Nos anos 80, o Brasil viu uma enxurrada de simpáticas bandas ianques que tiveram um ou dois discos e sumiram do mapa; grupos tão esquecidos que é praticamente impossível encontrar material deles na internet. Um desses foi o Walk the West, que teve apenas um disco e desapareceu. Ainda assim, é uma banda que merece ser conhecida.
O Walk the West foi uma das simpáticas bandas copwpunk surgidas nos anos 80, surgidasem Nashville, surgidos na mesma época de outro grande grupo, o Jason & the Scorchers.
O pouco que se sabe sobre eles é que a banda começou em 1984, quando o vocalista e guitarrista Paul Kirby convidou John Golemon (baixo) e seu irmão Will Golemon (guitarra solo) e o baterista Richard Ice para começarem um quarteto.
Kirby tinha o sangue nas veias e seu pai, Dave Kirby, havia composto “Is Anybody Goin’ To San Antone”. Assim, a música era algo natural para ele.
Rapidamente a banda adquiriu uma popularidade grande local, com vários shows pela região e chamaram a atenção da EMI, que resolveu assinar com o quarteto.
Dois anos depois, lançam o primeiro e único disco, que levava o nome do grupo, produzidos por Jozef e Willy Nuyens.
Apesar do rock honesto, simples, bem tocado, o LP, lançado pela Capitol, passou batido, pois o selo preferiu investir nos Scorchers, os grandes rivais dos garotos e que tanta mágoa causou entre os dois grupos.
Ainda assim, o grupo continou a tocar sem parar, excursionando, já que a EMI quase não investiu na divulgação do disco, abrindo shows para os Ramones e Smithereens, por todos os EUA.
Ao ser lançado, o LP tinha 10 faixas:
Lado A
01. Living at Night 4:06
02. Backside 3:47
03. Too Much of a Good Thing 4:30
04. Precious Times 3:11
05. Lonely Boy 4:11
Lado B
01. Sheriff of Love 3:11
02. Think It Over 4:27
03. Solitary Man 3:15
04. Calvary Hill 5:17
05. Do You Wanna Dance 2:32
(Paul Kirby)
Curiosamente, ao ser editado em CD, pela Spatt Records, “Do You Wanna Dance” foi excluída, apesar de ter quatro faixas extras, todas ao vivo: “Western Theme / Precious Time”, “Coast to Coast”, “Lonely Boy” e “Too Much of a Good Thing”.
Após tanta luta, o grupo resolveu mudar de nome e estilo. Assinaram com a Liberty, sem o baterista Ice fundaram o The Cactus Brothers, junto com violinista Tramp, o baterista Dave Kennedy, Sam Poland (steel) e o multi-instrumentista David Schnaufer.
Em 2008, a banda se reuniu para alguns shows, apenas por diversão.
Infelizmente, Paul acabaria falecendo aos 48 anos, no dia 25 de setembro de 2011, ao sofrer um enfarte, em sua casa encerrando sua aventura musical.
Espero que tenham gostado. Um abraço e até a próxima coluna.
Discografia
Walk the West (1986)