246 - Pixies - Surfer Rosa

Eu até falei de Surfer Rosa na coluna que fiz sobre o Doolittle, mas foi tão por cima que resolvi contar um pouco melhor a história desse extraordinário disco. Eleito o melhor lançamento de 1988 por parte da crítica mundial, Surfer Rosa mostrou que os Pixies haviam chegado para marcar sua passagem. Apesar do pouco sucesso comercial, o lançamento seria obra fundamental para dezenas de imitadores anos depois, entre eles o Nirvana.


Reza a lenda que todos os poucos sortudos que compraram um disco do Velvet Underground montaram uma banda.

E a lenda se mantém com os Pixies. É enorme a lista de fãs do grupo, começando por Kurt Cobain, que disse certa vez que sonhava em escrever canções no "estilo Pixies". Coisa que jamais conseguiu, diga-se de passagem.

E Surfer Rosa serviu para selar o "estilo Pixies", com seus vocais urrados e cantados; suas letras em inglês e espanhol e o casamento de violões acústicos com guitarras ácidas e vocais doce da baixista Kim Deal.

Steve AlbiniEntusiasmados com a banda, a 4AD pediu que Steve Albini os produzisse. Albini era uma espécie de guru do underground norte-americano e havia sodo contratado por Ivo Watts-Russell, dono do selo, por intermédio de um amigo.

Albini levou o grupo ao Q Division, em Boston, em dezembro de 1987. O estúdio havia sido recomendado por Paul Kolderie, assistente de Gary Smith quando esse produziu Come on Pilgrim.

O orçamento era apenas de US$10 mil e Steve ganharia US$ 1.500 pela empreitada. Ele se recusou a receber royalties, pois considerava isso um "insulto ao grupo".

Os Pixies matinham os mesmos temas do primeiro trabalho anterior: mutilações, voyeurismo, tudo com uma produção bem lo-fi, bem discreta, mas dando muita ênfase à bateria.

capa do disco Surfer RosaAlbini deixou os músicos desconcertados com suas idéias: para gravar os vocais de Kim Deal de "Where Is My Mind?" e "Gigantic", levou todo o equipamento para o banheiro com a intenção de conseguir um som mais cru, real.

Em "Something Against You", filtrou a voz de Francis por um amplificador de guitarra.

O disco foi gravado rapidamente e quando lançado causou comoção entre os críticos, especialmente os ingleses da New Musical Express e Record Mirror, que o consideraram o disco do ano.

Surfer Rosa saiu em abril de 1988, primeiro na Inglaterra, e apenas em agosto na América, quando começou a ser distribuído pela Rough Trade, antigo selo dos Smiths.

capa do compacto GiganticApesar de tanta babação de ovo, Surfer Rosa escorregou nas paradas e um único compacto foi extraído, "Gigantic", parceria de Francis com Kim Deal (no disco ela se auto-intitulou Mrs. John Murphy). Apesar disso, Watts-Russell afirmou que vendeu cinco vezes mais que Come on Pilgrim.

O álbum trazia faixa desconcertantes, casos de "Oh My Golly!", cantada em espanhol e berrada e "Tony's Theme", um super-herói.

Em "Cactus", um prisioneiro pede que sua namorada manche um vestido dela com sangue e que o envie a ele na cadeia.

O álbum é também lembrado pela lindas fotografias da capa e da contra-capa: uma prostituta italiana nua, posando como dançarina flamenca e mostrando belos seios. Além disso, há um crucifixo na parede e um braço de guitarra saindo da mesma parede. As duas imagens foram feitas pelo inglês Simon Larbalestier, que já havia feito a foto de Come on Piligrim e costumava trabalhar para a 4AD.

A nudez da capa foi sugestão do Francis, embora não fosse a idéia original para a embalagem e o nome do disco veio da letra de "Oh My Golly", "Besando chichando con surfer rosa". E o que saía dos sulcos (de vinil da época) era igualmente belo.

Os Pixies deixaram uma multidão de fãs, entre eles David Bowie, que gravou "Cactus" em Heathen, que lançou em 2002. Além disso, convidou Frank Black para tocar com ele em sua festa de 50 anos, em 1997, no Madison Square Garden.

Deixo vocês com a discografia do grupo. Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia


EP Come on Pilgrim (1987)
Surfer Rosa (1988)
Doolitle (1989)
Bossanova (1990)
Trompe Le Monde (1991)
Death to the Pixies (1997)
Pixies at the BBC (1998)
Complete B-Sides (2001)
Pixies (2002)

 

Colunas