parceria com Beatrix Algrave Com a saída de Robert Smith e a entrada de Carruthers, o grupo atravessa um período de baixa, lançando um disco apenas razoável e um de covers. Apesar do mega sucesso “Cities in Dust” – não há uma única festa dos anos 80 que a deixe de fora – o restante do disco mostrou um grupo pouco inspirado. Já Through The Looking Glass possui algumas releituras interessantes, como de “The Passenger”, de Iggy Pop, mas é um disco igualmente irregular. Antes mesmo de 1985 terminar, o grupo lança o compacto Cities in Dust, que se tornou uma das mais famosas composições da banda e a primeira a ter maciça execução no Brasil. Apesar do resultado mediano nas paradas – apenas a 17ª posição, na parada pop, nos EUA e 21ª no Reino Unido, a canção se tornou uma das marcas da década. Nos compactos de 7 e 12 polegadas, traziam as canções “An Execution” e “Quarterdrawing of the Dog”. Mesmo sem ter um disco novo pronto, a banda caiu na estrada para a turnê mais longa até então. Ainda em 1985 fizeram uma tour por Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda e Irlanda do Norte. O grupo parou em dezembro quando começou a trabalhar em um novo LP, o primeiro com John Valentine Carruthers. Parte do álbum foi feito no famoso estúdio Hansa by the Wall, em Berlim, onde Bowie gravou seus discos entre 1977 e 1979. As gravações ocorreram em um clima de paz e, em abril, é lançado o novo álbum, Tinderbox. A capa trazia uma imagem já famosa no rock: uma foto de Lucille Handberg, sobre um tornado perto da cidade de Jasper, no Minnesota, em 8 de julho de 1927. Ela já havia sido usada no disco do Deep Purple, Stormbringer, de 1974. Embora seja um bom disco, Tinderbox apresenta uma piora em relação aos discos anteriores. Ainda assim, traz bons momentos, como a própria “Cities in Dust”, além de “Candyman”. O disco acabaria ficando no 13º posto no Reino Unido e apenas no 86º, nos EUA. As novas canções eram: Lado A 1. “Candyman” Lado B 1. “Cannons” No dia seguinte ao lançamento, a banda partiu em nova excursão, começando em Bruxelas, no dia 22 de abril. Após tocarem na Holanda, passaram os meses de maio, junho e julho nos Estados Unidos. Depois disso tiraram um período de três meses de férias, iniciando em novembro uma inédita incursão pelo território sul-americano, com 3 shows em São Paulo, um em Santos, outro no Rio e encerrando a tour em Buenos Aires, em dezembro, no estádio do Obras Sanitarias. Os três shows em São Paulo aconteceram nos dias 27 e 28 de novembro e 1º de dezembro, de 1986. Alguns deles foram abertos pela banda brasiliense Plebe Rude, que chegou a tirar uma foto com eles nos camarins, tirada em Santos. O baterista Budgie se lembra de ter sofrido muito com o calor e de ter usado um balão de oxigênio durante o show, por ser sentir fraco e tonto. Os Banshees fizerma algumas boas apresentações, embora Siouxsie não fosse muito simpática com os fãs. Ao ser editado em CD, Tinderbox, trouxe os b-sides de “Cities in Dust” e “Candyman”, o segundo compacto. 1. “Candyman” Após o final da excursão a banda prepara um novo trabalho, desta vez, diferente: um disco de covers. Para muitos, era nada menos do que um álbum de transição e de quem mostrava falta de inspiração para escrever novas composições. O fato é que Through The Looking Glass é um disco mais curioso do que bom. Severin chegou a comentar sobre isso, em uma entrevista: “sei que muitos estão dizendo que perdemos a inspiração nos últimos discos, mas é inevitável que as coisas mudem al longo dos anos. O mais importante sobre a decisão de gravarmos um disco de cover é que nos permitiu trabalhar de uma maneira muito rápida, o que foi algo terapêutico. Os últimos dois discos foram tensos, porque entramos em estúdio com material insuficiente e também que ao entrarmos, percebemos que não tínhamos grandes canções. É claro que esse último foi bem mais fácil e só precisávamos fazer novos arranjos. Foi muito interessante desenvolver canções de outros artistas e ver como isso era simples. Isso nos fez entender que talvez estivéssemos pondo elementos demais nas nossas e por isso os discos ficavam tão complexos.” O novo álbum trazia covers para Sparks, The Doors, Roxy Music, Billie Holiday, Bob Dylan & The Band, Iggy Pop, Television e até Kraftwerk! Lado A 1. “This Town Ain’t Big Enough for the Both of Us” (Ron Mael) Sparks 3:09 Lado B 6. “You’re Lost Little Girl” (John Densmore, Robbie Krieger, Ray Manzarek, Jim Morrison) The Doors 2:57 O álbum em sim mostra uma banda sem inspiração e tirando a boa cover de Iggy Pop, as demais soam como mero curiosidade. O disco teve uma vendagem pífia, ficando apenas na 188ª posição nos EUA. Seria também o último disco com Carruthers. Engana-se, porém, quem pensa que os Banshees estavam acabados. O ano de 1988 mostraria isso. Mas isso é papo para outro dia. Um abraço e até a próxima coluna. Discografia Singles “Hong Kong Garden” (1978) Discos e CDs The Scream (1978) |