Após o sucesso com o The Dukes of Stratosphear a gravadora Virgin sugeriu que fossem para a América gravarem um novo disco com um renomado produtor e músico e fã do grupo, Todd Rundgren. O que era para ser um projeto maravilhoso e tranquilo se tornou no período mais difícil do grup, que culminou com a saída de Colin Moulding durante as gravações, ainda que por apenas alguns dias. Mesmo nessa situação caótica e com Andy odiando o resultado final, Skylarking é um outro belo disco do trio.
Através da Geffen Records, ficaram sabendo que Todd havia amado os discos do grupo e que considerava o XTC um dos melhores grupos do planeta. Assim, a gravadora propôs que fossem gravar o novo disco na América, com um polpudo orçamento de US$ 150 mil. Duas semanas antes de começarem os trabalhos, Todd solicitou ao grupo as demos das novas músicas para saber o que teriam pela frente. Dias depois, Todd mandou um organograma para o grupo e gravadora, dizendo como trabalhariam: as gravações do lado A do disco começariam bem cedo até o meio-dia e do lado B do início da noite, até meia-noite. Além disso, ele havia escolhido os temas: todas aquelas que falavam de amor entrariam no álbum, as mais políticas e sociológicas ficariam de fora. Essa interferência causou a primeira fricção. Dono de toda a concepção do XTC, de quase todas as composições, Andy não gostou dessas determinações e viu como invasão de espaço. O esquema de trabalhar Lado A e Lado B simplesmente não existia para o trio. O grupo desembarcou nos EUA, no dia 6 de abril de 1986 e foi levado diretamente para a casa do músico, perto de Woodstock, um lugar bonito, no meio do campo, mas que a banda logo começou a detestar. As primeiras sessões mostravam que Andy e Todd não combinavam. Todd não permitia que Andy opinasse em quase nada, mantendo uma postura dura como produtor, o que exasperava o líder do grupo. Para piorar, Todd resolveu gravar algumas partes de guitarras e teclados e San Francisco, executados por ele mesmo. Andy não era o único a achar difícil a relação com Rundgren, mas a rinha entre os dois chegou quase ao insuportável, com Andy ameaçando pegar o primeiro avião de volta à Inglaterra, quando fizeram uma trégua. Após as primeiras gravações, se instalaram em San Francisco, desta vez por mais tempo para mais trabalho. A relação dentro do trio também se deteriorava e após ser xingado por Andy por ter feito um péssimo trabalho no baixo da canção “Earn Enough for Us”, Colin desistiu de tudo.
A situação só foi contornada por Todd, que pediu calma ao baixista e dizendo que se o disco não saísse, não teriam grana para receber. E como a banda precisava desesperadamente de dinheiro, o argumento foi aceito. Colin voltou, mas com a condição de que não encontrasse Andy no estúdio quando fosse gravar sua parte. Em junho, a banda voltou para Woodstock para dar os últimos retoques, deixando o master com Todd que iria mixar o disco sozinho, para alegria de Colin e Dave e desespero de Andy. Antes da viagem, porém, o trio teve uma discussão ácida na cozinha de Todd e quase terminaram com o grupo ali mesmo. A única solução para manterem-se juntos eram pegarem o primeiro vôo para Londres e sem se verem. Todd mandou os mixes para a Inglaterra no final de julho e a banda odiou e exigiram que Todd remixasse tudo. Todd ficou enfurecido, mas acabou aceitando, já que a parte final do pagamento estava condicionado a isso.
Coube a Andy e a uma pessoa próxima a ele, escolherem quais canções que iriam entrar e sair do disco. E ambos concordaram que Todd havia estragado um grande hit, “Dear God” e que por isso sairia do LP. Quando Colin soube da decisão, ficou desesperado. “Havia mostrado a mixagem para alguns amigos e todos concordaram que ‘Dear God’ era a melhor canção do lote. E de repente ela saiu do disco, sem que eu pudesse fazer algo.” Skylarking foi lançado em outubro de 1986 com as seguintes faixas: Lado 1 1. “Summer’s Cauldron” 3:19 Lado 2 1. “Earn Enough for Us” 2:54
O disco teve boa receptividade na América, vendendo 250 mil cópias. “Grass”, escrita por Colin tornou-se o primeiro compacto do disco e para aplacar a raiva dele, colocaram “Dear God”, no lado B. Foi quando iniciou-se outra polêmica… Uma das mais importantes peças de divulgação na América eram as college radios e quase todas tocavam maciçamente o lado B do compacto, a ponto de quase ninguém se lembrar de “Grass”. E a Geffen Records começou a receber ligações indignadas de que a canção sequer estava no disco e eles não sabiam o motivo. Irritados, ligaram para a Inglaterra procurando explicações e exigiram que uma nova prensagem do LP fosse feito com ela, sacando alguma canção, no caso “Mermaid Smiled”. “Dear God” causou furor em um país tão conservador e puritano como os Estados Unidos e uma emissora da Flórida recebeu uma ameaça de ir para os ares se fosse tocada de novo. A letra dizia: Caro Deus, Caro Deus, Você fez as doenças Caro Deus, Eu não consigo acreditar… Eu não acredito em Paraiso e Inferno, E é a mesma coisa no mundo inteiro, É em você, caro Deus Ironicamente, o disco que Andy odiara tinha sido o de melhor venda na América, aberto as portas para a banda lá e salvado o grupo financeiramente. E ainda havia mais. Mas isso é papo para outro dia. Um abraço e até a próxima coluna. Discografia Discos White Music (1978) Single e EPs Science Friction (1977) |
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