Após roer o osso por vários anos na América, Jimi foi convencido a se mudar para Londres, junto com o ex-baixista dos Animals, Chas Chandler. Na capital inglesa daria o início espetacular da carreira ao se juntar a Noel Redding e Mitch Mitchell, fundando o The Jimi Hendrix Experience, o mais importante trio da história, sobrepujando, inclusive, o fantástico Cream de Eric Clapton, Jack Bruce e Ginger Baker.
Jimi Hendrix acabou chamando a atenção de Chas Chandler, que havia ficado fascinado com a versão que o guitarrista fizera de “Hey Joe”.
Chas Chandler havia deixado uma das mais famosas bandas inglesas da época, os Animals, liderado pelo baixinho cantor Eric Burdon e especializada em r&b, onde tocava baixo.
Chandler o convenceu a se mudar para Londres, onde poderia dar vazão ao seu imenso talento.
Inteligente, fez com que o guitarrista assinasse um contrato com ele e com o ex-empresário dos Animals, Michael Jeffery.
Após isso, saiu à caça de músicos para integrar um novo grupo com Hendrix.
Para o baixo foi escolhido o então guitarrista David “Noel” Redding (nascido em 25 de dezembro de 1945, em Folkestone) e para a bateria foi convidado John “Mitch” Mitchell, nascido em 9 de julho de 1946, em Ealing, Middlesex.
Com os três nasceria o mais explosivo trio da história, The Jimi Hendrix Experience.
Noel e Mitch acrescentaram muito ao talento natural de Jimi.
Mitch, por exemplo, havia tocado com os Coronets e com o Blues Flames de George Fame.
Era um baterista de técnica apurada e fã de Phily Joe Jones, que fizera fama tocando com Miles Davis, nos anos 50.
Já Noel era guitarrista de vários grupos, até ser aprovado em uma audição para o grupo. Mas Chas pediu que ele mudasse para o baixo, sugestão prontamente aceita.
Jimi resume o período inicial em Londres: “vim para Londres, peguei dois dos melhores músicos disponíveis, o melhor equipamento e tudo que estamos fazendo é criar o nosso som.”
Mas Chandler queria mais do que “criar um som”.
Aplicado aluno das paradas de compacto, Chas ensinou os truques para que Hendrix compusesse canções em formatos “pops”, ou seja, que não ultrapasse os 3 minutos de duração.
Isso queria dizer que Jimi precisaria aprender a condensar suas idéias dentro de um formato mais palatável.
Chandler, porém, queria mais. Logo que o trio ganhou consistência, Chas o apresentou ao Cream, com quem fez uma pequena jam, em um palco. Nasceria ali uma grande amizade entre ele e Eric Clapton.
Reza a lenda que após os primeiros shows do Experience, o líder do The Who, Pete Townshend, ligou para o stone Keith Richards, espantado com o que vira e perguntando o que poderiam fazer agora no palco, após a aparição de Jimi.
Pete, na verdade, era amigo de Jimi desde que o americano tinha chegado em Londres e conhecia bem seu estilo peculiar de tocar.
Afável e sempre de bom humor, Jimi começou a fazer amizade com todos os músicos, estabelecendo uma amizade e não uma rivalidade. E como bom mulherengo logo arranjaria uma namorada, Kathy Etchingham, com quem ficou até fevereiro de 1969.
Após várias apresentações, o Experience virou o talk of the town de Londres e todos esperavam, ansiosos por um LP.
O petisco inicial havia sido dado em 16 de dezembro de 1966 com o lançamento do compacto Hey Joe / Stone Free. A lenta versão para a música de Billy Roberts era apenas um aperitivo para o que viria.
Meses depois, em março de 1967, é que a primeira prova real do que seria Jimi Hendrix apareceria: o compacto Purple Haze / 51 st Anniversary foi um dos maiores choques do fabuloso ano de 1967.
Ninguém conseguia levar o psicodelismo e a lisergia ao ponto pelo trio, enquanto Jimi arfava pedindo licença para beijar o céu. Humorista, sarrista, Jimi brincava com a canção ao vivo e ao invés de cantar “Scuse me while I kiss the sky”, dizia “Scuse me while I kiss this guy” (Licença enquanto beijo o cara).
E o que todos esperavam, veio: o primeiro LP. Não fosse o ano de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, Are You Experienced seria o maior lançamento do ano. Ao menos, pode ser considerada a maior estréia da história. Só pra citar: em 1967, lançaram seus discos de estréias, bandas como o Doors, Velvet Underground, Pink Floyd, Grateful Dead… sem falar que bandas como Beatles, Byrds, The Who, Jefferson Airplane, Love, entre outros, viviam o auge, lançando discos impecáveis. Sentiu a concorrência?
Are You Experienced teve duas edições distintas, a inglesa e a norte-americana, bem como as capas. A edição mais famosa é a capa amarela, mas a primeira, britânica, é a foto de cor preta.
Lançada no dia 12 de maio de 1967, a edição inglesa trazia as seguintes faixas, todas de Jimi:
Lado 1
1. “Foxy Lady” 3:22
2. “Manic Depression” 3:46
3. “Red House” 3:53
4. “Can You See Me” 2:35
5. “Love or Confusion” 3:17
6. “I Don’t Live Today” 3:58
Lado 2
1. “May This Be Love” 3:14
2. “Fire” 2:47
3. “3rd Stone from the Sun” 6:50
4. “Remember” 2:53
5. “Are You Experienced?” 4:17
Já a edição norte-americana, lançada em 23 de agosto, trazia as seguintes faixas:
Lado 1
1. “Purple Haze” 2:46
2. “Manic Depression” 3:30
3. “Hey Joe” 3:23
4. “Love or Confusion” 3:15
5. “May This Be Love” 3:14
6. “I Don’t Live Today” 3:55
Lado 2
1. “The Wind Cries Mary” 3:21
2. “Fire” 2:34
3. “Third Stone from the Sun” 6:40
4. “Foxey Lady” 3:15
5. “Are You Experienced?” 3:55
Are You Experienced mostrava um trio fazendo um som absolutamente único, pessoal, inigualável.
Com uma técnica extrema, mais os ensinamentos de Chandler e dispondo dos melhores estúdios, Hendrix estava a anos-luz dos demais. De uma hora para outra, só se falava em Hendrix Hendrix Hendrix. Era uma contaminação mundial.
Jimi começava a criar uma nova linguagem para a guitarra, levando-a a patamares jamais pensados. Suas composições misturavam arranjos e experimentos inovadores e ele se mostrava um bom cantor e um excelente letrista.
Mas o habitat natural do Experience era o palco. E nele, Jimi ousava. No seu último show antes de embarcar para a América, onde era um completo desconhecido, no dia 4 de junho, subiu ao palco do Saville Theatre, e fez um estonteante versão de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, que havia ouvido minutos antes e tendo na platéia nada menos que os beatles Paul McCartney e George Harrison, além de Brian Epstein, Eric Clapton, Spencer Davis e Jack Bruce. Jimi já era uma estrela.
Mas o anonimato na terra natal tinha data para acabar. Entre os dias 16 e 18 de junho aconteceu o primeiro festival de rock da história, o Monterey Pop Festival.
Nos três dias – apenas no primeiro dia não houve concerto na parte da tarde – a nata do rock mundial, com exceções feitas aos Beatles, Rolling Stones e Bob Dylan, provavelmente os maiores nomes do mundo, na época, se apresentou, sem cobrar cachê, exceção feita ao indiano Ravi Shankar, que recebeu um pagamento.
Hendrix era um ilustre desconhecido mas foi fortemente recomendado por nada menos que Paul McCartney que fazia parte do staff do evento.
Seria também a primeira aparição de uma novata cantora que ainda fazia parte de um grupo de nome Big Brother and the Holding Company: Janis Joplin.
O evento teria as seguintes atrações:
Dia 1, Sexta, 16 de junho
Noite
The Association
The Paupers
Lou Rawls
Beverly
Johnny Rivers
Eric Burdon & The Animals
Simon and Garfunkel
Dia 2, Sábado, 17 de junho
Tarde
Canned Heat
Big Brother and the Holding Company
Country Joe and the Fish
Al Kooper
The Butterfield Blues Band
Quicksilver Messenger Service
Steve Miller Band
The Electric Flag
Noite
Moby Grape
Hugh Masekela
The Byrds
Laura Nyro
Jefferson Airplane
Booker T. & the M.G.s
Otis Redding
Dia 3, Domingo, 18 de junho
Tarde
Ravi Shankar
Noite
Blues Project
Big Brother and the Holding Company
The Group With No Name
Buffalo Springfield
The Who
Grateful Dead
The Jimi Hendrix Experience
The Mamas & the Papas
Scott McKenzie
The Mamas & the Papas & Scott McKenzie
Jimi foi escalado para tocar na última noite e deveria se apresentar antes do The Who. Pete Townshend, porém, temia que a apresentação de Hendrix o ofuscasse e aceitou subir antes ao palco.
Após fazer sua apresentação selvagem de costume, Pete e platéia assistiram a performance mais extraordinária da história.
Jimi não só tocava com os braços e dentes ou de costas. Em um momento maior de êxtase, Hendrix simplesmente ateou fogo em seu instrumento e se ajoelhou como se estivesse rezando ou invocando espíritos, para uma platéia embasbacada com o que via. Nascia uma estrela, definitivamente.
E, reza novamente a lenda, que após assistirem Hendrix no palco, o baterista do Who, Keith Moon virou para Pete Townshend, completamente hipnotizado e atordoado e disse: “e aí Pete, o homem colocou fogo na guitarra! Vai continuando com esse numerinho bobo de ficar quebrando sua guitarra no palco? Ele colocou fogo, homem, fogo!”
Mas o ano de 1967 reservaria ainda mais surpresas. Isso, porém, fica para um outro dia. Um abraço e até a próxima coluna.
Discografia
Singles
“Hey Joe” (1966)
“Purple Haze” (1967)
“The Wind Cries Mary” (1967)
“Burning of the Midnight Lamp” (1967)
“Foxy Lady” (1967)
“Up from the Skies” (1968)
“All Along the Watchtower” (1968)
“Crosstown Traffic” (1968)
“Stone Free”(1969)
“Fire” (1969)
“Stepping Stone” (1969)
“Voodoo Child (Slight Return)” (1970)
Discos
Are You Experienced (1967)
Axis: Bold as Love (1967)
Electric Ladyland (1968)
Smash Hits (1968)
Band of Gypsys (1970)
Discos póstumos
The Cry of Love (1971)
Experience (1971)
Isle of Wight (1971)
Rainbow Bridge (1971)
War Heroes (1972)
Hendrix in the West (1972)
More Experience (1972)
Sound Track Recordings from the Film Jimi Hendrix (1973)
Loose Ends (1974)
Crash Landing (1975)
Musique Originale du Film Jimi Plays Berkeley (1975)
Re-Experienced (1975)
Midnight Lightning (1975)
The Essential Jimi Hendrix (1978)
The Essential Jimi Hendrix Volume Two (1979)
Nine to the Universe (1980)
Stone Free (1981)
The Jimi Hendrix Concerts (1982)
The Singles Album (1983)
Kiss the Sky (1984)
Jimi Plays Monterey (1986)
Johnny B. Goode (1986)
Band of Gypsys 2 (1986)
Live at Winterland (1987)
Radio One (1988)
The Essential Jimi Hendrix Volumes One and Two (1989)
Live & Unreleased: The Radio Show (1989)
Cornerstones: 1967-1970 (1989)
Lifelines: The Jimi Hendrix Story (1990)
Sessions (1991)
Footlights (1991)
Stages (1992)
The Ultimate Experience (1992)
Blues (1994)
Woodstock (1994)
Voodoo Soup (1995)
Bleeding Heart (1997)
First Rays of the New Rising Sun (1997)
South Saturn Delta (1997)
BBC Sessions (1998)
Experience Hendrix: The Best of Jimi Hendrix (1998)
Live at the Fillmore East (1999)
Live at Woodstock (1999)
The Jimi Hendrix Experience (2000)
Voodoo Child: The Jimi Hendrix Collection (2001)
The Singles Collection (2001)
Blue Wild Angel: Live at the Isle of Wight (2002)
Live at Berkeley (2003)
Martin Scorsese Presents the Blues: Jimi Hendrix (2003)
Live at Monterey (2007)