Elaborar uma lista de grandes
álbuns ao vivo da história é uma tarefa inglória.
Mas, é claro, alguns não podem ficar de fora, como
Live at Leeds, do Who, o Irish Tour, do Rory Gallagher etc e tals,
ou a lista fica extensa. E, nessa lista, um disco duplo feito
por Bob Dylan e The Band tem lugar? E quando digo feito por eles,
não é The Band tocando apenas para Bob Dylan cantar,
é um disco onde Dylan canta acompanhado da banda, onde
a banda toca suas músicas, sem Dylan, e onde Dylan canta
acompanhando apenas de violão e gaita. Por tudo isso -
e até pelo frenesi que a excursão gerou - Before
the Flood está, com certeza, entre os grandes álbuns
ao vivo. E duplo, ainda por cima.
O
Bob Dylan da primeira metade dos anos 70 era um artista difícil
de ser catalogado.
Apesar de estar produzindo
álbuns, participando de filmes, escrevendo livros e sendo
entrevistado sem parar, era visto como um artista em crise e com
discos poucos representativos desde o final dos anos 60.
Entediados, críticos
procuravam por um "novo Bob Dylan" e um dos primeiros
a ser buscado foi Bruce Springsteen que, sabiamente, fugiu às
comparações. E não só a crítica
procurava um "novo Dylan": a própria gravadora
ordenou que John Hammond - produtor - saísse a caça.
Mas se há uma coisa
boa em gênios como Dylan é a capacidade de ficar
"surdo" ao que é dito e seguir em frente, sem
se preocupar com comentários.
E o Dylan que começava
o ano de 1974, já tinha lançado um belo disco de
estúdio, Planet Waves. O novo disco foi
recebido de maneira diversa e apenas três canções
seriam tocadas na nova turnê.
![](imagens/dylan03_aovivo.jpg)
Enquanto o disco novo era
lançado, o cantor tinha outras preocupações.
Ele estava ansioso em cair na estrada com a única banda
que realmente sabia soar como gostava: The Band.
As
negociações para uma nova turnê começaram
em novembro de 1973, enquanto Planet Waves era
gravado e rapidamente uma histeria tomou conta dos fãs
e da imprensa.
E Dylan não queria
repetir a loucura e tensão que aconteceram entre 1965 e
1966 quando excursionou também com o Band, na época,
chamados de The Hawks.
Por isso, ele queria apenas
fazer shows em uma dúzia de cidades em lugares de boas
condições técnicas.
Os empresários ficaram
desesperados e explicaram que seria um suicídio comercial.
Depois de alguma negociação, ficou acertado que
a turnê teria 40 cidades em seis semanas.
No
dia 4 de janeiro de 1974, a banda abre a série de shows,
em Chicago, em um dia tremendamente frio. Mas Dylan estava mais
calmo e confiante do que nunca.
Nas seis semanas seguintes,
o show apresentou 53 músicas dos dois artistas.
O show não era apenas
uma apresentação de Dylan cantando suas músicas
e acompanhado pelo Band, era muito mais do que isso.
Apesar de abrirem com as
composições de Dylan, em boa parte do show ele deixava
o palco, onde o grupo reinava absoluto para tocar suas composições.
Afinal, The Band era um grupo grande demais e tinha uma carreira
mais do que consolidada para ser um mero grupo de apoio.
A
turnê tornou-se um estrondoso sucesso. Apesar de terem apenas
650 mil lugares disponíveis, mais de 5 milhões de
pedidos foram feitos.
Os fãs eram obrigados
a disputar ingressos com membros dos clãs Kennedy e Rockfeller,
e a turnê causou um interesse nunca antes visto.
Em palco, Dylan canta de
maneira diferente, mais suave e contido, lembrando muito o Dylan
"crooner" do disco Nashville Skyline.
Dessa forma, algumas canções são totalmente
reestruturadas, ganhando uma nova dimensão e interpretações
desconhecidas.
Após as seis semanas
de excursão, começaram os trabalhos para separar
as músicas que entrariam no disco ao vivo, devidamente
planejado.
Apesar
de gravarem várias apresentações, a maioria
delas saiu dos três últimos dias, onde tocaram no
Inglewood Forum, em Los Angeles. A produção seria
assinada por Dylan e The Band, que chamaram Rob Fraboni e Phil
Ramone para serem engenheiros e fazer a mixagem.
Ao ser editado, em junho
de 1974, Before the Flood, se tornou um sucesso,
chegando ao terceiro posto na Inglaterra e na América.
O título foi tirado
do livro Farn Mabul do autor iídiche Sholem
Asch; Dylan era amigo do filho de Sholem, Moses, dono do selo
Folkways Records, gravadora de muita
importância no começo da carreira do cantor.
O disco vendeu bem, mas
sofreu perdas significativas com a abundâncias de discos
piratas que apareceram no mesmo período, com boa qualidade
de som e que cobriam todas as apresentações.
Ao ser editado, o disco
trazia as seguintes faixas, todas de Bob Dylan, exceto as indicadas:
Lado 1
1. "Most Likely You Go Your Way (And
I'll Go Mine)" – 4:15
2. "Lay Lady Lay" – 3:14
3. "Rainy Day Women #12 & 35" – 3:27
4. "Knockin' on Heaven's Door" – 3:51
5. "It Ain't Me, Babe" – 3:40
6. "Ballad of a Thin Man" – 3:41
Lado 2
1. "Up on Cripple Creek" (Robbie
Robertson) – 5:25
2. "I Shall Be Released" – 3:50
3. "Endless Highway" (Robertson) – 5:10
4. "The Night They Drove Old Dixie Down" (Robertson)
– 4:24
5. "Stage Fright" (Robertson) – 4:45
Lado 3
1. "Don't Think Twice, It's All Right"
– 4:36
2. "Just Like a Woman" – 5:06
3. "It's Alright, Ma (I'm Only Bleeding)" – 5:48
4. "The Shape I'm In" (Robertson) – 4:01
5. "When You Awake" (Richard Manuel/Robertson) –
3:13
6. "The Weight" (Robertson) – 4:47
Lado 4
1. "All Along the Watchtower"
– 3:07
2. "Highway 61 Revisited" – 4:27
3. "Like a Rolling Stone" – 7:09
4. "Blowin' in the Wind" – 4:30
Os músicos dividiram-nos seguintes
instrumentos:
Bob Dylan: guitars, harmonica,
piano, vocal
Garth Hudson: Lowrey organ, clavinet, piano, synthesizer, saxophone
Richard Manuel: piano, electric piano, organ, drums, vocal
Robbie Robertson: electric guitar, vocal
Rick Danko: bass, fiddle, vocal
Levon Helm: drums, mandolin, vocal
O
lançamento era muito importante para o Band, que precisava
cumprir seu contrato com a Columbia.
Por esse motivo, ganharam
um lado inteiro (B) só com composições próprias.
O disco abria com canções
do período Blonde on Blonde - "Most
Likely You Go Your Way (And I'll Go Mine)" e "Rainy
Day Women #12 & 35", intercalando com o sucesso da trilha-sonora
Pat Garrett and Billy the Kid - "Knockin'
on Heaven's Door" - e fecha o lado A com uma emocionante
versão de "Ballad of a Thin Man".
O lado B era todo dedicado
ao The Band. A surpresa viria no lado C, onde Dylan começa
o show apenas de violão e gaita, tocando "Don't Think
Twice, It's All Right" e fazendo uma versão linda
para a mais que delicada "Just Like Woman".
The Band retorna com três
números clássicos de seu repertório - "The
Shape I'm In", "When You Awake"
e "The Weight" e encerram o show com clássicos
de Dylan, com o próprio cantor.
Um lançamento espetacular
que mostrava à Columbia que não era necessária
buscar novos Bob Dylans, até porque Dylan voltaria com
força total lançando uma série de discos
entre 1975 e 1976 de tirar o fôlego - e o dinheiro dos fãs.
Boa parte dessa história
já foi contada nesse site, em duas partes, contada nas
colunas sobre os discos Blood
on the Tracks e Desire.
Fiquem com a discografia
do cantor. Um abraço e até a próxima coluna.
Discografia
Bob Dylan (1962)
The Freewheelin' Bob Dylan (1963)
The Times They Are A-Changin' (1964)
Another Side of Bob Dylan (1964)
Bringing It All Back Home (1965)
Highway 61 Revisited (1965)
Blonde on Blonde (1966)
Bob Dylan's Greatest Hits (1967)
John Wesley Harding (1968)
Nashville Skyline (1969)
Self Portrait (1970)
New Morning (1970)
Bob Dylan's Greatest Hits, Vol. 2 (1971)
Pat Garrett and Billy the Kid (1973)
Dylan (1973)
Planet Waves (1974)
Before the Flood (1974)
Blood on the Tracks (1975)
The Basement Tapes (1975)
Desire (1976)
Hard Rain (1976)
Street Legal (1978)
At Budokan (1979)
Slow Train Coming (1979)
Saved (1980)
Shot of Love (1981)
Infidels (1983)
Real Live (1984)
Biograph (1985)
Empire Burlesque (1985)
Knocked Out Loaded (1986)
Dylan & the Dead (1988)
Down in the Groove (1988)
Oh Mercy (1989)
Under the Red Sky (1990)
The Bootleg Series Volumes 1-3 (1991)
Good as I Been to You (1992)
The 30th Anniversary Concert Celebration (1993)
World Gone Wrong (1993)
Bob Dylan's Greatest Hits, Vol. 3 (1994)
MTV Unplugged (1995)
Time Out Of Mind (1997)
The Bootleg Series, Vol. 4: Bob Dylan Live 1966 (1998)
The Essential Bob Dylan (2000)
"Love and Theft" (2001)
The Bootleg Series, Vol. 5: Bob Dylan Live 1975 (2002)
The Bootleg Series, Vol. 6: Bob Dylan Live 1964 (2004)
No Direction Home: The Soundtrack (The Bootleg Series Vol. 7)
(2005)
The Best of Bob Dylan (2005)
Modern Times (2006)
Dylan (2007)
Tell Tale Signs - Rare and Unreleased 1989-2006 (2008)
Together Through Life (2009)
|