Jyhad para iniciantes

15/10/2008



Tutorial com Jack

Logo que você chega à Santa Mônica é recepcionado por Jack, que se propõe a ajudá-lo a cuidar-se em sua nova condição de vampiro. Para quem está jogando pela primeira vez o tutorial é interessante, pois familiariza o jogador com os controles e funções no jogo, a alimentar-se e usar as habilidades e disciplinas vampíricas.

Depois que Jack se apresenta, ele te oferece ajuda. Daí você poderá escolher entre seguir com o tutorial ou não. Se quiser fazer todo o tutorial escolha a opção de diálogo 1, se não deseja seguir com o tutorial escolha a opção de diálogo 2 e vá em frente.

Agora vamos ao tutorial. Assim que você encontrar Jack ele te cumprimentará e oferecerá ajuda. Se você aceitou, a primeira lição que ele te dará é sobre como se alimentar. Entre as importantes dicas estão como se aproximar da vítima e como evitar ao máximo drená-las totalmente, pois matar um inocente provocará a perda de humanidade. Também o cuidado sobre não se alimentar diante de outros humanos para não quebrar a máscara.

Siga para o beco indicado por Jack e encontrará um homem, aproxime-se dele e aperte a tecla f, tendo o cuidado para que a barra de sangue do homem não se esgote ou ele morrerá.

Retorne ao local onde está Jack para que ele dê continuidade ao tutorial.

Retorne novamente e Jack te dirá mais sobre as vantagens de ser um vampiro e também o que você deve evitar para não ser destruído. Durante a conversa vocês serão interrompidos por barulho de explosão e tiros. Trata-se de um ataque do Sabá. Jack pede que você entre no depósito e suba ao segundo andar para se encontrar com ele.

Agora você aprenderá a abrir portas e como pular e escalar coisas.

Use a tecla e para abrir a porta e uma vez dentro do depósito suba pelas caixas apertando a barra de espaço para pular sobre as caixas. Quando você conseguir subir ao andar superior aparecerá uma nova mensagem explicando sobre a ação inspecionar e que essa ação serve para localizar objetos. Mais adiante em cima das caixas há um canivete suíço. Localize-o e pegue-o apertando a tecla E.

Personagens com a disciplina auspícios têm facilidade em localizar objetos que aparecem com uma aura azulada. Malkavianos também vêem auras coloridas nos objetos que indicam sua localização.

Siga em frente e depois à esquerda e encontrará Jack novamente. Ele dirá que a confusão trata-se de uma invasão do Sabá. Assista a seqüência do Xerife destruindo alguns membros do Sabá.

Jack pedirá que você abra a porta do escritório, arrombando-a. Na tela aparecerá mais uma informação do jogo, sobre como usar a tecla L para acessar o log de missões. Aperte a tecla e veja que sua próxima missão é arrombar a porta. Siga para o final do corredor e ao se aproximar da porta aparecerá mais uma dica sobre como arrombar portas.

A dificuldade de arrombamento da porta é bem fácil (dificuldade 1). Assim que terminar de arrombar a porta, entre e Jack já estará no escritório te esperando. Aproxime-se dele e ele falará um pouco sobre a importância de se proteger a Máscara e evitar que humanos tomem conhecimento sobre os vampiros.

Você terá que encontrar a chave para que você e Jack possam deixar o escritório pela porta dos fundos. Para isso repare que na sala há um cofre e um computador. A chave está dentro do cofre que por sua vez é aberto pelo computador. Você pode usar hackear para conseguir acesso no computador para abrir o cofre, ou pode simplesmente ver a senha que está em um papel na parede do escritório. Para interagir com o bilhete, o computador e o cofre use a tecla E. Na tela aparecerão dicas sobre ler informações, usar computadores e hackear, além de como abrir caixas e cofres. Depois de pegar a chave aparecerá a nova dica sobre como usar o inventário apertando a tecla I.

Fale com Jack e ele dirá para você seguir para a porta dos fundos do depósito e usar a chave para abrir a porta. A porta em que se usa o cartão é a logo em frente ao Jack, sem ser a que você entrou no escritório. Se tiver dificuldade nessa parte devido a algum bug (em alguns casos mesmo com a chave ela não abre) use o código noclip no modo console e poderá atravessar a porta sem problemas Desça pela escada e assim que abrir a porta será atacado pelo Sabá. Jack destruirá os atacantes e você notará que sua barra de saúde foi afetada mostrando o dano que recebeu do Sabá. Quando a barra fica amarela é sinal de que você recebeu dano agravado.

Dano agravado é recuperado de forma mais lenta que o dano normal.

Aproxime-se de Jack e ele falará sobre danos e como se recuperar. Para isso dirá que é bom você se alimentar. Há um mendigo bêbado no beco e Jack dirá que seria bom você se alimentar dele, apesar do sangue não ser tão bom quanto da vítima anterior. Jack explicará que há diferença entre presas. Há vítimas que darão mais pontos de sangue e que tem sangue mais saboroso, o que não é o caso do mendigo bêbado no beco. Entretanto, o cuidado que você teve com a outra vítima vale para o bêbado também. Afinal um inocente é um inocente. Contudo o mesmo não vale para quem for hostil com você, afinal você precisa se defender.

Jack também alerta sobre o perigo de matar as vítimas ou ficar com fome, o que poderá libertar a besta e provocar o total descontrole do vampiro, o que é conhecido como frenesi.

Descendo as escadas seguindo pelo beco você encontrará o mendigo, alimente-se dele, mas tome cuidado, pois ele “secará” mais rápido que a vítima anterior. Se você for Ventrue talvez possa vomitar depois de ingerir o sangue do mendigo, pois há 50% de chance disso acontecer.

Quando terminar de se alimentar do mendigo, tomando cuidado para não matá-lo, retorne a Jack. Ele te dirá que também é possível você se alimentar de animais como ratos, mas não é nada saboroso e além de nojento é mal visto pelos outros vampiros. Contudo a vantagem é que você não precisa se preocupar com perda de humanidade ao matar ratos. Cada rato restaura um ponto de sangue. Ventrue não restauram pontos de sangue alimentando-se de ratos e Nosferatus recebem até dois pontos de sangue por rato.

Para facilitar pegar os ratos terá que atacá-los agachado, apertando a tecla CTRL e depois que estiver próximo aperte a tecla de alimentação F.

Assim que se alimentar de um ou dois ratos volte para Jack para prosseguir com o tutorial. Ele dirá que você deverá prosseguir através da grande seguindo até o edifício de porta dupla. Terá que fazer isso se esgueirando pois há um vampiro do sabá montando guarda. Siga agachado (tecla CTRL) evitando ser visto pelo vampiro e siga para a porta do edifício.

Para isso é importante estar atento ao indicador verde que mostra a proximidade dos inimigos e a chance que eles têm de perceber o personagem.

Assim que entrar no edifício encontrará Jack. Ele dirá que de fato o vampiro está sozinho e você terá que dar um jeito nele. Não é tão difícil matá-lo mesmo com ataque desarmado. Assim que matar o vampiro do sabá, pegue a chave de roda que ele deixou cair. Aparecerá um ícone com informações sobre como equipar e usar armas.

Volte até Jack. Ele dirá que você terá que descer pelo porão para evitar balas perdidas. Terá que descer através de uma grade no chão. Siga pela porta ao lado de Jack e encontrará a grade no chão.

Abra a grade e desça pelas escadas. Assim que descer, abra a porta em frente e siga pelo corredor, indo para a porta da direita. Assim que abrir verá um membro do sabá de costas. Aparecerá uma mensagem indicando como realizar uma morte silenciosa. Você terá que seguir agachado até a vítima e quando aparecer o ícone da caveira aperte a tecla E e desferirá o ataque silencioso.

Se você for percebido antes de atacar terá que tentar novamente ou não poderá prosseguir com o tutorial. Assim que tiver morto o membro do sabá, Jack aparecerá dizendo que você deve prosseguir em frente, tomando cuidado, pois deve haver mais sabás no caminho.

A próxima lição é sobre as disciplinas vampíricas.

Antes de conseguir passar pela porta você terá que usar a primeira disciplina, que é força de sangue. Comum a todos os vampiros, ela será necessária para que você consiga arrombar a porta, pois essa fechadura é mais difícil que a do depósito (dificuldade 3). Força de sangue aumenta temporariamente todos os atributos físicos.

Seguindo pela porta você encontrará adiante mais sabás e terá que enfrentá-los usando determinadas disciplinas. As disciplinas usadas no tutorial variam de acordo com o clã que você estiver jogando.

No caso desse exemplo usei uma personagem malkaviana, por isso aparecem as disciplinas desse clã.

A primeira disciplina a ser utilizada nesse caso foi Auspícios. Há um guarda depois da segunda porta e auspícios será usada para percebê-lo. Para selecionar a disciplina pode usar a roda do mouse ou a tecla [. Também há uma indicação para equipar-se com a arma chave de roda. Isso é feito usando a tecla F1. Depois da disciplina solicitada devidamente selecionada e de ter equipado a chave de roda ative auspícios e verá a aura vermelha do membro do Sabá na mesma sala em que você está.

Mate-o usando a chave de roda e evite usar mais disciplinas, pois não terá por enquanto como repor o sangue gasto. Depois que matá-lo Jack te encontrará e dirá para você seguir até o elevador.

Na sala adiante há mais sabás. A dica para malkavianos e Nosferatus é usar ofuscação para passar despercebido.

Como normalmente no início não há disciplinas em nível alto é necessário cuidado. No caso da ofuscação, por exemplo, é necessário seguir furtivamente para evitar ser descoberto.

Aqui a disciplina vai variar de acordo com o clã. Mas de um jeito ou de outro é preciso passar pelos sabás para chegar ao elevador.

Depois de passar pelo membro do Sabá, siga para a próxima sala e deverá usar mais uma disciplina do clã. No caso da Malkaviana, tive que usar Demência.

No próximo aposento, há uma dica de como usar objeto e arremessá-los. A figura de uma mão aparecerá no objeto, então você deverá apertar a tecla E e depois soltar o objeto na direção necessária. Você terá que fazer isso para desviar a atenção do guarda do Sabá que está protegendo a porta por onde você deverá seguir.

Atire as latas na direção aposta em que você está. Então aproveite quando o guarda se mover para seguir furtivamente para a porta. Assim que passar encontrará Jack. Ele te dará um revolver 38 e falará um pouco sobre armas de fogo, que não são muito eficientes contra vampiros, mas bastante úteis contra humanos, e ao que parece há humanos no local.

Para selecionar armas de fogo, use a tecla F2.

Além do revólver dado por Jack há uma caixa de munição próxima a ele. Mais na frente há algumas garrafas para você treinar a pontaria e aprender como se atira.

Só não desperdice muita munição, pois você ainda vai precisar. Agora siga pelo elevador para o segundo andar. Assim que sair vai ver dois humanos no depósito. Mate-os com a arma. Depois que matá-los pegue as armas deles e fique atento para a dica de jogo. Combate não é a única maneira de lidar com as situações, o diálogo é uma poderosa ferramenta. No jogo há opções de persuasão, sedução, intimidação e as disciplinas demência e dominação que também podem ser usadas nos diálogos com gasto de pontos de sangue.

Fale com Jack e aparecera uma mensagem indicando que a missão foi cumprida. Você receberá dois pontos de experiência por ter sobrevivido ao ataque do Sabá. Aperte a tecla C para ter acesso a sua ficha e investir os pontos ganhos.

Enquanto vocês conversam o som de uma buzina de taxi indicará que alguém veio te buscar. Jack se despedirá de você e pedirá que assim que puder venha vê-lo no Last Round, em Downtown. Assim que se despedir dele o jogo carregará automaticamente no seu refúgio em Santa Mônica, dando fim ao tutorial. Daí você dará início as suas missões no REFÚGIO DE SANTA MÔNICA.

Obs: Para deixar a personagem malkaviana com a aparência da Jeanette do modo como fiz nas imagens do tutorial consulte este artigo.

 

 

Postado por Beatrix em 15/10/2008 | Arquivado em walkthrough | 1 Comment »


One Response to “Jyhad para iniciantes”

  1. novembro 24th, 2012 at 13:59

    Leeh said:

    Na parte em que eu tenho q matar o carinha…nao tem ngm lá. Eu me esquivo e tals…mas msm assim não aparece ngm. E depois pra mim matar tbm nao ! :S