459 – The Armoury Show

The Armoury Show ou quando o Magazine encontra os Skids. Essa pode ser uma boa maneira de contar a história dessa banda de curta duração – cerca de 4 anos – e que deixou apenas um LP e meia dúzia de singles. E, ainda que a discografia seja tão ínfima, vale a pena ter sua história registrada. Ainda que seu único disco já esteja fora de catálogo e só possa ser encontrado a um preço alto.


O Armoury Show nasceu quando dois integrantes do Magazine – o guitarrista John McGeoch e o baterista John Doyle – resolveram se unir ao vocalista Richard Jobson e ao baixista Russell Webb, ambos ex-Skids.

Os Skids eram uma banda escocesa que misturava elementos de punk com new wave e havia sido fundada por Jobson ao lado de Stuart Adamson, em 1978. Após o fim do grupo Adamson fundaria o Big Country.

Com o fim do grupo após três anos de luta, Jobson e Webb resolveram juntar forças com o talentoso McGeoch, com passagens pelo Magazine (1977 – 1980), Visage (1979 – 1981) e Siouxsie and the Banshees (1980 – 1982), banda que pulou a fora ao sofrer um colapso nervoso, em Madrid, motivado pelo abuso constante de bebidas e drogas.

“Depois que deixei os Skids comecei a atuar e estava feliz, mas sentia falta de estar novamente em uma banda”, relata Jobson.

A banda começou os ensaios em 1983, mas passou um ano sem contrato, tempo não totalmente desperdiçado segundo os membros, já que foi útil para desenvolver um conceito.

“Eu deixei os Banshees porque tudo girava em torno de Siouxsie e você ou fazia ou que ela queria ou precisava cair fora. Acabei sendo mandado embora e estou muito mais feliz agora, fazendo músicas que realmente acredito.”

Em 1984 assinam com a EMI e lançam o primeiro single, Castles in SpainO som é tipicamente anos 80 e – embora para desgosto de Jobson – soava um pouco como os Simple Minds.

Ele e Jim Kerr não eram amigos e chegaram a ter uma discussão acalorada quando Jobson disse que os Simple Minds estavam pasteurizando o som.

“Foi uma conversa estranhíssima. Richard começou a me criticar e eu não entendia absolutamente nada do sotaque dele, apesar de ambos sermos escoceses!”, segundo Jim Kerr.

Perto das canções antigas dos Skids, o novo compacto era bem mais otimista e alegre: “ela reflete meu espírito atual, me sinto mais alegre agora.” O lado B do compacto trazia “Innocents Abroad” e não teve maiores repercussões. Ao ser editado em formato de 12 polegadas, o single trazia três músicas: “Castles In Spain” (wubb dubb mix) / “Innocents Abroad” / “Is It A Wonder”.

(capas do single We can be brave again e do LP Waiting for the Floods.)

Em 1985 é editado o segundo single, We can be brave again e logo em seguinda o único LP do grupo, Waiting for the Floods.

O LP recebeu boas críticas da mídia inglesa e trazia 10 músicas:

Lado A

01. “Castles in Spain” – 4:35
02. “Kyrie” – 4:01
03. “A Feeling” – 4:44
04. “We Can Be Brave Again” – 3:53
05. “Higher Than the World” – 4:45

Lado B

01. “The Glory of Love” – 4:57
02. “Waiting for the Floods” – 5:34
03. “A Sense of Freedom” – 4:05
04. “Sleep City Sleep” – 5:00
05. “Avalanche” – 5:18

Após o lançamento, a banda começou uma turnê e depois Richard Jobson recebeu um curioso convite para ir até a China.

“O governo chinês convidou três jovens do ocidente: eles queriam um jovem escritor, um jovem cineasta e um músico. Fui selecionado como o jovem escritor e basicamente tinha que ficar andando pra cima e pra baixo com o meu ‘equivalente’ oriental e tirar fotos para a revista Vogue, que bancou todos os custos.”

Ao chegar da turnê, descobrira que McGeoch e Doyle haviam pulado fora. O guitarrista havia aceitado o convite de John Lydon para integrar o PiL. Irritado com a traição, Jobson e Webb reuniram mais dois músicos – o guitarrista Dave Lockwood e o baterista Ray Weston – e lançaram um novo single: Love in Anger.

“Prefiro não falar mais dos dois que nos deixaram”, repetia o vocalista. A banda lançou outro single, New York City, até mergulhar no anonimato. Jobson ainda tentou uma carreira-solo, mas sem grande sucesso.

Era o fim do Armoury Show e dessa coluna. Um abraço e até mais.

Discografia

Singles

Castles in Spain (1984)
We can be brave again (1985)
Sense of freedom (1985)
Glory Of Love (1985)
Love in Anger (1987)
New York City (1987)

Discos

Waiting for the Floods (1985)