Após o sucesso com o The Dukes of Stratosphear a gravadora Virgin sugeriu que fossem para a América gravarem um novo disco com um renomado produtor e músico e fã do grupo, Todd Rundgren. O que era para ser um projeto maravilhoso e tranquilo se tornou no período mais difícil do grup, que culminou com a saída de Colin Moulding durante as gravações, ainda que por apenas alguns dias. Mesmo nessa situação caótica e com Andy odiando o resultado final, Skylarking é um outro belo disco do trio. O sucesso inesperado fez com que a Virgin começasse a se interessar novamente pela banda. “Gravar com o Dukes nos trouxe a alegria novamente. Os discos do XTC demoravam meses em estúdio, gastávamos demais e não conseguíamos um grande sucesso. E agora a diversão havia voltado”, confessa Colin. Através da Geffen Records, ficaram sabendo que Todd havia amado os discos do grupo e que considerava o XTC um dos melhores grupos do planeta. Assim, a gravadora propôs que fossem gravar o novo disco na América, com um polpudo orçamento de US$ 150 mil. Duas semanas antes de começarem os trabalhos, Todd solicitou ao grupo as demos das novas músicas para saber o que teriam pela frente. Dias depois, Todd mandou um organograma para o grupo e gravadora, dizendo como trabalhariam: as gravações do lado A do disco começariam bem cedo até o meio-dia e do lado B do início da noite, até meia-noite. Além disso, ele havia escolhido os temas: todas aquelas que falavam de amor entrariam no álbum, as mais políticas e sociológicas ficariam de fora. Essa interferência causou a primeira fricção. Dono de toda a concepção do XTC, de quase todas as composições, Andy não gostou dessas determinações e viu como invasão de espaço. O esquema de trabalhar Lado A e Lado B simplesmente não existia para o trio. O grupo desembarcou nos EUA, no dia 6 de abril de 1986 e foi levado diretamente para a casa do músico, perto de Woodstock, um lugar bonito, no meio do campo, mas que a banda logo começou a detestar. As primeiras sessões mostravam que Andy e Todd não combinavam. Todd não permitia que Andy opinasse em quase nada, mantendo uma postura dura como produtor, o que exasperava o líder do grupo. Para piorar, Todd resolveu gravar algumas partes de guitarras e teclados e San Francisco, executados por ele mesmo. Andy não era o único a achar difícil a relação com Rundgren, mas a rinha entre os dois chegou quase ao insuportável, com Andy ameaçando pegar o primeiro avião de volta à Inglaterra, quando fizeram uma trégua. Após as primeiras gravações, se instalaram em San Francisco, desta vez por mais tempo para mais trabalho. A relação dentro do trio também se deteriorava e após ser xingado por Andy por ter feito um péssimo trabalho no baixo da canção “Earn Enough for Us”, Colin desistiu de tudo. “Começamos uma discussão imbecil sobre uma nota que eu não deveria ter tocado e Andy me acusou de estar sabotando a liderança dele. Fiquei cheio de tudo, dele, das sessões que não terminavam e liguei para minha esposa dizendo que estava voltando para Londres.” A situação só foi contornada por Todd, que pediu calma ao baixista e dizendo que se o disco não saísse, não teriam grana para receber. E como a banda precisava desesperadamente de dinheiro, o argumento foi aceito. Colin voltou, mas com a condição de que não encontrasse Andy no estúdio quando fosse gravar sua parte. Em junho, a banda voltou para Woodstock para dar os últimos retoques, deixando o master com Todd que iria mixar o disco sozinho, para alegria de Colin e Dave e desespero de Andy. Antes da viagem, porém, o trio teve uma discussão ácida na cozinha de Todd e quase terminaram com o grupo ali mesmo. A única solução para manterem-se juntos eram pegarem o primeiro vôo para Londres e sem se verem. Todd mandou os mixes para a Inglaterra no final de julho e a banda odiou e exigiram que Todd remixasse tudo. Todd ficou enfurecido, mas acabou aceitando, já que a parte final do pagamento estava condicionado a isso. Foram feitas três mixagens até a gravadora dizer “chega, o dinheiro acabou, vamos com o que temos”, para desespero de Andy, que dizia que o disco era uma merda, que Todd havia arruinado tudo. Coube a Andy e a uma pessoa próxima a ele, escolherem quais canções que iriam entrar e sair do disco. E ambos concordaram que Todd havia estragado um grande hit, “Dear God” e que por isso sairia do LP. Quando Colin soube da decisão, ficou desesperado. “Havia mostrado a mixagem para alguns amigos e todos concordaram que ‘Dear God’ era a melhor canção do lote. E de repente ela saiu do disco, sem que eu pudesse fazer algo.” Skylarking foi lançado em outubro de 1986 com as seguintes faixas: Lado 1 1. “Summer’s Cauldron” 3:19 Lado 2 1. “Earn Enough for Us” 2:54 Antes do lançamento, uma nova polêmica: Andy queria colocar na capa uma imagem que combinasse pelos pubianos masculinos e femininos, mas a gravadora temia que afetasse as vendas e propôs uma imagem mais comportada. O disco teve boa receptividade na América, vendendo 250 mil cópias. “Grass”, escrita por Colin tornou-se o primeiro compacto do disco e para aplacar a raiva dele, colocaram “Dear God”, no lado B. Foi quando iniciou-se outra polêmica… Uma das mais importantes peças de divulgação na América eram as college radios e quase todas tocavam maciçamente o lado B do compacto, a ponto de quase ninguém se lembrar de “Grass”. E a Geffen Records começou a receber ligações indignadas de que a canção sequer estava no disco e eles não sabiam o motivo. Irritados, ligaram para a Inglaterra procurando explicações e exigiram que uma nova prensagem do LP fosse feito com ela, sacando alguma canção, no caso “Mermaid Smiled”. “Dear God” causou furor em um país tão conservador e puritano como os Estados Unidos e uma emissora da Flórida recebeu uma ameaça de ir para os ares se fosse tocada de novo. A letra dizia: Caro Deus, Caro Deus, Você fez as doenças Caro Deus, Eu não consigo acreditar… Eu não acredito em Paraiso e Inferno, E é a mesma coisa no mundo inteiro, É em você, caro Deus Ironicamente, o disco que Andy odiara tinha sido o de melhor venda na América, aberto as portas para a banda lá e salvado o grupo financeiramente. E ainda havia mais. Mas isso é papo para outro dia. Um abraço e até a próxima coluna. Discografia Discos White Music (1978) Single e EPs Science Friction (1977) |