FAK

Aqui uma seleção de respostas a algumas dúvidas comuns em relação ao jogo.

1) Para quais plataformas Vampire The Masquerade: Bloodlines está disponível?

Somente PC. Sistema Operacional Windows

2) Quem desenvolveu o jogo?

O jogo foi desenvolvido pela Troika Games e lançado pela Activision.

3) Qual a engine utilizada ?

Bloodlines usa a mesma engine de Half-Life 2, a Source Engine.

4) Qual foi a data de lançamento do jogo?

Estados Unidos 16/11/2004

Europa 19/11/2004

Austrália 25/11/2004

5) Qual o gênero de jogo de Vampire: the Masquerade – Bloodlines ?

Tiro/Ação/RPG, em primeira e terceira pessoa.

6) Qual a configuração mínima necessária para o jogo ?

Plataforma: PC

Processador: Pentium IV 1,2 GHz ou Athlon equivalente

RAM: 384 MB de memória

Vídeo: 64 MB

Placa de som: 16-bit

Espaço em disco: 3,3 GB livres em disco

Drives de vídeo e monitores atualizados

Monitor: suporte à resolução 800X600 e freqüência de atualização de tela de 72 Hertz

Sistema Operacional: Windows 98/2000/ME/XP

DirectX: v9.0

Espaço em disco: 3.3 GB de espaço em disco para arquivos e jogo salvos (pelo menos 1.4 GB de memória Virtual para Windows®)

Drive de CD-ROM

Mouse, teclado e drivers compatíveis com Windows 98/2000/ME/XP

7) Vampire The Masquerade: Bloodlines terá expansões?

Não. A Troika faliu. A Activision não tem interesse em um novo projeto e a White Wolf lançou um novo sistema de RPG chamado Requiem, abandonando o sistema Vampire: The Masquerade.

8 ) Qual a classificação etária do jogo?

No Brasil a recomendação é para maiores de 18 anos. O mesmo se dá na Europa e Estados Unidos.

9) Qual o formato de distribuição?

A caixa do jogo traz três CDs de instalação. Não há versão em DVD disponível.

10) Existe demo do jogo disponível?

Infelizmente não há demo disponível

11) Vampire The Masquerade: Bloodlines, possui modo multiplayer?

Não, ele foi criado exclusivamente para missões solo. Há no código do jogo instruções insipientes para multiplayer mas ao que parece foi algo abortado ainda durante o processo de criação, pois mesmo com ajustes não funciona a contento.

12) Qual a duração de uma campanha solo?

Dependendo do ritmo do jogador pode durar de 48 a 72 horas.

13) Há a possibilidade de quantos finais diferentes?

É possível fazer quatro alianças diferentes, mas a partir disso a combinação de finais possíveis é sete.

14) É possível utilizar veículos no jogo.

Apesar da existência de vários tipos diferentes de carros, o único veículo que pode de fato ser usado pelo jogador é o taxi.

15) É possível dar o sangua a NPCs ou abraçá-los e torná-los vampiros?

No jogo há apenas uma ocasião em que se pode criar uma carniçal (ver missão MEU PRÓPRIO BICHINHO), mas fora isso não é possível “abraçar” NPCs nem cometer “diablerie” contra outros vampiros.

16) É possível tomar forma animal como faz Becket?

Os Gangrel têm um nível da disciplina Metamorfose que permite tomar a forma da besta. Contudo, não aparece uma transformação real do personagem e apenas bônus são acrescentados. O efeito visual da transformação é apenas uma mudança de coloração da tela.

17) Posso utilizar os bancos de sangue em vez de me alimentar diretamente de pessoas ou ratos?

É possível perfeitamente alimentar-se com as bolsas de sangue em vez de atacar pessoas, desde que é claro se tenha dinheiro para comprá-las.

18) Como as fraquezas de clã são integradas ao jogo?

A fraqueza dos Nosferatus é mais que evidente.Os Brujah possuem uma chance maior de entrar em frenesi que outros clãs. Os Ventrue podem vomitar se alimentarem-se de mendigos e prostitutas e recusam-se a se alimentar de ratos. Os malkavianos possuem diálogos especiais que revelam a sua loucura.

19) Porque a Troika escolheu usar uma barra de saúde em vez dos sete níveis típicos de vitalidade?

Questão de praticidade e adaptação. Evidentemente há coisas que funcionam melhor em RPG de mesa do que em um jogo de computador.

20) Por que a diablerie não é possível de ser cometida pelo personagem no jogo?

Por que a Camarilla proíbe essa prática, e uma vez que o personagem inicia como membro da Camarilla ele tem que respeitar essa norma. No jogo a diablerie é colocada como uma prática do Sabá.

21) Como o combate corpo-a-corpo é explorado?

A relação entre o nível de combate corpo-a-corpo versus o nível de defesa é que determina se um personagem irá esquivar, bloquear, etc. Os ataques e combos são realizados à partir da combinação dos diferentes botões de movimentação.

22) O que acontece se eu quebrar a Máscara?

O preço por uma violação da máscara é bastante elevado, é ainda pior que uma violação criminal, pois no caso da violação criminal você pode se esconder até que a polícia deixe de caçá-lo e tudo voltará ao normal. No caso de violação da Máscara não é tão simples, pois a única maneira de redimir-se é cumprindo certas missões que produzem remissão da máscara. Depois da segunda violação você será caçado nas cidades pelos caçadores de vampiros. Os próprios vampiros serão hostis com você por considerá-lo uma ameaça à mascara e um tolo.

Se você obtiver cinco violações da máscara perderá automaticamente o jogo.

23) Existe alguma forma de customizar armas e objetos?

Nativamente não é possível fazer esse tipo de customização, a não ser que se use mods e skins. Algumas armas possuem modos de tiro alternativos e só isso.

24) O jogo considera pontos especiais de impacto?

Concentrar um golpe em uma parte do corpo, visando desmembrar ou decapitar um oponente não é praticável em Vampire Masquerade Bloodlines. Contudo, tiros e golpes na cabeça são sempre mais efetivos. No caso dos zumbis é a melhor maneira de matá-los pois um tiro na cabeça provoca a explosão do zumbi.

25) As disciplinas que permitem a um vampiro voar estão presentes no jogo?

Não, não há nada que possibilite voar.

26) O personagem jogador pode conseguir outras disciplinas durante o jogo além das três de seu clã vampírico?

Não é possível obter mais do que as três disciplinas do clã escolhido. A única maneira de se obter mais disciplinas é através dos códigos do modo console ou então através de mods, mas nativamente essa opção não existe.

27) Normalmente e necessário um tempo longo para se recuperar de danos agravados, como esse problema foi resolvido no jogo?

Toda a cura foi alterada para basear-se sobre um tempo definido (tempo de jogo, não tempo real), e os danos agravados tomam muito mais tempo para curar que os danos normais. Mas no desenrolar do jogo a diferença parece mínima pois é questão de segundos.

28) Como se desenvolve a física do jogo?

A interação com os objetos é bastante variável. Alguns objetos são destrutíveis, outros podem ser apenas empurrados, também é possível mover objetos para revelar segredos ou mesmo atirar algo para distrair guardas por exemplo. Outras criaturas também podem atirar objetos sobre você ou mesmo destruir objetos como paredes e janelas.

29) Há lobisomens no jogo?

Sim, e são bastante hostis.

30) Como funciona o sistema climático?

Naturalmente é sempre noite. O clima varia basicamente entre seco, chuva e nevoeiro. A ambientação climática varia de acordo com o cenário.

31) O tempo nunca passa no jogo?

Aparentemente a noite nunca termina e não há uma noção de passagem temporal, dando a ilusão de que o jogo se desenvolve sempre em uma mesma noite.

32) Quem foi o responsável pela trilha sonora do jogo?

Parte da trilha sonora foi comporta por Rik Schaffer do Studio Womb Music, exceto o tema musical, executado pelo grupo Ministry. Além do Ministry há outras bandas que participaram da trilha sonora do jogo.

. Aerial – Pound

. Chiasm – Isolated

. Daniel Ash – Come Alive

. Darling Violetta – Smaller God

. Die My Darling – Needles Eye

. Genitortures – Lecher Bitch

. Lacuna Coil – Swamped

. Tiamat – Cain

33) Há versões censuradas do jogo ou versões com cenas diferentes? Ou versões alfa sem bugs?

Isso não passa de boato, há única diferença que há entre as versões americana, européia e australiana são as seleções de idiomas. Mas em nenhuma versão do jogo aparece, por exemplo, a cena com a Jeanette na cama, nem a sequência do sire sendo decapitado, de fato há um deslocamento abrupto da câmera que provoca inclusive um problema de sincronização, pois o barulho da lâmina cortando aparece primeiro que o ato. A cena foi retirada de todas as versões do jogo, mas existia na original. Porém no lançamento não saiu nem na americana nem em nenhuma outra. O mesmo acontece com os mamilos dos seios das dançarinas da Vesuvius, que deveriam aparecer, mas por causa da censura americana tiraram de todas as versões, e não existe nenhuma versão uncensored rodando por aí.

Quanto aos bugs infelizmente não houve o devido cuidado da equipe que lançou o jogo, e o único patch oficial foi feito as pressas. Entretanto existem comunidades que lançaram patchs não oficiais para resolver esses problemas.

34) Em que período se passa o jogo?

Período atual, às vésperas da Gehenna, numa Los Angeles alternativa e gótica baseada no World of Darkness, um mundo semelhante ao nosso, mas muito mais sombrio e violento.

35) A distribuição dos pontos de experiência está acontecendo aleatoriamente sem a minha escolha. Como posso resolver isso?

No menu de seu personagem há um botão auto-nível (auto-level). Se o auto-level estiver habilitado os pontos serão distribuídos automaticamente. Para evitar nisso basta desativar clicando nessa opção.

36) Qual patch devo instalar? Vi várias versões na internet e estou confuso.

O único patch oficial é o 1.2. Quanto a patchs não oficiais há duas versões atualmente. Para saber mais sobre elas consulte a seção Patchs e Mods.

37) O efeito escudo de sangue continua ativado continuamente. Como desativar isso?

Vá as configurações do jogo e confira se a opção de auto-renovar disciplinas está marcada. Se não for esse o problema, entre no modo console e digite mat_suppress highlights/bloodshield_character

38) Não consigo mover a câmera verticalmente nem interagir com os objetos no chão.

Vá em configurações e marque a opção Visão do Mouse.

39) Jogo com Malkaviano e não consigo ver os pontos de sangue gastos para as opções de demência durante os diálogos. As letras também não aparecem com fonte diferenciada.

Para uma visão correta é necessário ter uma resolução de pelo menos 1024×768.

40) Erro “Access Violation in module engine.dll” ou “Engine error”

Feche todas as aplicações desnecessárias que estiverem abertas além do jogo e que possam estar causando consumo excessivo de memória.

41) Erro “Access Violation in module mssmp3.asi” ou o personagem trava durante o diálogo.

Tocar arquivos mp3 do Bloodlines com o Windows Media Player pode provocar esse problema. Se for o caso a saída é reinstalar o jogo, ou apenas reinstalar os arquivos de som à partir do CD de instalação do jogo.

42) Um personagem fala mas as legendas desaparecem.

Use o botão Home para exibir os diálogos. Isso também pode ser feito clicando com o botão esquerdo do mouse.

41) Memória virtual insuficiente?

Veja como mudar as configurações da memória virtual do Windows na seção Dicas.

42) Não consigo ativar o menu do código de acesso nos computadores, pois não consigo digitar o nome do código ou a senha completamente, ficam faltando letras.

Trata-se de um bug da tradução em português que ocorre apenas quando o personagem tem o nome muito longo.

Para resolver basta desinstalar temporariamente a tradução ou então alterar o nome do seu personagem por um outro mais curto através do modo console.

43) Erro “Access violation in module vampire.exe” ?

Copiar e colar todo o conteúdo da pasta bin para a pasta principal do jogo.

44) Erro “Out of range”, “Out of sync”, ou tela preta.

Vá a seção BUGs e veja a opção “”BUGS DO MONITOR E TELA PRETA””

45) Erro “Microsoft Visual C++ runtime library Runtime”.

Veja como resolver na seção BUGS

46) Não consigo terminar a missão da Sociedade dos Leopoldos. Quando pulo no barco o jogo fecha.

Veja como resolver na seção BUGS.

47) Como posso customizar meus personagens?

O jogo normalmente permite que se escolha entre sete clãs da Camarilla. Também é possível escolher o gênero. Além disso há quatro armaduras disponíveis no jogo que garantem um visual diferente ao personagens. Para outras alterações ver a seção MODS.

48) Há quantos NPCs no jogo?

Há mais de 125 NPCs com os quais você poderá interagir.

49) Há figuras de destaque do Mundo das Trevas no jogo.

Sim, entre as mais relevantes podemos citar Jack e Beckett.

50) De quem são as vozes usada na dublagem dos personagens

. Andy Milder, Prince Sebastian LaCroix

. John Di Maggio, Smiling Jack

. Edita Brychta, Ming-Xiao

. Armando Valdés, Nines Rodriguez

. Michael Gough, Beckett/Gimble

. Neil Ross, Gary/Vozes adicionais

. Jim Ward, Regent/Isaac/Bach

. André Sogliuzzo, Mercurio/Caine/Bruno/Victor/Zhao

. Grey DeLisle, Jeanette/Therese/Tourette

. Dee Bradley Baker, Bertram Tung

. Courtenay Taylor, Heather/Damsel/Rosa/Doris

. J. Grant Albrecht, Johansen/Kilpatrick/Grout/Bispo Vick/Dema

. James Arnold Taylor, Vandal/Julius/Serial Killer/Blueblood

. Greg Ellis, Knox/E./Brian/Christopher/Vozes adicionais

. Robin Atkin Downes, Trip/Copper/Phil/Boris/Brother Kanker

. Daran Norris, Chunk/Milligan/Cal/Vozes adicionais

. Phil LaMarr, Skelter/Fat Larry/Dennis/Malcolm

. Mary Elizabeth McGlynn, Pisha

. Kathryn Cressida, Venus/Misti/Hostess

. Jay Gordon, Ash/Mitnick/Barrabus/Johnny/Vozes adicionais

. Fred Tatasciore, Hatter/Gargoyle/Tommy

. Keon Young, Lu Fang/Mandarin/Tseng/Vozes adicionais

. Michael Yama, Wong Ho/Chang

. Erin Fitzgerald, Nadia/Mira

. Matt Morton, Tin Can Bill/Igor/Vozes adicionais

. Nika Futterman, V.V.

. Hope Levy, Lily

. Debi Mae West, Patty/Hannah/Jezebel/Enfermeira/Vozes adicionais

. Margaret Tang, Imalia/Kiki/Vozes adicionais

. Steve Blum, Andrei/Courier/Vozes adicionais

. Josh Paskowitz, Slater

. Dana Lee, Mr. Ox/Vozes adicionais

. Armando Valdes-Kennedy, Zygaena

51) Quem foi a equipe da Troika Games responsável pela produção do jogo?

Diretor de Criação: Jason D. Anderson.

Líder do Projeto: Leonard Boyarsky.

Chefe de Programação: Andrew Meggs.

Programadores: Timothy Cain, Brock Heinz, Steve Moret, Jesse Reynolds, Steve Shimizu, Dennis Taylor.

Programação Adicional: Aaron Brunstetter, Sean Craig, Lee Needham, Huy Nguyen, Nate Trost.

Lead Scripter: Brock Heinz

Scripters: Jason D. Anderson, Marc Barber, Jocelyn Chew, T. J. Perillo, Steve Rhoades.

Additional Scripting: Huy Nguyen, David Webb.

Chefe da Equipe de Animação: Mark Bremerkamp.

Chefe da Equipe de Modelagem: Chad Moore.

Animadores: Nate Brown, Long Nguyen, Christine Thomas, Aaron Weldon

Arte Conceitual: Leonard Boyarsky, Justin Cherry

Character Modelers: Jason Kane, Craig Matchett

Modelistas: Sean Keegan, Bryan Bode

Texturas: Daniel Alpert, Justin Cherry, Leonard Boyarsky

Arte Adicional: Sissie Chang, Peter Delgado, Lucas Feld, Christopher Glenn, Brian Godlewski, Thomas Judd, Jason Kane, Jason Manley, Michael McCarthy, Pete Meihuizen, Corey Pelton.

Arte de interiores: Ross Cangelosi, David Kim, Taehoon Kim, Mike Palleschi

Level Building: Jason D. Anderson, Chris Ashton, David Marsh, Jaime Sue, Bryan Warmack

Additional Level Building: John Attea, Hector Espinoza

Design, Dialogos e História: Brian Mitsoda, Chad Moore, T. J. Perillo, Jason D. Anderson, Leonard Boyarsky.

Diaálogos e Design Adicionais: Stephen Bokkes, Tiffany Chu, David Webb

Scripting de Audio: Bret Johnson

Suporte Adicional: Eain Bankins, Marc Barber, Leonard Boyarsky, Tracy Boyarsky, Jocelyn Chew, James Foster-Keddie, Brock Heinz, Thuy Vu Ho, Bret Johnson, Brian Mitsoda, Chad Moore, Ben Mullich, Long Nguyen, T. J. Perillo, Steve Rhoades, Steve Shimizu, Nate Trost

MIS Manager: Scott Jacobson

Troika Producer: Thomas R. Decker

Office Managers: Princess Eiland, Sharon Shellman

Original Music Compositions / Vampire Bloodlines Composer: Rik W. Schaffer (Womb Music)

Sound FX Design, Foley Artists: Jason Freedman, Rik W. Schaffer (Womb Music)

Direção de vozes e elenco: Margaret Tang (Womb Music)

Gravação e edição de vozes: Rik W. Schaffer (Womb Music), Margaret Tang (Womb Music)

Dubladores: André Sogliuzzo, Andy Milder, Armando Valdez-Kennedy, Courtenay Taylor, Dana Lee, Darren Norris, Debi Mae West, Dee Bradley Baker, Edita Brychta, Edward Yin, Erin Fitzgerald, Fred Tatasciore, Grant Albrecht, Gregory Ellis, Grey DeLisle, Hope Levy, James Arnold Taylor, Jay Gordon, James Kevin Ward, John DiMaggio, Josh Paskowitz, Kat Cressida, Keone Young, Margaret Tang, Mary Elizabeth McGlynn, Matt Morton, Michael Gough, Michael Yama, Neil Ross, Nika Futterman, Phil LaMarr, Robin Atkin Downes, Steven Jay Blum

Deixe um comentário