RPG e Educação

 Quem não me conhece bem talvez estranhe esse meu novo post, pois todo estão acostumados a ver mais posts sobre música, literatura e desconhecem esse meu gosto particular por RPG. Atualmente eu narro uma campanha de RPG baseada no Sistema Storyteller "Vampiro: A Máscara" e em breve talvez narre outra. Muitas pessoas tem preconceito com o RPG mais por ignorância e desconhecimento, e graças também à imagem errônea que a mídia passa. Mas que a mídia distorce as coisas, creio que não seja segredo para ninguém. É mais fácil colocar a culpa pelos problemas graves de nossa sociedade e pela nossa crise de valores em coisas como TV, gibis, Jogos de videogame e RPG do que analisar as coisas com profundidade e responsabilidade. Falando do RPG em especial há vários projetos interessantes sobre o uso educacional do jogo, pois ele pode constituir um importante meio para desenvolver a criatividade,a interação,a cooperação e a interdisciplinaridade. Para quem tiver interesse, há várias comunidades sobre esse tema no Orkut e na internet, além de relatos de professores que desenvolveram e desenvolvem esse tipo de trabalho em sala de aula. Também já existem alguns trabalhos publicados, simpósios e livros com propostas a essa aplicação do RPG na educação. Entre as referências na internet há o excelente trabalho da equipe do Ludus Culturalis e também do grupo Histórias Interativas

4 comments

  1. Oi professora… concordo q o rpg pode ser usado como forma de educação e cultura. Eu mesmo acabei de pesquisar códigos criptográficos na net para usar numa campanha de trevas(sistema daemon).
    Os próprios livros deles já são uma forma de cultura, pois são pesquisados nas crenças e culturas reais. São embasados na linha cronológica e histórica reais, mesclando o ocultismo e demais coisas do jogo no meio.
    Adorei seu web site, abraços.

  2. SEMPRE TIVE ADIMIRAÇÃO PELO RPG,MAS NUMCA SOUBE O QUANTO PODE SER GRANDE ESTA ARTE ATÉ LER O Q VC ESCREVEU.

  3. Olá, Beatrix!
    Sou professor e conheço o game desde quando era estudante. Utilizo as idéias do RPG pras aulas ficarem mais emocionantes (só as vezes posso fazer isso).
    Gostaria de saber se há algum clube ou grupo para jogar online (sem ser no site http://vampiros-a-mascara.forum-livre.com/forum, que nesse não quero não!).
    Agradeço desde já, e parabéns por também gostar deste que é o melhor game já criado no planeta!
    Beto

Comentários estão fechados.