Modo Multiplayer

03/07/2008



Ao conhecer o jogo VTMB pela primeira vez, quase todos perguntam sobre a existência de um modo multiplayer, algo tão importante em jogos do estilo RPG/ação. A resposta a essa questão à principio é um categórico não.

VTMB não possui um modo multiplayer, e isso é colocado de forma bastante clara na seção de dúvidas do site da Activision, onde é possível encontrar algumas respostas sobre problemas técnicos do jogo.

Especula-se que talvez esse modo multiplayer fosse fazer parte de uma provável expansão do jogo, visto que no código é possível encontrar o arquivo de implementação da função. Na verdade esse é o resquício de uma idéia que foi abandonada pela equipe, e não algo a ser implementado futuramente, como foi colocado em entrevista por Leonard Boyarsky antigo CEO e Diretor de Arte da Troika Games na ocasião do lançamento do jogo.

Contudo isso não impediu que os fãs do jogo aproveitassem o código existente para tentar habilitar através do Modo Console, um Modo Multiplayer, ainda que bem tosco e aquém do desejado.

Caso queira experimentar por sua conta e risco seguem aqui mais instruções:

MODO MULTIPLAYER

Para que o modo multiplayer funcione é preciso ter o arquivo multiplayer.cfg. Esse arquivo consta do arquivo pack101.vpk e deve ser extraido para o diretório cfg do jogo (use o VPK Tools). Ele também é instalado com o patch não oficial 5.0 “WESP”.

O diretório correto seria esse dependendo de onde se instalou o jogo:

C:\Arquivos de programas\Activision\Vampire – Bloodlines\Vampire\cfg

Também é possível criar o arquivo com o bloco de notas. Abra o bloco de notas. Salve esse arquivo no diretório cfg com o nome multiplayer e a extensão cfg em vez de txt (fica assim multiplayer.cfg). Para isso, na janela de salvar arquivo, preencha da sequinte maneira, na opção “salvar como tipo”, selecione todos os arquivos. Assim, o documento será salvo com a extensão cfg e não txt. Depois de salvar o arquivo confira se salvou no diretório certo e com a extensão correta.

Agora edite o arquivo com o bloco de notas acrescentando as seguintes linhas de texto:

—————————————–

noclip

coop “1”

deathmatch “1”

rate “10100”

dsp_player “0”

adsp_debug “1”

maxplayers 20

mp_footsteps “0”

mp_decals “700”

sv_lan 1

sv_maxunlag “1”

sv_stepsize “3”

sv_unlagsamples “0”

sv_unlag “0”

sv_footsteps “0”

sv_teststepsimulation “0”

sv_jump_boost “0”

sv_jump_maxspeed “0”

sv_gravity “0”

sv_noclipspeed “20”

sv_lan 1

map < map >

connect < ip >

————————————

Salve o arquivo. Não deixe de substituir a palavra map entre <> pelo nome do mapa que o grupo usará. Também substitua a palavra ip entre <> pelo IP do servidor.

Logo após maxplayers, substitua o número 20 pelo número máximo de jogadores que o servidor suportará. Melhor não exceder 5 jogadores.

Para abrir o servidor, abra o modo console e execute o comando:

exec multiplayer.cfg

Para conectar ao servidor, abra o modo console e execute o comando: “connect (ip) “

Substitua ip pelo número do IP do servidor.

Infelizmente essa não é uma solução estável, pois se baseia em algo que não estava completamente implementado no jogo. Não há senhas nem algo do tipo que garanta segurança de acesso ao servidor nem que evite códigos de trapaça. Também é necessário tomar cuidado ao configurar o firewall para não barrar as conexões dos jogadores. Aconselhável testar apenas em pequenas redes internas.

 

 

Postado por Beatrix em 03/07/2008 | Arquivado em dicas, Geral | 3 Comments »


3 Responses to “Modo Multiplayer”

  1. fevereiro 11th, 2010 at 21:58

    Paulo said:

    Só uma perguntinha, eu fiz o descrito aqui, porem no lugar do map eu coloco os nomes dos mapas principais e nao funciona, mas quando carrego o mapa pelo console … só consegui no la_abandoned_building_1, ai funciona, o outro player consegue entrar, porem ficamos os 2 flutuando sem sentido, ou ate da pra se matar, e se executo o server e entro em new game, fica um cenario todo escuro, e o outro player nao consegue se manter conectado. …. se puder aceito qualquer dica

  2. outubro 26th, 2011 at 21:51

    thiago said:

    porra fiz certinho como ta falando ae mas nao consigo abrir o map aparece q deu erro eo outro player nao consegue connectar nem fudendo…
    tentei com o mapa q o paulo falou ali em cima mas msm assim da map invalid entro no jogo normalmente e quando pulo no jogo meu personagem voa até o ”teto” e fika preso lá
    tenho q sair e entrar no jogo para voltar ao normal

    uma pena niguem ajudar =\
    keria jogar com minha namorada

  3. maio 6th, 2012 at 13:19

    Zianshi said:

    Vou tentar.

    Acredito que para resolver o os problemas acima deve se tentar o seguinte:
    Tirar a linha “noclip” ou escreve-la duas vezes
    Substituir ‘sv_gravity “0″’ por ‘sv_gravity “1”‘

    Vou tentar aqui, e posto resposta