquivo ttz. Lembre-se de selecionar todos os arquivos da parte da textura que você pretende trabalhar.

O arquivo que será editado e que constitui a imagem da textura é o arquivo ttz. Abra o arquivo ttz com o VPK Tools e converta para tga. Faça isso escolhendo a opção Texture Tools, abra o arquivo através da opção Open File, e depois que ele for carregado clique em Conver TTZ to TGA.

Depois que tiver instalado os plugins DDS da Nvidia no seu programa de edição de imagens abra nele o arquivo tga para editá-lo.

Faça as mudanças que desejar. Isso vai depender exclusivamente da sua criatividada e habilidade com programas de edição de imagem. Este exemplo é dado com o Photoshop, mas você pode usar qualquer programa que suporte tga e seja compatível com o plugin da Nvidia. Isso inclui além do Gimp, o Coreldraw e Ilustrator. Você também pode usar o Blender para visualizar a imagem em 3D para facilitar as opções de edição e saber como a skin ficará quando pronta. É possível fazer tatuagem, alterar cor e estilo das roupas (com algumas restrições), mudar a cor da pele e alterar a maquiagem e detalhes do rosto (cor dos lábio, pintas e sardas, sobrancelhas, etc). Se tiver bastante habilidade em desenhar skins 3D é possível até criar uma textura totalmente nova com base nas existentes.

Depois na hora de salvar escolha a opção salvar como DDS. Aparecerá a tela do plugin da Nvidia. Se não deseja fazer mais nenhuma alteração clique em save. Se o programa não for compativem com o plugin da Nvídia, salve o tga e depois use algum programa compatível para exportar para DDS.

Agora é a hora de converter o arquivo DDS para TTZ. É necessário que os arquivos TTH e VMT correspondentes estejam na mesma pasta em que você vai realizar a conversão.

Abra mais uma vez o VPK Tools e escolha a opção Texture Tools. Em Open file abra o arquivo DDS que você salvou. Escolha a opção Convert DDS to TTZ. O arquivo TTH será automaticamente editado durante a conversão.

Agora copie os arquivos modificados e cole na pasta específica de texturas. As texturas ficam no diretório “material/models/character/”. A pasta específica dentro desse diretório vai depender de para qual personagem é a textura, pois as subpastas se dividem por pc, npc, sexo, cidade, etc.

Assim como os modelos, também é possível usar a textura de um personagem em outro, colocando, por exemplo, a textura do corpo de VV para Heather.

Isso é feito da seguinte maneira. Primeiro extraia e copie todos os arquivos da textura do corpo de VV para o diretório onde estão os arquivos de textura de Heather.

Os arquivos do corpo de VV são “vv_body.tth”, “vv_body.ttz” e “vv_body.vmt”. Cole-os no diretório:

“materials\models\character\npc\unique\santa_monica\heather\”

Se o diretório não existir você deverá criá-lo.

Faça backup dos arquivos do corpo de Heather, e depois mude os arquivos de VV para “heatherbody.tth”, “heatherbody.ttz” e “heatherbody.vmt”. Edite o arquivo vtm com o bloco de notas para que indique o novo nome dos arquivos e a atual localização.

Salve o arquivo e depois teste para ver como ficou.

Usando o arquivo vtm é possível também deixar parte de uma skin transparente. É assim, por exemplo, que certas skins mostram a tremere sem óculos ou Jeanette sem a saia. Para isso basta acrescentar no arquivo vtm da textura os parâmetros $translucent” 1 e “$nocull” 1.

Para instalar uma skin já pronta que você baixou na internet, descompacte so arquivo e coloque na pasta do jogo correta. Normalmente as skins já vêm com a estrutura de diretórios montada, mas pode ser também que você queira instalá-la para um personagem diferente. Se for esse o caso, aplique as dicas anteriores para fazer a modificação, alterando o nome dos arquivos da skin, colocando-os no diretório pretendido e alterando as informações dos arquivos vtm.

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