030 – In The Name of the Father – Em Nome do Pai

 

Embora pareça uma resenha de filme, não é. Escolhi a trilha de Em Nome do Pai por ter grandes canções. Bono toca com seu amigo de infância Gavin Friday, do Virgin Prunes. Além dos dois temos: Jimi Hendrix, Thin Lizzy, Bob Marley, Sinéad O’Connor e The Kinks, além de scores instrumentais feitos por Trevor Jones. O filme foi estrelado por Daniel Day-Lewis, Emma Thompson e Pete Postlethwaite. Uma grande trilha e um grande filme.


Esta é a segunda colaboração de Daniel com o diretor Jim Sheridan (a primeira foi Meu Pé Esquerdo e a última O Lutador).

O filme conta a história de um jovem irlandês, Gerry Conlon, que é preso injustamente acusado de ter colocado uma bomba num pub de Londres. Gerry e seu colega Paul Hill são presos e forçados a confessar após dias de tortura. Além dos dois, Paddy Armstrong e Carole Richardson são condenados e acabam sendo conhecidos como os Quatro de Guildford.

A tensão aumenta na hora que o pai é preso também, acusado de ser o cabeça do atentado. Gerry não se dá com seu pai, Giuseppe, e por ironia passará ao lado dele em uma prisão de segurança máxima em Londres, dividindo a mesma cela, pelo resto da vida. Com a entrada em cena de Emma Thompson fazendo o papel de advogada dos dois, o filme vai se destrinchando. O final não vou contar, porque alguém pode não ter assistido e acabaria com a graça.

A trilha é um show. Começa com uma canção de Bono e Gavin Friday, misturando eletrônica com instrumentos tradicionais irlandeses, com participação de Tim Simenon, do Bomb The Bass. A segunda canção é nada menos que “Voodoo Child”, de Hendrix. A seguir vem “Billy Boola”, uma canção dançante e bem humorada, tocada quando Gerry deixa Londres e volta para Dublin com roupas espalhafatosas. Um dos convidados na faixa é Jah Wobble, ex-PiL e que fez um disco junto com The Edge, do U2. A seguir vem “Dedicated Follower of Fashion”, dos Kinks.

O bom humor do filme acaba aí. A seguir encontra Trevor Jones, que mostra as torturas que Gerry sofre na cadeia inglesa. Um clima tenso, carregado, pesado. “Is This Love” de Bob Marley é tocado em um momento que Gerry toma ácido com outros colegas da prisão.

O filme ainda conta com “Whiskey In The Jar”, do Thin Lizzy, banda de Phil Lynott, que morreu em 85. Lynott tinha pai brasileiro. A canção fez muito sucesso na época do lançamento. Vale dizer que todas as canções são de artistas com forte ligação na Irlanda.

A música final, “You Made Me The Thief Of Your Heart”, que foi escrita por Bono, Gavin Friday e Maurice Seezer é o momento mais emocionante. Na voz de Sinéad O´Connor fica maravilhosa.

A letra é angustiada, assim como o filme. Daniel Day-Lewis e Emma Thompson concorreram ao Oscar com o filme, que causou muita repercussão. Gerry luta até hoje para que seu pai, que morreu antes do julgamento final tivesse seu nome limpo e que os policiais envolvidos na tortura pagassem seu preço. Algumas correntes contam que Gerry era mesmo membro do IRA e que ele teria feito parte do atentado. Alguns artigos na época levantaram a questão. Certo ou errado, vale dizer que Gerry foi perdoado após passar quase 20 anos preso.

Em Nome do Pai está disponível hoje em qualquer vídeo locadora e merece ser visto. Se você não gostar da estória, preste atenção nas músicas. O único senão do disco é que não há a música “Like a Rolling Stone”, de Dylan que no filme é tocada quando Gerry parte para a Inglatera.

Bem, acho que não há mais o que falar. Veja o filme, ouça o CD e procure pela internet a estória. Jim Sheridan fez filmes fortes sobre o tema da violência na Irlanda. Os três filmes estão ainda disponíveis e merecem ser vistos até para entender o conflito na Irlanda.

É isso aí. Um abraço!

Fiquem com a letra da canção “You Made me Thief of Your Heart”.

You made me the thief of your heart

I hope you’re happy now… …
I could never make you so…
you were a hard man… no harder in this world
you made me cold and you made me hard
and you made me the thief of your heart
Winter is cold…oh! But you’re colder still and for the first time
I feel like you’re mine
I share you with the one who
will mend what falls apart
and turn a blind eye to the thief of your heart
Ohhh you lost Ohhh you lost
all you lost
all you lost all
I’ll never wash these clothes
I want to keep the stain
Your blood to me is precious nor would
I sPiLl it in vain
your spirit sings though your lips never part
singing only to me the thief of your heart
Ohhh you lost
Ohhh you lost
Ohhh you lost
all lost all
Ohhh you lost
Ohhh you lost all lost all