Notação Musical Numérica/ “Jianpu”

O que é e como utilizar a Escala Numérica/”Jianpu”

Introdução

A notação numérica, também conhecida pelo termo chinês jianpu ou ainda notação cifrada, é uma forma de representar uma escala ou acorde em referência à escala maior. Como todos conhecem a escala Maior, essa notação fornecerá uma maneira simples de ilustrar relacionamentos de intervalo.

A notação às vezes chega a manifestar ritmo e oitava. É também extremamente popular entre quem toca kalimba e alguns instrumentos tradicionais da China, Coreia e Japão. Popularizou-se bastante pela facilidade em relação às partituras tradicionais e é usada por músicos de vários outros instrumentos.

No caso das kalimbas é comum que a notação jianpu venha junto com a notação ABC gravada nas teclas de metal. Também existe um vasto conteúdo na internet dedicado às músicas escritas em jianpu para outros instrumentos como flautas dizi, liras e ocarinas, por exemplo.

Editores de partitura e composição como o Musiscore já trazem plugins disponíveis para a o uso de notações diversas como jianpu, ABC e tablaturas para instrumentos de sopro (tabs). Alguns instrumentos possuem repertório disponível em notações diferentes das partituras convencionais, por isso é importante conhecer essas notações.

Para compreender este texto é necessário primeiramente a escala Maior e ser capaz de construir uma escala Maior para qualquer nota fundamental (Dó, Ré, Mi, etc). Conhecer a escala menor também é importante, mas a princípio a Escala Maior será um ponto de partida.

O Básico

É assim que a Escala Maior se parece em notação numérica:
1 2 3 4 5 6 7

O número 1 representa a primeira nota da Escala Maior. O número 2 representa a segunda nota da Escala Maior e assim até a sétima nota. Na escala de C Maior (C ou CM), o 1 representa o C (Dó na notação latina), 2 irá representar D (Ré na escala latina), etc. Isso pode ser mostrado visualmente de forma muito simples.
1 2 3 4 5 6 7 <– Notação Numérica ou jianpu
C D E F G A B <– Escala Maior de C

Escala Menor

A escala menor pode ser representada com esta mesma notação usando símbolos familiares para modificar as notas da escala maior. Seria algo semelhante a isso:
1 2 b3 4 5 b6 b7

A melhor maneira de compreender isso é com um exemplo. Primeiro, observe que a escala E maior é E F# G# A B C# D#, e a escala E menor é E F# G A B C D. A notação diz para pegar a 3ª nota, a 6ª nota e a 7ª nota e diminui-las em um semitom, conforme instruído pelo símbolo bemol (b) na frente de cada uma dessas notas.
1 2 b3 4 5 b6 b7
^ ^ ^
| | |

O resultado do processo, quando executado na escala E Maior, é E F# G A B C D, a escala E Menor! Assim, podemos usar a notação numérica para a escala Menor para converter uma escala Maior em sua menor paralela. Este diagrama representa este processo com a escala E maior e o resultado familiar:

E F# G# A B C# D# <– E Maior
| | | | | | |
1 2 3 4 5 6 7 <– Notação Numérica da Escala Maior
| | | | | | |
1 2 b3 4 5 b6 b7 <– Notação Numérica da Escala Menor
| | | | | | |
E F# G A B C D <– E Menor

Sobre a Escala Menor Harmônica e Escala Menor Melódica

A escala menor harmônica é a escala menor com uma sétima aumentada. Em notação numérica, o 7º da escala menor é um b7. Quando alguém o aumenta, ele se torna apenas um 7 normal novamente. Portanto, a fórmula para a escala menor harmônica seria similar a isto:

1 2 b3 4 5 b6 7

Podemos dizer de certa forma, que a 7ª da escala harmônica menor é “emprestada” da escala maior. Usando esta notação, torna-se aparente que eles de fato compartilham uma 7ª.

A escala Melódica Menor é a escala Menor com uma sexta e uma sétima aumentadas. Pela mesma lógica, sua escrita é a seguinte:

1 2 b3 4 5 6 7

Agora podemos perceber que a Escala Melódica Menor e a Escala Maior diferem em apenas uma nota. Essa é a terça.

A notação numérica permite colocar todas as coisas em uma perspectiva simples, como visto pelos dois exemplos acima.

Tríades

Para compreender sobre tríades é necessário, obviamente, ter um conhecimento básico sobre a construção de acordes.

As tríades básicas têm uma representação intuitiva na sua representação numérica. Lembre-se de que todas as quatro tríades básicas (Maior, Menor, Diminuída e Aumentada) contêm a fundamental, a terça e a quinta. Em notação numérica, eles também devem conter a fundamental (1), a 3 e a 5, seja natural, sustenido ou bemol.

A tríade maior é a mais direta. E não precisa de muita explicação:
1 3 5

Se você quiser encontrar as notas da tríade de A Maior, basta escolher o 1, 3 e 5 da escala A Maior: A, C# e E.

A tríade menor é semelhante:
1 b3 5

Se você quiser encontrar as notas da tríade A menor, escolha o 1, 3 e 5 da escala A maior e abaixe o 3 em um semitom, como diz a notação. É fácil ver que a tríade Menor é a tríade fundamental da Escala Menor nesta notação:

1 2 b3 4 5 b6 b7 <– Escala Menor de A
| | |
1 b3 5 <– Tríade Menor de A

Desse modo, uma escala é “menor” se e somente se contiver um b3. Da mesma forma, é “principal” se e somente se contiver um 3 natural.

As fórmulas para a Tríade Aumentada e a Tríade Diminuta também não são difíceis de seguir. A Tríade Aumentada introduz sustenido na fórmula, no entanto.

1 b3 b5 <– Tríade Diminuta
1 3# 5 <– Tríade Aumentada

Oitavas:

São definidas através de pontos laterais tanto para indicar oitavas acima como abaixo. Algumas vezes os pontos podem constar acima e abaixo da nota.

.1 Uma oitava acima
:1 Duas oitavas acima
.:1 Três oitavas acima
::1 Quatro oitavas acima
.::1 Cinco oitavas acima

1 . Uma oitavas abaixo
1: Duas oitavas abaixo
1:. Três oitavas abaixo
1:: Quatro oitavas abaixo
1::. Cinco oitavas abaixo

Pausa musical:

O número “0” representa a pausa musical. As regras de duração são semelhantes às das notas, exceto que é comum repetir “0” em vez de adicionar travessões para pausas mais longas do que um quarto de pausa. O resto da barra de 3
4 vezes é | 0 0 0 | e o resto da barra de 4
4 vezes é | 0 0 0 0 |. Um símbolo mais geral para uma pausa de barra é | ) 0 (|. O símbolo de pausa de várias barras usado na notação padrão também pode ser adotado.

Barras de compasso e linhas de barra

As barras de compasso simples e duplas, final, sinais de repetição, primeira e segunda terminações são muito semelhantes às suas contrapartes na notação padrão. Os números finais, entretanto, são geralmente um pouco menos da metade do tamanho dos numerais que representam as notas.

Fórmula de compasso:

A fórmula de compasso é escrita como uma fração horizontal: 2/4, 3/4, 4/4, 6/8, etc. Geralmente é colocada após a armadura da clave. A mudança da fórmula de compasso dentro da música pode ser marcada em linha ou acima da linha da música. Algumas peças que começam com passagens de cadência não são marcadas com assinaturas de tempo até o final dessa passagem, mesmo que a passagem use barras pontilhadas (neste caso, o tempo 4/4 geralmente está implícito).

Conclusão:

O objetivo deste texto foi explicar a notação. Obviamente, a profundidade está em suas aplicações, não na notação em si. É interessante conhecer e comparar “partituras” com a notação numérica com outros tipos de notação para se familiarizar.

 

Fonte:

https://www.ultimate-guitar.com/forum/showthread.php?t=1349622

Links:

https://www.wikiwand.com/en/Numbered_musical_notation

http://www-b.uec.tmu.ac.jp/shakuhachi/MuseScore_Erhu/

https://www.mandolintab.net/abcconverter.php

http://abcnotation.com/

https://www.dcode.fr/music-notes

http://debussy.music.ubc.ca/Helpfiles/IPad/pages/CypherNotation.html

https://www.harptabs.com/

https://www.kalimbatabs.net/

https://www.reddit.com/r/kalimba/

Author: Beatrix