Tutorial 3d-analyze

29/04/2009

Tags:



É notorio que apesar de ser um jogo antigo (2004) Bloodlines é muito exigente em termos de hardware. Não roda com qualquer placa de vídeo ou monitor, exige muita memória RAM e um bom processador. As incompatibilidades são muito comuns principalmente no caso das placas onboard da Intel, pois não roda em chipsets da intel inferiores a 965G. Usar o programa emulador de DirectX 3D Analyze.

O que é o 3D Analyze?

3D Analyze é um programa que “emula” certas DirectX, para jogar games que geralmente não rodam em suas placas com suas DirectX nativas. Neste guia, você aprenderá como configurar corretamente este programa.

3d-analyze_2

Primeiro deixe-me explicar sobre as gerações das placas e as suas DirectX. Esta parte é importante para saber qual é sua DirectX e como emular.

Placas compativeis com DirectX 5.0/6.0

Aqui se encaixam todas as placas de video, de 1995 a 1999. Por exemplo todas as placas 3dfx e placas de video Intel, SiS e S3 Graphics (on-boards).

Placas compativeis com DirectX 7.0
Aqui se encaixam placas de 1999 a 2001. As principais caracteristicas destas placas são unidades de hardware para T&L (Transform and Lighting) e suporte a Bump Mapping. Por exemplo, você pode pensar em Radeon 7000, GeForce, GeForce 2, e GeForce 4 MX.

Placas compativeis com DirectX 8.0

Aqui se encaixam placas de video de 2001 a 2003. Estes hardwares suportam pixel e vertex shader em versões 1.3. Exemplo: GeForce 3 e GeForce 4.

Placas compativeis com DirectX 8.1

Aqui se encaixam as mesmas placas, principalmente feitas pela ATI, de 2001 a 2003.
Estes hardwares suportam pixel e vertex shader em versões 1.4. Por exemplo: Radeon 8500, Radeon 9000, Radeon 9150, Radeon 9250…

Placas compativeis com DirectX 9.0

Nesta categoria, se encaixam, placas desde 2003. Nesta geração, as caracteristicas notaveis são: unidades de hardware para pixel e vertex shader em versões 2.0. Por exemplo, você pode pensar em: Radeon 9×00, Radeon Xx00, Radeon X1x00, GeForce 5×00, GeForce 6×00, GeForce 7×00, e XGI Volari V5/V8.

• Executando o 3D Analyze

Depois de baixar o 3D Analyze  execute e mande os arquivos para uma pasta. Execute o 3DAnalyze.exe.

Clique em SELECT, selecione o jogo que quer jogar. Selecione o executavel dele. (Não o atalho dele, mas sim o executável)

Se a sua placa de video não bate com a que o requisito minimo que o jogo pede, você tentará emular com o 3D Analyze. Veja como você deve fazer para tentar emular a DirectX.

• DirectX < 7.0 para DirectX 7.0

– Marque emulate HW TnL caps, emulate cube maps and emulate bump map caps

• DirectX 7.0 para DirectX 8.0

– Marque emulate other DX8.1 caps,emulate pixel shader caps and skip pixel shader version 1.1

• DirectX 8.0 para DirectX 8.1

– Marque skip pixel shader version 1.4

• DirectX 8.1 para DirectX 9.0

– Marque skip pixel shader version 2.0

 

As caixas de texto VendorID e DeviceID são, para usar no caso, que dê uma placa de video não suportada.

3d-analyze_4

Ao lado destas caixas, há ID’s de algumas placas para você marcar nestas caixas de texto.

3d-analyze_5

Para rodar os jogos, clique em RUN

Logicamente, o 3D Analyze, não subistituíra perfeitamente, estas funções das placas de video. Porém, tem um grande sucesso com as emulações de DirectX < 7.0 para DirectX 7.0 e de DirectX 8.1 para DirectX 9.0. E, raramente, consegue um bom empenho de emulação para DirectX 9.0 com um DirectX 7.0.

Tutorial original:

http://www.3dfxzone.it/dir/articles/template.php?id=5&pid=1

Fonte: www.snk-neofighters.com/forum/index.php

 

 

Postado por Beatrix em 29/04/2009 | Arquivado em dicas | Comentários desativados em Tutorial 3d-analyze

Comments are closed.