Guia para cuidar de carneiros e produzir lã e pele

Guia para cuidar de carneiros e produzir lã e pele

A criação de carneiros tem por objectivo a produção de novelos de lã e peles que servem de matéria-prima para todo o tipo de vestuário, além de itens para decoração e velas para barcos, além de peles que servem para fabricar vestuário, calçados e escudos.  Os carneiros são adquiridos ao Condado, através do seu campo de carneiros.

Conhecendo os carneiros…

Um carneiro tem várias características além de fazer méee:

Expectativa de Vida

A sua idade – a esperança média de vida de um carneiro é de 10 dias aproximadamente, todavia, a sua data de morte é aleatória. Há uma probabilidade de morte por dia de vida, a partir do sétimo dia. Sendo que para não apressar-lhes a morte é importante alimentá-los corretamente. Há boatos de que o humor do criador afetaria essa estatística, mas não é comprovado

Idade (dias) Probabilidade de morrer
7 8%
8 10%
9 12%
10 18%
11 25%
12 30%
seguintes 35%

Os carneiros com o passar dos dias, têm uma certa probabilidade de morrer de causas naturais; assim, devem ser abatidos no tempo certo para que forneçam peles.

Eu particularmente sempre imagino que eles se atiram nesse laguinho, talvez pelo tédio, então costumo tocar umas músicas para eles na flauta. Tem dado resultado.

O Crescimento

O seu peso varia de acordo com o tamanho e isso afeta a quantidade de peles que o animal irá oferecer quando abatido, ainda que não afete a quantidade de lãs na tosquia. Desse modo, quanto maior for o animal, mais peles dá, por isso é conveniente deixar o animal engordar antes de o abatê-lo. Contudo, quanto mais o tempo passa, mais a sua morte se aproxima. É um risco esperar muito.

Tamanho Peles
Moribundo 0
Esquelético 1
Magro 2
Normal 3
Rechonchudo 4
Cheio 5
Gordo 6
Obeso 7
American style 8 ou mais

Mesmo com todo esforço, dificilmente eles ficarão assim.

 

Alimentando os carneiros

É necessário alimentar os carneiros todos os dias, o que não tem custos para o produtor.  Quando alimentados, os animais podem aumentar de tamanho, mas se não forem alimentados, os carneiros perdem peso e podem mesmo morrer de subnutrição. Como os pastores às vezes são esquecidos, foi criado um sistema para evitar a morte de carneiros por inanição através de um sinal no ícone que indica a residência que fica piscando para alertar sobre a necessidade e alguma atividade ali.

O abate requer um dia de trabalho e só se aplica a um carneiro de cada vez.  Para o abate é necessário ter uma faca no inventário da propriedade. De acordo com o tamanho do carneiro ele rende mais peles no abate.

A Lã

A sua lã – Um carneiro atinge o máximo de lã de 4 em 4 dias, ainda que alguns recomendem que se tosquie de três em três dias, por conta do risco elevado de morte de carneiros a partir do décimo dia. Se o número de carneiros é reduzido por mortes, obviamente a quantidade de lã por tosquia tende a diminuir.

Para obter a lã é necessário tosquiar os animais. Quando se decide tosquiar os carneiros, a tosquia aplica-se a todos os carneiros naquele campo e requer um dia de trabalho.  O dono do campo pode contratar alguém para tosquiar seus carneiros, mas é importante estar atento ao nível de inteligência de quem fará a tosquia, contratando sempre quem tenha ao menos 19 pontos de inteligência. A inteligência do trabalhador (proprietário ou contratado) influencia o número de novelos de lã que se obtêm. Um carneiro cheio rende 1 novelo de lã se o trabalhador não tiver inteligência nenhuma; com pontos de inteligência, a produção responde à seguinte equação:

P = 1 novelo x ( 1 + Int/20 )
0 < Inteligência < 19

Não é necessário qualquer utensílio para tosquiar os carneiros.

Estratégias de Criação e Abate

Para uma maior eficiência na obtenção de lã e peles de carneiro, eles deverão ser criados todos com a mesma idade e portanto deverão ser comprados no mesmo dia. Comprar um carneiro custa 35 cruzados, e é possível ter 4 carneiros num campo.

Apresentam-se aqui 2 estilos recomendados para a criação de carneiros.

Estilo 1

Dia Ação
0 Comprar 4 animais
4 Tosquiar (8 novelos de lã)
8 Tosquiar (8 novelos de lã)
9 abate
10 abate
11 abate
12 Abate (se aplicável)

Balanço:

-140 (4 animais)
– 36 ( 2 contratações com stats mínimo a 18$)
– 48 (3 contratações sem stats mínimo a 16$)
– 32 (2 facas a 16$)
+ 192 (16 novelos a 12$)
+ 180 (12 peles a 15$)
————————————
+ 116 lucro

Notas:
Baixa produção de lã, ainda que feita com as ovelhas no seu máximo (ao 4º dia).
Produção excessiva de peles. Poderá não haver mercado para escoar estes itens.
O mais lucrativo, se venderem as peles.

Estilo 2

Dia Ação
0 Comprar 4 animais
3 Tosquiar (6 novelos de lã)
6 Tosquiar (6 novelos de lã)
9 (6 novelos de lã)
10 abate
11 abate
12 Abate (se aplicável)
13 Abate (se aplicável)

Balanço:

-140 (4 animais)
– 54 ( 3 contratações com stats ao mínimo de 18$)
– 32 (2 contratações sem stats ao mínimo de 16$)
– 32 (2 facas a 16$)
+ 216 (18 novelos a 12$)
+ 120 (8 peles a 15$)
————————————
+ 78 lucro

Notas:
Lucro menor.
Maior proporção da produção de lã relativamente à de peles.

 


Fontes: Biblioteca Real Portuguesa
RRGuideDuJeu – Guia em PDF sobre o jogo.