Luthierias – Links

Luthierias

O termo luthier deriva de francês luth que significa alaúde. Ele originalmente dava nome aos profissionais especializados em construir instrumentos de corda, mas atualmente é empregado para profissionais que constroem uma infinidade de instrumentos tanto de cordas, como também de sopro e percussão. Em luthierias tradicionais, tudo é feito de forma artesanal e personalizada. Além de construir instrumentos, os luthiers também podem consertar, regular e customizar instrumentos musicais que necessitem de regulagem e manutenção, ou mesmo de um toque diferente em sua aparência, estrutura ou aspectos técnicos.  Afinal, instrumentos também sofrem desgaste e se alteram com o tempo. Alguns com os devidos cuidados podem, no entanto, durar anos ou mesmo décadas desde que bem cuidados e com uma manutenção adequada.

O tralho de luthier exige o domínio de diversos conhecimentos. Além de sensibilidade musical, requer também, conhecimento em matérias primas, marcenaria, pintura, matemática,  eletrônica, e em alguns casos, também conhecimentos históricos e claro, artísticos. A lutheria ou luthieria é uma verdadeira arte. O trabalho de um bom luthier com materiais de qualidade, produz instrumentos muito superiores aos produzidos por grandes marcas que criam seus instrumentos em série, uma vez que é um trabalho minucioso e delicado. O instrumento produzido individualmente por um luthier é também exclusivo, pois mesmo que ele desenvolva vários modelos similares, há sempre o toque pessoal em cada instrumento construído. Algumas grandes marcas no intuito de produzir instrumentos de maior qualidade empregam o trabalho de luthier para fases específicas de sua produção, além é claro, deles serem responsáveis pela concepção original desses instrumentos.

luthierias

Aqui segue uma lista de luthiers brasileiros. Constam apenas aqueles que já encomendei instrumentos ou que obtive recomendações de pessoas conhecidas. Obviamente que a lista também é restrita aos instrumentos que possuo ou tenho mais familiaridade. Existem luthiers no Brasil que desenvolvem um trabalho de muita qualidade, inclusive reconhecida internacionalmente.  Muitos possuem sites de venda ou mesmo perfis nas redes sociais onde divulgam seus trabalho. Antes de adquirir um instrumento de uma luthieria ou de um luthier específico, procure se informar não apenas em relação ao trabalho do luthier de quem pretende adquirir o instrumento, seu estilo de trabalho, custos e pontualidade nas entregas, mas também pesquise sobre o próprio instrumento em si e o que de fato atende melhor as suas necessidades e gostos, incluindo materiais utilizados e a relação custo-benefício dos mesmos, para evitar frustrações e problemas futuros. A reputação de um luthier quanto aos seus clientes, hoje em dia, pode ser facilmente conferida nas redes sociais.  Também converse com amigos músicos e peça dicas à respeito.

Uma vez escolhido o luthier é bom antes de fazer a encomenda, conversar bastante com o profissional e esclarecer todas as suas dúvidas à respeito.  O trabalho de um luthier pode ser demorado, pois uma vez que  se trata de um trabalho complexo e delicado, também exige tempo, equipamentos adequados e matéria-prima de qualidade. Portanto, leve isso em consideração também. Se não puder esperar muito tempo, veja se há instrumentos para pronta entrega ou então, se prepare para a espera. Não só a produção do instrumento artesanal é mais demorada, como alguns luthiers são muito procurados e possuem extensas filas de espera. É o preço a se pagar pelo instrumento artesanal, exclusivo e de material de qualidade. Por sinal, um instrumento de luthieria também costuma ter preços bem superiores aos produtos fabricados em série por grandes empresas.  São elementos a se considerar antes de fazer essa escolha.

LINKS de LUTHIERIAS

  • Atelier Almeida: violões, violas e guitarras.

https://www.almeidaluteria.com/

  • Atelier Salustriany: Harpas e liras.

Talentoso luthier de São Paulo, Lucas Salustriany, que fabrica liras e harpas clássicas e celtas de vários tamanhos, estilos, recursos e quantidades de cordas. Os modelos são ricos em detalhes e apresentam uma qualidade muito boa de acabamento e material. As harpas podem ser feitas sob encomenda inclusive com levers duplos e outros recursos como pedais. Para quem deseja uma harpa de qualidade e não quer importar, é uma excelente opção. Há várias resenhas sobre os instrumentos e vídeos sobre o trabalho do artista na internet.

https://www.ateliersalustriany.com/
Youtube

  • AN Flautas Artesanais: Flautas naf, flautas irlandesas de metal, madeira e bambu, ocarinas de bambu, pífano, quena e shakuhachi.

https://www.instagram.com/an_flautas_artesanais/

https://www.youtube.com/channel/UCOYfeDvUAEvCiW-T1oFdT-w/

  • Caviúna Instrumentos – Viola da Gamba, Fiddles e Vilhuelas.

https://www.caviunainstrumentos.com.br/

  • Flautas Kaypora: Ocarinas de bambu,  flautas naf, flautas  irlandesas e flautas doces de bambu e madeira

https://raiarkaypora.blogspot.com/p/ocarina-de-bambu.html

https://www.facebook.com/FlautasKaypora/

  • Faísca Dourada – Flautas NAF

https://www.facebook.com/Fa%C3%ADsca-Dourada-Flautas-NAF/

  • Flauta Nativa: Flautas NAF, bansuri , kawala, quena, pífano e percussão.

https://www.flautanativa.com/

  • Fly Irish Flutes – Flautas irlandesas tin whistle e low whistle

https://www.instagram.com/fly_irish_flutes/

  • Jhonny Almeida Luthier: alaúde e viela de roda, dentre outros. O artista é muito versátil e criativo, tem verdadeira paixão pela música e luthieria e já foi tema de várias matérias sobre instrumentos antigos. Não possui um ateliê comercial.

https://www.instagram.com/jhonny_almeida_luthier/
https://youtu.be/hyG0_UxUNiw

  • Kanteleum – Kanteles e Liras.

Luthier de Belo Horizonte, Pedro Seiblitz que fabrica liras cromáticas e kanteles. Sua página também traz dicas básicas sobre o instrumento, como afinar, cuidados de conservação e histórico dos instrumentos.

https://kanteleum.com/

  • Eduardo Mentor – flautas doces e bocais de instrumentos de sopro.

O destaque dentre as flautas doces são as versões Ganassi e Praetorius, baseadas em modelos de instrumentos históricos europeus renascentistas.
https://www.instagram.com/eduardomentor/

https://www.youtube.com/channel/UCEO10VW5YupUbUKp1dfEnOg/

  • Flautas ST Lutheria: Flautas NAF, flauta doce de bambu, bansuri, shakuhachi, xiao, dizi, pífanos e quenas.

https://flautasst.mercadoshops.com.br/

  • Luteria Lacerda: Violões, guitarras e ukeleles

https://www.facebook.com/LuteriaLacerda/

  • Lutheria Leônes: Harpas, Liras e afins.

O músico e luthier Leones Andrade Ferreira fabrica liras de diversos modelos, além de harpas celtas e kanteles. Inclui no seu acervo alguns modelos inspirados em liras da antiguidade, como a lira de Apolo de 15 cordas, a kravik viking de sete cordas e a lira clássica grega de 15 cordas. Além de um modelo inspirado na lira do Rei David, que segue um modelo mais grego e possui 15 cordas.  Há modelos de 22, 23 e até 30 cordas. Sendo esta última, um modelo de lira cromática.

https://lutherialeones.wordpress.com/
https://www.youtube.com/channel/UCaEdb0iGbso_VWWPjVerq7w/videos

  • Marcos Ximenes  Instrumentos de Sopro: Flautas doces e traversos.

Além do apuro e da qualidade de seu trabalho nas flautas de modelos de instrumentos históricos  europeus dos séculos XVI, XVII e XVIII, como os modelos J. Denner e P. Bressan, o luthier cearense também utiliza madeiras nobres e chaves de prata em suas peças, o que valoriza ainda mais o resultado final. O timbre das flautas é belíssimo.

https://www.mximenes.com/
https://www.facebook.com/mximenesflautas

  • Pulsando o Som: Kanteles, Liras, Xilofones e Mesas Liras.

https://pulsandosom.com.br/

  • Roberto Holz Atelier: Flautas doces, cellos e violonos.

https://www.facebook.com/atelier.holz/

https://www.instagram.com/robertoholzatelier/

  • Sopro Nativo: Flautas NAF e transversais de bambu e madeira.

https://www.sopronativo.com.br/

  • Vento Kanta: Ocarinas de Cerâmica.

https://ventokanta.com/

  • Luthier Yoshioka: bouzouki, mandolins, violões, guitarras.

https://www.facebook.com/LuthierYoshioka/

Para saber mais sobre Luthieria:

Artigo: Luteria: como sobreviver numa época em que muitos se intitulam luthier?

Escola de Luthieria B&H

Curso Superior de Tecnologia em Luteria – Universidade Federal do Paraná