Eu não embarquei em busca de um grande tesouro não tinha ilusões de enriquecer nem nada do tipo. Eu queria mesmo uma boa história para fazer o meu RP, meu passatempo favorito nos reinos, mas há algumas coisas impossíveis de ignorar. Os criadores e desenvolvedores dos jogos da Celsius, em especial o Reinos da Renascença, sãos os mais preguiçosos que eu já vi.
Entendo perfeitamente que a quest do Testamento de Aristóteles já acabou e que era uma quest com tempo de duração. A parte de escavações de igrejas e cidades poderia claro ter acabado, afinal outra quest do gênero a sucedeu, a dos Selêucidas. Mas achei o que fizeram com Alexandria um grande desperdício. Podiam ter deixado a biblioteca aberta com a quest de árabe e ao menos um item único vindo ao acaso, algo para apenas aquele que atravessou o mar, enfrentou piratas, tempestades e chegou a esse distante recanto no delta do rio Nilo, entre Damietta e Rosetta. E olha que navegar nesse jogo é difícil, um verdadeiro parto.
Outra questão é o total descaso que há com as traduções e guias. Tudo é jogado para cima do usuário que deve doar seu tempo e disposição. Ou você se vira com o francês no guia do McGroar ou está perdido. E olha que ainda temos que ser muito gratos a esse jogador, um dos poucos e bons que ao menos atualiza os conteúdos e não esmoreceu. Quanto aos poucos e raros guias em português, dá-me sempre a impressão que estou a visitar as ruínas de um jogo abandonado, que perdeu fôlego e força e que por isso engessou-se. É um arquivo de um passado distante, triste e empoeirado, sobre o quão apenas se chora e se lamenta (na política é igual, mas não quero focar-me nisso). E os desenvolvedores vão “empurrando com a barriga” enquanto ainda pingam uns euros de tokens para pagar a condução e os servidores. Não fizeram Alexandria em 3D, pois abandonaram a cidade. Mas isso chega a ser um grande alívio. Ao menos uma paisagem bela e diferente entre a mesmice de sempre das cidades europeias nesse pseudo 3D. Não sei quanto gastaram em “3D”, contudo era mais belo e interessante terem investido em cidades diferentes, ainda que fossem em 2D e criado mais elementos que atendessem aos anseios dos jogadores, como um sistema mais simples e melhor desenvolvido para administração das cidades e da economia dos personagens, além de quests diferentes espalhadas pelo mundo, que dessem gosto de viajar e encontrar coisas diferentes, e não apenas de cavarmos buracos como tatus. Em RP foi uma experiência rica, pois a minha imaginação não tem limites e cria beleza, fantasia e desespero, onde eu quero e preciso. Mas IG foi a experiência mais pobre que já tive. Celsius, RP é bom, mas pare de usar a nossa imaginação como muletas, criem também, nos ajudem a construir o cenário, não nos suguem sem dar nada em troca. Quer nossos euros, então invistam, criem, inovem. Façamos uma barganha justa que assim não dá.