406 – Jefferson Airplane – After Bathing at Baxter’s e Crown of Creation

Após o enorme sucesso de Surrealistic Pillow, o Jefferson entrou em sua fase mais experimental, especialmente com After Bathing at Baxter’s. A rotina da banda era simplesmente alucinante, com shows pela América e Europa e muitas idéias novas, além do começo do abuso das drogas de maneira mais pesada. Mas o prestígio do Jefferson estava em seu auge e mostrava isso com dois discos com poucos hits, mas muito talento.


Após o incrível sucesso de Surrealistic Pillow, o Jefferson Airplane viveu um período de intensa atividade.

Primeiro, contratou como empresário Bill Graham, que desejava ver a banda na estrada o maior tempo possível.

Assim, a banda gravava no meio de semana e excursionava às sextas, aos sábados e aos domingos.

Para as gravações e ensaios, o grupo alugou uma casa em Curzon Terrrace, Los Angeles, pela soma de 5 mil dólares mensais.

Era ali que a banda viveria por um bom tempo e cuidaria das novas composições.

O estresse e a rotina pesada começaram a causar problemas. Grace Slick e Spencer Dryden eram agora um casal e viviam tendo problemas com o novo empresário. Grace também começaram a ter problemas devido à bebida.

As gravações varavam a noite toda até cinco, seis da manhã do dia seguinte. A banda ia compondo da maneira mais caótica possível e Grace escreve “Rejoice”, inspirada no livro Ulysses, de James Joyce.

Apesar do caos, as gravações corriam bem, com composições bem mais experimentais e sem nenhum hit single óbvio, totalmente oposto ao disco anterior.

Foram quatro meses de gestação e mais dois mixando, até o disco ser lançado em novembro de 1967.

O título era emprestado de um poema de Gary Blackman, e causa um frisson danado, pois com o álbum anterior, o Jefferson tinha tido dois compactos entre as 10 mais e o LP ficando no top 5.

Mas, não é esse o caso com After Bathing at Baxter’s. Sem nenhuma canção de trabalho, o disco consegue apenas o 17º lugar na parada de discos. E, embora, não tenha se tornado um grande campeão de vendas, o LP acabaria se tornando ao longo dos anos como um dos preferidos dos fãs, pelas ousadias.

O LP trazia as seguintes faixas:

Lado A

Streetmasse

1. “The Ballad of You & Me & Pooneil” Paul Kantner 4:29
2. “A Small Package of Value Will Come to You, Shortly” (instrumental) Spencer Dryden, Gary Blackman, Bill Thompson 1:39
3. “Young Girl Sunday Blues” Marty Balin, Kantner 3:33

The War Is Over

4. “Martha” Kantner 3:26
5. “Wild Tyme (H)” Kantner 3:08

Hymn to an Older Generation

6. “The Last Wall of the Castle” Jorma Kaukonen 2:40
7. “Rejoyce” Grace Slick 4:01

Lado B

How Suite It Is

1. “Watch Her Ride” Kantner 3:11
2. “Spare Chaynge” (instrumental) Jack Casady, Dryden, Kaukonen 9:12

Schizoforest Love Suite

3. “Two Heads” Slick 3:10
4. “Won’t You Try / Saturday Afternoon” Kantner / Kantner 5:09

No relançamento em CD, em 2003, trouxe as seguintes faixas extras:

12. “The Ballad of You & Me & Pooneil” (long version from Jefferson Airplane Loves You) Kantner 11:04
13. “Martha” (single version B-side RCA #9389) Kantner 3:26
14. “Two Heads” (single version B-side RCA #9297) Slick 3:15
15. “Things Are Better in the East” (demo version) Balin 2:31
16. “Young Girl Sunday Blues” (instrumental; hidden track) Balin, Kantner 3:59

Segundo Grace “esse foi um período de grandes excessos. Alugamos a mesma casa que os Beatles tinham ficado em Los Angeles e muita coisa era escrita na hora, dentro no estúdio. Nós chegamos para a RCA e dissemos ‘paguem por isso e iremos morar aqui’. Ficamos seis meses e as composições ficavam cada vez mais longas”.

Segundo a cantora, a gravadora não tinha acesso às músicas até estarem completamente prontas e ficaram indeciso como iriam promover o novo disco. “Eles não tinham idéia se o álbum iria vender ou não. Naquela época era difícil imaginar o que era comercialmente viável”

Dryden conta que o disco foi uma reação a Surrealistic Pillow. “Estávamos cheios de ácido e de saco cheio do disco anterior e gravamos com o espírito de ‘foda-se'”.

A banda desejava fugir das amarras limitantes das composições de três minutos e por isso ficaram muito tempo dentro do estúdio procurando novos caminhos.

Spencer conta que uma influencia seria Frank Zappa, com quem excursionaram. “Víamos seus shows e ouvíamos seus discos e dizíamos ‘se ele tem liberdade, por que nós não?'”

Mesmo não sendo um grande sucesso de vendas, a banda continuou na estrada e entrou em 1968 como um dos maiores grupos da América.

Além disso, o grupo se mostrava engajado politicamente tocando num evento organizado pelo senador Robert Kennedy, em fevereiro, que seria assassinado em junho, dois meses depois de Martin Luther King.

O ano de 1968 ficou conhecido como o ano das revoltas estudantis pelo mundo e das lutas dos jovens para o fim da Guerra do Vietnã.

Enquanto os shows rolavam o grupo começa a gravar um novo disco, mas dessa vez menos caótico e com mais canções. Assim nasce Crown of Creation um dos grandes lançamentos do ano.

Os músicos estavam no auge do entrosamento após tantos anos e Dryden era constantemente sacaneado pelos demais por ser o único integrante com 30 anos – completados naquele ano.

Grace também mostra brilho em pelo menos dois momentos: na faixa de abertura “Lather”, onde ela fala dos 40 anos Dryden: “havia uma piada interna em que dizíamos que quando se chegava aos 30 anos você estava morto, não tinha mais importância. Era uma brincadeira com Spencer, pois todos nós estávamos na casa dos 20, menos ele.”

conta uma história sobre Spencer, Jack Cassady e Gary Blackman, onde Jack recebe uma pílula de STP feita por Owsley, que havia errado na receita, por acidente e a fez 12 vezes mais forte. Como resultado, Jack enlouqueceu e saiu nu pelas praias de Santa Cruz, até ser preso.

Outro grande momento de Slick é na faixa “Triad”, cedida pelo amigo David Crosby, uma canção que falava de um ménage à trois com duas garotas e que era ousada demais para os Byrds. Grace aceita cantá-la por pura diversão, colocando-se com dois rapazes. “Nunca estive apaixonada por duas pessoas ao mesmo tempo, mas se estivesse não veria problema algum”.

O disco trazia as seguintes faixas:

Lado 1

1. “Lather” Grace Slick 2:57
2. “In Time” Paul Kantner, Marty Balin 4:14
3. “Triad” David Crosby 4:55
4. “Star Track” Jorma Kaukonen 3:11
5. “Share a Little Joke” Balin 3:09
6. “Chushingura” (instrumental) Spencer Dryden 1:20

Lado 2

1. “If You Feel” Balin, Gary Blackman 3:21
2. “Crown of Creation” (Sampled from John Wyndham’s “The Chrysalids”[2]) Kantner 2:54
3. “Ice Cream Phoenix” Kaukonen, Charles Cockey 3:02
4. “Greasy Heart” Slick 3:26
5. “The House at Pooneil Corners” Kantner, Balin 5:54

No relançamento em CD, em 2003, trouxe as seguintes faixas extras:

12. “Ribump Ba Bap Dum Dum” (instrumental) Dryden, William Goodwin 1:32
13. “Would You Like a Snack?” Frank Zappa, Slick 2:40
14. “Share a Little Joke” (single version B-side RCA #9496) Balin 3:09
15. “The Saga of Sydney Spacepig” Dryden 7:55
16. “Candy Man” (hidden track) Rev. Gary Davis 2:25

O disco alcançou um grande sucesso, chegando ao sexto posto na parada e trazendo um Jefferson mais melodioso e preocupado com canções. A belíssima capa feito pelo fotógrafo chinês de pais japoneses Yasuhiro Wakabayashi, mais conhecido como Hiro, é uma das mais famosas da história.

O ano de 1968 acabava em alto estilo para o grupo, mas que viveria momentos incríveis em 1969 como o show em Woodstock e o lançamento de mais dois LPs: o ao vivo Bless Its Pointed Little Head e, talvez, o melhor álbum de estúdio deles, Volunteers.

Mais isso é papo para outro dia. Um abraço e até a próxima coluna.

Discografia

Singles

It’s No Secret / Runnin’ Round This World (1966)
Come Up the Years / Blues From An Airplane (1966)
Bringing Me Down / Let Me In (1966)
My Best Friend / How Do You Feel? (1967)
Somebody to Love / Plastic Fantastic Lover (1967)
White Rabbit / She Has Funny Cars (1967)
Ballad of You and Me and Pooneil / Two Heads (1967)
Watch Her Ride / Martha (1967)
Greasy Heart / Share a Little Joke (1968)
Crown of Creation / If You Feel (1968)
the Other Side of This Life (recorded live) / Plastic Fantastic Lover (live version) (1969)
Volunteers / We Can Be Together (1969)
Mexico / Have You Seen the Saucers? (1970)
Pretty as You Feel / Wild Turkey (1971)
Long John Silver / Milk Train (1972)
Twilight Double Leader (live version) / Trial By Fire (live version) (1972)
Summer of Love (1989)

Álbuns

Jefferson Airplane Takes Off (1965)
Surrealistic Pillow (1967)
After Bathing at Baxter’s (1967)
Crown of Creation (1968)
Bless Its Pointed Little Head (1969)
Volunteers (1969)
Bark (1971)
Long John Silver (1972)
Thirty Seconds Over Winterland (1973) Live
Jefferson Airplane (1989)

Coletâneas e Ao Vivo

The Worst of Jefferson Airplane (1970)
Early Flight (1974)
Flight Log, 1966-1976 (1977)
Time Machine (1984)
2400 Fulton Street (1987)
White Rabbit & Other Hits (1990)
Jefferson Airplane Loves You (1991)
The Best of Jefferson Airplane (1993)
Live at the Monterey Festival (1995)
Journey: The Best of Jefferson Airplane (1996)
Feed Your Head : Live ’67-’69 (1996)
Live at the Fillmore East (1998)
Through the Looking Glass (1999)
The Roar of Jefferson Airplane (2001)
Platinium & Gold Collection (2003)
The Essential Jefferson Airplane (2005)
Last Flight (2007)
Live at the Fillmore East (2007)
Live at the Fillmore East (2007) 07) e Fillmore East (2007)