O Forte da Torre é uma sólida construção de muros altos de pedra, situada na área oeste da cidade de Montemor. Ele protege essa parte da cidade que além da muralha fortificada é circundada por um denso bosque, algumas montanhas e o rio Montemor.
Por seu porte, a construção de linhas sólidas e duras pode ser avistada facilmente. Sua localização mais precisa é em frente à Fonte do Cavaleiro, ao final da Rua da Aldeia.
De suas altas janelas, se divisa ao horizonte o Monte da Fonte das Torres e o bosque próximo, que em meses de inverno fica às vezes coberto por uma densa neblina que lhe confere um ar feérico.
Suas linhas simples mas imponentes quebram um pouco o ar bucólico dessa parte da cidade, famosa por seus cataventos nos telhados das casas de seus moradores.
O brasão do leão dourado sobre fundo vermelho encimando o portão principal identifica que aquele é o Quartel do ERP na cidade de Montemor.
Ao entrar-se por seu portão de madeira depara-se com um amplo pátio para exercícios militares. Além desse pátio principal há outros dois, sendo o primeiro destinado ao estábulo e o segundo, aquele que dá acesso ao interior do forte, onde estão os salões interno e a ala residencial. É nessa ala que fica a sala de armas e a sala do Comando Local do ERP de Montemor.
Dentro do prédio, a decoração é simples e austera, comungando com o estilo sóbrio do edifício antigo. Há nas paredes internas algumas tapeçaria que ilustram cenas de cavalaria, e quebram um pouco a monotonia da decoração, tornando o ambiente mais acolhedor. Os móveis de madeira sólida e lavrada, também conferem uma certa nobreza ao ambiente, que ostenta ainda em suas paredes alguns trabalhos de heráldica militar e quadros retratando comandantes de outrora.
A sala do comando possui uma lareira que é acesa durante as noites mais frias de inverno. No meio da sala há uma mesa ampla sobre a qual estão depositados alguns papéis, metodicamente organizados. Em volta há diversas cadeiras, o que indica que se trata de uma sala propícia a reuniões. Há também sobre a mesa, um tabuleiro de xadrez em madeira, com as peças dispostas de uma partida em andamento.
Em um canto da sala, há um grande baú em madeira lavrada, e ao lado dele uma escrivaninha com material para escrever cartas e documentos.
A sala principal é iluminada por um candelabro antigo de ferro. Há também alguns candelabros de suporte espalhados por outros corredores e salas do edifício.
Um dos soldados do regimento do ERP, deixa o quartel com alguns cartazes para, para divulgar aos cidadãos montemorenses as atividade de Recrutamento do ERP.
Continua aqui O Forte da Torre