Em 1995, encontrei uma curiosa banda de nome Apple (Maçã) e com poucas referências. O som era um cruzamento do bubblegum com psicodelismo. O grupo lançou apenas um LP e alguns compactos. Passados 18 anos, após ter perdido meu disco, conseguiu outra cópia e tão logo chegou resolvi matar minha saudade e escrever sobre o eles enquanto ouço essa obra-prima obscura e tão boa.
O material sobre a banda é tão escasso, que essa foi a única foto que encontrei do quinteto.
O pouco que se sabe sobre o grupo data de sua formação, em 1968, em Cardiff, País de Gales. A formação contava com Dennis Regan (voz), Robbo Ingram (guitarra), Jeff Harrod (baixo), Charlie Barber (piano) e Dave Brassington (bateria).
Em 1968, o grupo assinou com o pequeno selo Smash e lança o primeiro compacto – “Thank You Very Much”/”Your Heart Is Free Just Like The Wind” -, sem sucesso algum. O disco acabou sendo editado na América pela Smash e, na Holanda, pela Phillips. Mesmo assim, chamou a atenção de Larry Page, dono da Page One, que resolveu investir nos meninos e lançou um novo compacto “Let’s Take a Trip Down The Rhine” / “Buffalo Billycan”.
Dois meses depois, é a vez de um novo compacto – “Doctor Rock” / “The Otherside”. O segundo compacto, mesmo passando batido, mostrou que banda tinha potencial, o que os levou a gravar o único disco do grupo, An Apple A Day.
Produzido por Caleb Quaye, An Apple A Day acabou virando uma autêntica peça de colecionador, com as poucas cópias atingindo cifras enormes. E não é à toa. Mesmo sem vender coisa alguma, o grupo mostrava um grande talento em composições próprias ou em covers.
O disco trazia 12 faixas, assim distribuídas:
Lado A
01. Let’s Take A Trip Down The Rhine (Ingram/Brassington)
02. Doctor Rock (Ingram/Brassington)
03. The Otherside (Harrod)
04. Mr. Jones (Barber)
05. The Mayville Line (Ingram/Brassington)
06. Queen Of Heart Blues (Barber)
Lado B
01. Rock Me Baby (Dreja/McCarty/Beck/Relf/Page)
02. Buffalo Billycan (Barber)
03. Photograph (Barber)
04. Psycho Daisies (Relf/McCarty/Beck/Dreja/Page)
05. Sporting Life (Sebastian/Yanowsky/Boone/Butler)
06. Pretty Girl I Love You (Regan)
O talento da banda, infelizmente, não permitiu que a banda seguisse em frente. Poucas cópias foram feitas, menos ainda vendidas e o Apple se tornou uma fruta para poucos. O LP acabaria tendo reconhecimento tardio entrando em listas da Mojo e da Record Collector entre as melhores obras psicodélicas britânicas.
Hoje existem poucas cópias do CD, mas são possíveis de serem adquiridas, graças ao trabalho da gravadora Repertoire Records, que o relançou com os dois compactos anteriores. Infelizmente, An Apple A Day não traz o primeiro compacto da Smash.
Nada é tão perfeito.
Um abraço e até a próxima coluna.
Discografia
Disco
An Apple a Day (1969)
Singles
“Thank You Very Much” / “Your Heart is Free Just Like the Wind” (1968)
“Let’s Take a Trip Down The Rhine” / “Buffalo Billycan” (1968)
“Doctor Rock” / “The Otherside” (1968)