341 - The Who - The Who By Numbers


No mesmo ano em que é editado o filme Tommy (história já descrita aqui), é editado o novo disco da banda, The Who By Numbers.

O novo disco de estúdio do The Who era o primeiro a ser produzido inteiramente por Glyn Johns - antes constava apenas como produtor associado - usando o Shepperton Sound Stage no famoso Ronnie Lane's Mobile Studio.

O álbum foi gravado durantes os meses de maio e junho de 1975 e lançado em 3 de outubro, no Reino Unido e, no dia 25 de outubro, na América, alcançando a sétima posição na parada britânica e a oitava, nos Estados Unidos.

A capa, uma das mais famosas da história, foi bolada pelo baixista John Entwistle. Segundo o próprio, "a capa só me custou uma hora para desenhar, mas os pontinhos demoraram três. Eu os desenhei no estúdio, enquanto estávamos mixando o álbum e peguei o pior artista possível para preenchê-lo. Descobri depois que deixei duas pernas sem desenhar."

O LP trazia as seguintes faixas:

Lado A

1. "Slip Kid" – 4:32
2. "However Much I Booze" – 5:03
3. "Squeeze Box" – 2:42
4. "Dreaming From the Waist" – 4:09
5. "Imagine a Man" – 4:04

Lado B

1. "Success Story" (Entwistle) – 3:24
2. "They Are All in Love" – 3:03
3. "Blue, Red and Grey" – 2:50
4. "How Many Friends" – 4:07
5. "In a Hand or a Face" – 3:25

O grande sucesso do disco foi "Squeeze Box", gíria para acordeon e também para alguns "brinquedos" que se encontra em sex shops. Pete relata que trouxe o instrumento para o estúdio e o aprendeu a tocar em uma tarde. "Infelizmente, foi gravada e lançada no disco e não acreditei quando foi lançada como single."

A banda tinha planejada originalmente fazer um especial de TV com a música tendo 100 mulheres tocando os instrumentos, nuas.

A canção se tornou um sucesso na América, alcançando a 16ª posição na parada Billboard e a 11ª na Cashbos. O single também ficou 16 semanas no Top 100 da Billboard, um recorde para a banda.

Mas The Who By Numbers é um disco diferente de Quadrophenia, por exemplo.

Pete Townshend atravessava um período difícil, em parte causando pelo alcoolismo e pelo uso constante de heroína.

As letras eram mais pessoais, soturnas, tanto que Roger se recusou a cantar "They Are All In Love". "Essa é uma canção sobre o que o Who havia se tornado, com advogados, processos, contadores. Esses problemas nunca havia sido importantes até que tivemos sérios problemas com impostos e royalties nunca pagos e tivemos que lidar com isso", conta Pete.

Outra letra particularmente difícil era "However Much I Booze", em que Pete falava do seu problema com a bebida e o quanto ela tornava a vida do Who difícil e segundo ele, em um show, foi escrita no mesmo dia em que resolveu abandonar o vício. Apesar disso, lutaria contra a doença até 1982.

Essa foi outra canção que Roger se recusou a cantar, temendo que achassem ser ele o alcóolatra da banda. Ela foi tocada apenas nos três primeiros shows da turnê norte-americana, em 1975.

No mesmo dia em que foi lançado o álbum, o Who fez uma pequena excursão de 11 shows pelo Reino Unido, até o dia 24, quando fizeram uma pequena viagem pela Europa.

Em novembro, a banda começou uma turnê de 20 datas pela América, até dezembro, quando a banda se mostrou extremamente afiada e precisa em palco, culminando com o lançamento do single Squeeze Box.

A banda faz mais três shows em Londres, dias 21, 22 e 23 de dezembro, no Hammersmith Odeon, antes de Pete voar para a Índia, para estudar com o guru Meher Baba, durante o mês de janeiro de 1976.

Em fevereiro, o grupo começa uma série de quatro shows na América e, no mês seguinte, mais 14 shows pel América.

Na primeira apresentação norte-americana, em 9 de março, na cidade de Boston, Keith Moon tem um colapso e o show é adiado até 1º de abril.

Em 31 de maio, em um show, em Londres, no estádio do Charlton, o Who entra para o Guinness Rock como o show de som mais alto de um grupo pop, com 120 decibéis.

A turnê continua entre agosto e outubro, com apresentações nos Estados Unidos e Canadá. O show de Toronto, no dia 21 de outubro, acaba sendo histórico, pois será o último de Keith Moon para uma platéia que pagou ingressos, com o Who.

Após a volta triunfal, o Who veria o furacão punk tomar conta da Inglaterra, em 1977. Nesse ano, a única apresentação seria em 15 de dezembro, no Kilburn State Theatre, qando filmaram para uma nova película, que teria lançamento apenas em 1979, The Kids Are Alright. E 1978 seria um ano duro para a banda.

Mas isso é papo para outro dia. Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia

Discos

My Generation (1965)
Quick One (1966)
The Who Sell Out (1967)
Magic Bus: The Who on Tour (1968)
Tommy (1969)
Live at Leeds (1970)
Who's Next (1971)
Meaty Beaty Big and Bouncy (1971)
Quadrophenia (1973)
Odds and Sods (1974)
The Who By Numbers (1975)
Tommy - Original Soundtrack (1975)
The Story Of The Who (1976)
Who Are You (1978)
The Kids Are Alright (1979)
Quadrophenia - Original Soundtrack (1979)
Face Dances (1981)
Hooligans (1981)
Phases (1981)
It's Hard (1982)
Who's Last (1982)
Join Together (1982)
Who's Greatest Hits (1983)
Who's Missing (1985)
Two's Missing (1987)
Who's Better Who's Best (1988)
Thirty Years Of Maximum R & B (1994)
My Generation - The Very Best of (caixa de 4 CDs, 1996)
Live At The Isle Of Wight Festival 1970 (1996)
20th Century Masters - The Millenium Collection: The Who (1999)
Live at the Royal Albert Hall (2000)
The BBC Sessions (2000)
The Who: Then and Now (2004)
Endless Wire (2006)

Singles

1964 - I'm the Face / Zoot Suit / (como The High Numbers)
1965 - I Can't Explain / Bald Headed Woman
1965 - Anyway, Anyhow, Anywhere / Daddy Rolling Stone (UK B-Side) / Anytime You Want Me (US B-Side)
1965 - My Generation / Shout and Shimmy
1966 - Circles / Instant Party (Unreleased single)
1966 - Substitute / Circles (UK B-Side) / Waltz for a Pig (US B-Side)
1966 - A Legal Matter / Instant Party
1966 - The Kids Are Alright / The Ox
1966 - I'm a Boy / In the City
1966 - La La La Lies / The Good's Gone
1966 - Happy Jack / I've Been Away (UK B-Side) / Whiskey Man (US B-Side)
1967 - Pictures of Lily / Doctor, Doctor
1967 - The Last Time / Under My Thumb
1967 - I Can See For Miles / Someone's Coming (UK B-Side) / Mary-Anne with Shakey Hands (US B-Side)
1968 - Dogs / Call Me Lightning
1968 - Magic Bus / Dr. Jekyll and Mr. Hyde
1969 - Pinball Wizard / Dogs Part II
1970 - The Seeker / Here for More
1970 - Summertime Blues / Heaven And Hell
1970 - See Me, Feel Me / Overture
1971 - Won't Get Fooled Again / I Don't Even Know Myself
1971 - Let's See Action / When I Was a Boy
1972 - Join Together / Baby Don't You Do It
1972 - Relay / Waspman
1973 - 5:15 / Water
1975 - Overture / See Me, Feel Me/Listening to You (from Tommy film)
1975 - Squeeze Box / Success Story
1978 - Who Are You / Had Enough
1981 - You Better You Bet / The Quiet One
1981 - Don't Let Go the Coat / You
1982 - Athena / A Man Is a Man
1984 - Twist & Shout (Live) / I Can't Explain (Live)
2004 - Real Good Looking Boy / Old Red Wine
2006 - Wire & Glass / Mirror Door
2006 - It's Not Enough – iTunes Download Single
2006 - Tea & Theatre – iTunes Download Single


 


 

 

Colunas